Home » DESTAQUES » ABIH-MG realiza eleição nesta sexta-feira

ABIH-MG realiza eleição nesta sexta-feira

Com chapa única, a ex-secretária de Turismo de Minas Gerais e CEO da Vert Hotéis, Érica Drumond, assumirá a presidência da Associação

            A eleição para a nova presidência e para a diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais – ABIH-MG será realizada na sexta-feira, dia 07 de abril, a partir das 17h, na sede da Associação – Avenida Brasil 1.666, 15º andar – Funcionários – Belo Horizonte. Com a definição de uma chapa única a nova presidente da ABIH-MG, que será oficializada na assembleia, será a ex-secretária de Turismo de Minas Gerais e CEO da Vert Hotéis, Érica Drumond. Além da eleição, para o mandato de dois anos, na assembleia será apresentado o relatório das atividades e a prestação de contas do exercício. Poderão votar os associados em dia com as suas obrigações.

 

Encerrando as atividades frente a diretoria da Associação por quatro anos, a atual presidente Patrícia Coutinho fez um balanço do trabalho desenvolvido durante sua gestão:

                “Estamos chegando ao final de mais um mandato na ABIH MG. Foram quatro anos de muito trabalho, lutas, aprendizado, conquistas, gratidão e um momento único e delicado do turismo no cenário mineiro e nacional. Orgulha-nos ver que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais aumentou em 50% o número de associados e alcançou o reconhecimento inédito junto ao poder público, a imprensa e associados, com a profissionalização das práticas da entidade e ajuizamento pioneiro de ações judiciais em nome do coletivo.

Mesmo com tantas dificuldades econômicas, contabilizamos 46 novos associados e comemoramos o retorno de outros. Retomamos a interiorização da entidade com a implantação de diretorias regionais nas cidades de Juiz de Fora, Pouso Alegre, Montes Claros, Tiradentes e Ouro Preto.

Reinserimos a ABIH MG nos debates da hotelaria de âmbito nacional, com participação ativa nas assembleias nacionais, chegando a reunir na capital mineira representantes das 18 ABIH´S estaduais para discutir não apenas o rumo da ABIH Nacional como também assuntos de grande relevância para o setor como a regularização dos jogos de azar, OTA´s, AIRBNB, a cobrança indevida da taxa de direitos autorais pelo ECAD, entre outros. 

O aumento de ICMS de 18 para 25% no estado também resultou em outra ação judicial em nome dos associados. Pleitos junto à COPASA, CEMIG, Secretaria Estadual da Fazenda, prefeituras, foram apresentados tendo em vista a redução de custos sobre os insumos e à equiparação em termos tributários à indústria. Também foram objeto de inúmeras agendas, junto ao poder público municipal, os pedidos de isenções e auxílio à hotelaria da capital que sofre com a super oferta e o fechamento de vários empreendimentos hoteleiros. Ainda nos engajamos na promoção da saúde, por meio da adesão ao combate do mosquito aedes aegypti e do enfrentamento a exploração sexual infantil. Ambos, trabalhos de conscientização.

Vivenciamos momentos históricos para o turismo brasileiro com a realização da Copa 2014 e das Olimpíadas. Foi preciso unir iniciativa privada e poder público para sermos considerados um destino seguro e viável. Reuniões e capacitação foram grandes demandas da época. Um acúmulo de expectativas, sonhos e perspectivas que se tornaram desafios pós eventos e com o advento da crise econômica.

Foram inúmeras audiências públicas, reuniões, entrevistas, debates e algumas tomadas de decisões. Sinal de que muito ainda precisa ser feito e de que outras lutas ainda virão.

Mas ao longo desses anos, além das lutas e dos desafios, também foi preciso arrumar a casa para podermos trabalhar de forma transparente. Começamos renovando a nossa equipe de colaboradores e atualizando o mailing dos associados e dos meios de hospedagem do estado de forma geral. Investimos na aquisição de novos computadores, impressoras e até mesmo na aquisição de novos aparelhos telefônicos. Modernizamos também nossa forma de adesão e de contribuição dos associados por meio da adoção de boleto bancário.

Para dar uma identidade a nova forma de gestão adotada criamos um novo site e também um boletim eletrônico (newsletter) para fazer com que as novidades, notícias e mudanças pudessem alcançar a todos. E por falar em notícias, nos tornamos referência para entrevistas e no levantamento de dados para a imprensa. A utilização de ferramentas para a consolidação de dados sobre o setor, como a Cesta Competitiva, também foi fundamental. Lançamos no software a possibilidade de previsão da ocupação para o mês subsequente ao atual, a fim de prever alta ocupação e de contribuir para a melhoria do valor da diária média; aqui reconhecendo que muito ainda precisa ser aprimorado.

Investimos na participação de road shows no Rio de Janeiro e em São Paulo para divulgar o destino Minas Gerais/Belo Horizonte junto ao poder público e demais entidades.

A caminhada foi longa, mas se tornou mais leve e prazerosa com o apoio e trabalho de toda a diretoria e a crescente participação daqueles que lutam pelo fortalecimento do nosso setor e pelo futuro da hotelaria.

Poder fazer algo a mais pela hotelaria e tornar minha algumas lutas tão importantes para o crescimento e desenvolvimento da nossa economia e do nosso país foi gratificante. Sigamos em frente cheios de esperança e acreditando cada vez mais em dias melhores”.