Home » GASTRONOMIA » Enchefs Goiás quer promover a integração do setor gastronômico e valorizar a cozinha goiana

Enchefs Goiás quer promover a integração do setor gastronômico e valorizar a cozinha goiana

O Enchefs Goiás, o maior encontro de profissionais e amantes de gastronomia do Estado, será realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, na Faculdade Cambury, das 14h às 20h. A entrada é gratuita, com doação de 1 kg de alimentos não perecíveis, arrecadação que será integralmente repassada para as ações sociais da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). As inscrições são feitas no site www.enchefsgo.com.br.

Diferente de muitos projetos da área, o encontro tem o objetivo de promover a integração ao setor. Para essa edição, a coordenação propõe uma abordagem ampla. “Defendo a gastronomia como experiência, não apenas comida, mas um conjunto de fatores correlatos”, pondera a chef de cozinha e professora de gastronomia, Juliana Barroso, coordenadora estadual Enchefs Goiás.

A programação foi feita para agradar a todos, desde os amantes de programas culinários da TV às crianças e até quem já é profissional da área. Nos três dias de evento, a Faculdade Cambury estará de portas abertas com extensa programação, com workshops (em parceria com o Sebraee, o Senac e o Senar, com foco em carreira e negócios), palestras, oficinas gastronômicas e seminários. A novidade desse ano será o Fórum Gastronômico Goiás, que irá discutir os desafios do mercado de alimentos e de bebidas no Brasil, que será realizado no dia 20 de setembro, às 17h30.

“Estar ao lado de grandes chefs e, claro, aprender aqueles segredinhos especiais das receitas” explica Juliana. Ao todo, serão 38 chefs convidados de todo o Brasil, com destaque para nomes como Guga Rocha, Mônica Rangel, Danillo Amaral, Dudu Mesquita, Grazielle Consentini e os goianos Geórgio Rocha e Júnior Marinho. Montagem de pratos, técnicas de defumação para churrasco, sorteio de brindes, degustação de cachaças artesanais estão entre as atrações. Uma Feira Gourmet, Vila de Negócios (com comercialização de equipamentos, uniformes e embalagens), além de atrações culturais e espaço de convivência também devem movimentar toda a cidade.

Prêmio Enchefs

Durante os três dias de evento serão realizados as finais das categorias do concurso Enchefs Goiás. São sete categorias: profissional, estudantes, amador, infantil, confeiteiro, padeiro chef e mixologista. O concurso teve como objetivo resgatar e valorizar a cultura da culinária local, o que tornou possível ao candidato mostrar novas técnicas, novos ingredientes, a execução de novos pratos. Os prêmios para as vencedores vão desde uma bolsa de estudos integral do curso de Gastronomia da Faculdade Cambury, uma bolsa de estudos curso de Confeitaria, equipamentos profissionais e viagens.

Fórum Gastronômico Goiás

Durante a programação do Enchefs Goiás será realizado o Fórum Gastronômico Goiás, que irá discutir os desafios do mercado de alimentos e de bebidas no Brasil, no dia 20 de setembro, às 17h30, na Faculdade Cambury. O objetivo é debater aspectos positivos e negativos do mercado e como, por meio da união de áreas correlatas, tornar a gastronomia uma força no Estado de Goiás.

Participam do Fórum chefs renomados, como Mônica Rangel, Guga Rocha, Dudu Mesquita, além de grandes talentos locais, como Marcia Pinchemel, Beth Alves, Henrique Pontes, Sonea Stival e ainda representantes da Goiás Turismo, do Sesc, do Senar e da Abrasel. O evento também contará com a participação do artista plástico Homero.

O Fórum Goiás integra o Fórum Brasileiro de Gastronomia, que vem sendo realizado desde o início do ano em diversos estados brasileiros. As conclusões e ideias levantadas em Goiás farão parte de um documento nacional de integração e desenvolvimento. “Um momento único e importante pra Goiás, em que não existem panelas nem partidos, e sim a bandeira do estado de Goiás”, resume Juliana Barroso. “A gastronomia deixou de ser apenas comida, hoje ela é uma experiência em que as pessoas buscam, ao mesmo tempo, comer bem, uma boa música, um lugar agradável e seguro”, analisa.

Goiás apresenta fortes índices de desenvolvimento econômico e grande potencial turístico. O fortalecimento da gastronomia fomenta a economia criativa e geração de empregos e de renda. O fórum será uma conversa aberta entre vários setores, para impulsionar o mercado e valorizar cada vez mais os profissionais goianos.

“Queremos mostrar que Goiás também é gastronomia. Nossa cultura é extremamente ligada à cozinha e às tradições. Temos profissionais únicos que nem são conhecidos, além de um grupo de fornecedores que pode abastecer nosso setor de forma regional e sustentável. O segredo é que a valorização deve ser feita não só dentro da cozinha, mas com toda a cadeia produtiva envolvida e em áreas correlatas para, assim, conseguirmos avançar”, conclui a chef Juliana Barroso.

Serviço:

EVENTO: Enchefs Goiás – Enocntro de Profisisonais da Gastronomia

DATA: 19 a 21 de setembro de 2018 (quarta a sexta-feira)

HORÁRIO: 14h às 20h

LOCAL: Faculdade Cambury

ENDEREÇO: Avenida T-2, nº 3.531 – Setor Sol Nascente– Goiânia-GO

CONTATO: Bia Tahan, da Palavra Comunicação (9-9979-5256)