Home » DESTINOS TURÍSTICOS » Guias e Monitores treinados para receber turistas no Carnaval

Guias e Monitores treinados para receber turistas no Carnaval

Oferecer informações turísticas e atendimento de qualidade para quem visita a Bahia durante o Carnaval é a atribuição dos 225 profissionais que integram o programa Guias e Monitores, realizado pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur). O trabalho começa nesta quinta-feira (8) e prossegue até o último dia da festa, quarta-feira (14), em Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Praia do Forte.

A preparação deste receptivo especial aos visitantes incluiu treinamento para guias de turismo profissionais e monitores bilíngues, realizado nesta terça-feira (6), no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador. Presente à abertura dos trabalhos, o secretário estadual do Turismo, José Alves, destacou a importância da oferta de serviços de qualidade.

“Este receptivo é como um cartão de visitas da Bahia para o mundo. Vamos receber bem os nossos turistas e mostrar que sabemos oferecer serviços turísticos de excelência”, recomendou José Alves, acrescentando a previsão da chegada de 650 mil turistas a Salvador para o Carnaval.

Durante toda tarde, temas como atendimento ao turista, apresentação pessoal, postura profissional, além dos atrativos das zonas turísticas da Bahia, foram apresentados pela equipe técnica da Setur. O atendimento ao turista será prestado pelos guias e monitores em sete idiomas como inglês, espanhol, italiano e francês, além do português e da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na capital, os guias e monitores vão atuar nos principais portões de entrada da cidade, a exemplo do aeroporto e rodoviária, além dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico) e hotéis. No interior, eles estarão próximos aos locais de festa e/ou atrativos turísticos.

Parcerias – O comandante do Batalhão de Polícia Turística (Beptur), tenente-coronel Josehilton Martins, e a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, participaram do treinamento. O primeiro explicou procedimentos relacionados a possíveis ocorrências policiais envolvendo turistas. A titular da SPM falou sobre a campanha “Respeita as Mina”, que envolve a prevenção à violência e exploração sexual contra as mulheres.

Repórter: Ana Paula Cabral