22.1 C
São Paulo
terça-feira, dezembro 3, 2024
spot_img

Empreendedorismo feminino aquece o turismo e gera renda

Presidente da Embratur, Teté Bezerra, marcou presença em feira promovida por grupos que incentivam práticas para empoderamento das mulheres na sociedade e na economia

Nos últimos anos, as mulheres vêm consolidando um papel de protagonistas no universo do empreendedorismo brasileiro. Pesquisas conduzidas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mostram que, em 2017, as mulheres superaram os homens na abertura de empresas e já são maioria entre os trabalhadores com carteira assinada nos pequenos negócios.

Com o objetivo de fortalecer essa corrente, o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo DF e o Sebrae do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul promoveram a 1ª Feira de Empreendedoras Mulher do Brasil. A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, participou da abertura do evento, realizada nesta quarta-feira (29), em Brasília, em apoio ao desenvolvimento do setor, como forma de explorar novas opções de negócios dentro do turismo.

“O turismo tem a grande capacidade de gerar emprego e renda. As mulheres, grandes empreendedoras do País, podem, no setor, fazer aquilo o que elas mais sabem. No Brasil, temos diversas produções associadas, como o artesanato, o doce caseiro, que são todos produtos consumidos pelo turismo e pelos turistas. Nós sabemos que a participação da mulher empreendedora é fundamental para que nós tenhamos essa atividade econômica cada vez mais consolidada e presente nos destinos turísticos brasileiros”, destacou Teté Bezerra.

O presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, reforçou a importância da promoção do evento por atuar no fomento ao empreendedorismo feminino. “A iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, junto ao Programa Mulher de Negócios do Sebrae, faz com que a mulher alcance, entre outros objetivos, sua liberdade econômica, o aumento da renda familiar e contribua de forma decisiva e inovadora com a geração de emprego no País”, disse ele durante a cerimônia oficial de abertura.

Luiza Trajano, que comanda a rede de lojas Magazines Luiza e é presidente do Grupo, ministrou, de forma muito descontraída, a palestra “Cabeça de Dona – A relação entre o tijolo e o digital”. Durante a apresentação, mostrou histórico do comércio conduzido por ela e sua família, destacou o uso da comunicação digital como fomento de negócio e falou da importância da relação entre as pessoas como forma de sucesso.

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 por 40 mulheres executivas de diferentes segmentos, com o objetivo de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o Brasil. Atualmente, soma mais de 16 mil mulheres de diferentes classes sociais e profissões. No Distrito Federal, a liderança do grupo é compartilhada entre Janete Vaz, Dulcejane Vaz, Sandra Costa e Sheila D’Amorim.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias