Conhecer a atividade pantaneira de perto, vivenciar experiências, conhecer a lida com o gado, provar da gastronomia local, entre outros, são os objetivos da Cavalgada Pantaneira lançada pelo destino brasileiro do Mato Grosso do Sul na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, maior evento do setor de viagens e turismo do Brasil, que ocorre no Anhembi em São Paulo.
Edson Lopes, pantaneiro, fez uma apresentação com o uso do berrante explicando os diferentes toques que são usados para manejar o gado e exemplificou as diferenças do som. “Cada som tem um objetivo, seja para sinalizar quando o gado tem uma ponte para passar, ou para indicar se é possível passar por ali, outro toque indica se o gado pode seguir e assim vai”, conta.
O estado, que tem fama de hospitaleiro, é muito rico culturalmente porque tem muita influência de países latinos e traz isso para as manifestações culturais e para a gastronomia. Bruno Wending, diretor presidente da Fundação do Turismo do Mato Grosso do Sul, diz que, com isso, eles mostram o diferencial competitivo da cultura pantaneira. A cavalgada veio para ampliar a visibilidade de uma região muito rica com roteiros que levam o turista para vivenciar essas experiências na prática”.
São diversos roteiros pelas fazendas da região, com jornadas de 8 horas por dia. No período da noite, ocorrem rodadas de tereré, o erva-mate gelado da região, semelhante a um chimarrão. Há trajetos de 25 minutos seguindo o gado de Aquidauna à Miranda.
A gastronomia típica da região e muito peculiar dos pantaneiros integra os roteiros. Entre os principais pratos está macarrão tropeiro, que leva carne de sol, secada à sombra e ao vento e é acompanhada por apenas um talher: a colher, para mostrar a praticidade do material usado pelos homens que lidam com o gado durante as jornadas.
Sobre a ABAV Expo Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais. Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo. Em 2018, a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa será realizada de 26 a 28 de setembro no Anhembi (SP). Sobre a ABAV Nacional Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,4 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país. A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo. Globalmente está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur). Sobre a Braztoa A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,2 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,8 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). A Braztoa realiza, desde 1990, quatro Encontros Comerciais por ano (dois em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre), todos 100% focados em negócios, capacitação e tendências para o agente de viagem. São eventos indispensáveis do calendário anual dos profissionais do turismo brasileiro. |