Aquário vai incrementar turismono Rio de Janeiro

Aquário vai incrementar turismono Rio de Janeiro

Presidente da Embratur participou do lançamento do maior aquário marinho da América do Sul

Presidente da Embratur participou do lançamento do maior aquário marinho da América do Sul

A inauguração oficial do AquaRio – Aquário Marinho do Rio de Janeiro, reuniu nesta segunda-feira (31) autoridades do turismo nacional na capital carioca para a entrega do novo ponto turístico da cidade, que completa o projeto do Porto Maravilha, nas proximidades do Boulevard Olímpico, área revitalizada para os Jogos Rio 2016. O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, participou da solenidade do equipamento, que será o maior aquário marinho da América do Sul.

Lummertz destacou que o Aquário incrementa o leque de oportunidades turísticas da cidade, especialmente na região em que já estão o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e o painel “Etnias”, de autoria do artista brasileiro Eduardo Kobra. Ele voltou a destacar o potencial da indústria do turismo, bem como a transformação da cidade com a Olimpíada, além de ressaltar: “Temos que resolver a questão da segurança, que ainda prejudica a imagem do Rio, principal âncora do turismo brasileiro”, destacou.

Por sua vez, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, chamou atenção para os benefícios da cidade. “O AquaRio chega num momento extremamente importante para agregar ainda mais valor a experiência turística do Rio de Janeiro e do Brasil. São iniciativas como esta que ajudam o setor a se desenvolver, gerar emprego e renda para a população quando o país mais precisa”, afirmou o ministro.

O potencial do novo equipamento foi citado pelo CEO do AquaRio, Marcelo Spielman. “Sou um biólogo marinho apaixonado e, por meio do apoio de empresas, pude executar esse projeto”, disse. O secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, se referiu ao atrativo como a concretização de um sonho que reforça as opções de pontos turísticos na cidade: “Esse equipamento é fruto do programa de revitalização desta área”.

Sobre o AquaRio

Com 26 mil m², o espaço abriga 4,5 milhões de litros d’água salgada divididos em 28 tanques e reúne oito mil animais de 350 espécies. Entre elas, estão peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico, como tubarões, arraias, moreias, e cavalos-marinhos entre outros. O maior tanque do local, batizado como ‘Recinto Oceânico’, tem 7 metros de profundidade e 500 m² de área, com grande arquibancada.

O empreendimento é resultado de um investimento de R$ 130 milhões feito pela iniciativa privada e sua gestão é de responsabilidade do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM). A expectativa é de que o local, que será aberto oficialmente para o público em 9 de novembro, receba, em média, de 4 e 5 mil visitantes por dia. O aquário movimentará outros atrativos localizados na Orla Paulo Conde.

Com informações do Ministério do Turismo

admin