Home » GASTRONOMIA » Maio: aberta a temporada de festivais gastronômicos em diversas regiões do estado

Maio: aberta a temporada de festivais gastronômicos em diversas regiões do estado

Gastronomia é o 3º principal impulsionador de viagens no mundo, segundo levantamento do Ministério do Turismo. A partir desta sexta-feira (05), os eventos gastronômicos já começam a acontecer no Rio de Janeiro

Originalmente, o festival gastronômico se resumia em uma festa de cunho interiorano, rural, onde a comida era o tema central para reunir as comunidades em época de colheitas ou em agradecimento pela abundância do período. Hoje, o costume vai além e ajuda a movimentar o turismo no estado do Rio de Janeiro e em todo o Brasil, gerando emprego e renda, a partir do momento em que movimenta toda a cadeia produtiva do turismo.

Responsável pelo conhecimento que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados, a gastronomia é o 3º principal impulsionador de viagens no mundo e uma forte tendência para o turismo global, de acordo com o Estudo sobre Tendências do Turismo Gastronômico – Brasil 2030, do Ministério do Turismo.

O presidente do HotéisRIO e conselheiro da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, comemora o fomento ao turismo provocado pelos eventos do calendário: “Tivemos uma temporada com o turismo aquecido. Abril e maio tiveram feriados que incrementaram o fluxo de visitantes. A tendência é manter bons números de ocupação, já que os meses de maio e junho são de alta demanda para os destinos serranos e um período de muitos festivais gastronômicos em todo estado, então as perspectivas são muito positivas para o setor de turismo.”

O estado do Rio de Janeiro, além da enorme diversidade turística já reconhecida mundialmente, apresenta um universo gastronômico repleto de sabores característicos das suas regiões turísticas. Confira opções de festivais gastronômicos que acontecem no estado, já a partir desta semana.

Sabores da Roça Downtown – Barra da Tijuca / Região Metropolitana

Em sua 3ª edição, o evento gratuito, pet friendly  e de classificação livre acontece também no próximo final de semana – 12 a 14 de maio – e reúne cerca de 30 pequenos produtores rurais da Região Sudeste, oferecendo as melhores iguarias e produtos típicos da roça.  O Sabores da Roça Downtown oferecerá programação intensa que inclui atrações musicais, uma variedade de opções gastronômicas para saborear na hora e, também, para desfrutar em casa. O destaque vai para a Cozinha Gourmet, que receberá chefs de peso em suas oficinas culinárias. As inscrições acontecerão na hora, por ordem de chegada.

A cada dia o festival trará aos amantes da gastronomia a oportunidade de saborear e aprender a preparar pratos diferenciados, com direito, em algumas criações, a harmonização proposta pelo sommelier Jorge Glaucio. Estão confirmados os chefs Lenaide Mota, Rafael Vicente Gomes, Cristina Pellegrini, Aline Melo, José Mauricio Soares, Valéria Dutra, Néviton Marci , Flávio Camara e Tatiane Tinoco. Oficinas kids e workshops também são atrações do evento.

Local: Downtown – Praça Central: Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca/ RJ

Programação: https://www.instagram.com/p/CruPIq4O9RI/

Festival Gastronômico Origens – Do Campo à Mesa – Teresópolis / Região Serrana

Entre 05 de maio e 03 de junho, o festival será realizado com o objetivo de valorizar a riquíssima agricultura e produtores da região, além de fomentar o mercado gastronômico e turístico da cidade. Sua função é também resgatar o orgulho e pertencimento daqueles que movimentam toneladas de alimentos para a cidade e todo o estado do Rio de Janeiro. O que não faltam são ingredientes dos mais variados para a criação dos pratos do festival, todos produzidos em Teresópolis.

A cidade de Teresópolis é a mais alta do estado do Rio de Janeiro, une a beleza de sua vegetação com o charme da gastronomia requintada, atrativos culturais, muita história e oportunidades de compras.

Informações: no perfil @pologastronomicoteresopolis

Festa do Pinhão e Concurso Gastronômico – Visconde de Mauá / Região das Agulhas Negras

São dois eventos em um, que acontece entre os dias 19 a 21 de maio. A Festa do Pinhão é aberta ao público, na sede da Vila de Mauá, com programação variada, que inclui shows, missa campal, barracas com opções de comidas típicas que utilizam a semente da araucária, passeio ciclístico, torneios, parque de diversão e muito mais. Já no concurso gastronômico serão servidos pratos à base de pinhão nos principais restaurantes da cidade, que concorrerão ao prêmio de melhor entrada, prato principal e sobremesa, após serem avaliados por chefs consagrados, assim como por um júri popular, mediante pagamento de taxa.

Maio já começa a queda dos pinhões das inúmeras araucárias que adornam as montanhas de Visconde de Mauá, conhecida em todo Brasil por suas belezas naturais, paisagens de montanhas, pelo aconchego de sua rede hoteleira e que, nesse período, se transforma na capital nacional do pinhão.

Informações: https://www.instagram.com/p/CrgejjMrXnj/

Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café – Região do Vale do Café

De 19 a 28 de maio, acontece a 2ª edição do Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café. O evento reunirá os seguintes municípios que compõem o Vale do Café: Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul e Rio Claro, além dos distritos Ipiabas e Conservatória. Mais de 80 estabelecimentos gastronômicos participarão do festival, entre cafeterias e restaurantes, fazendas históricas e produtores do Vale do Café, além de artesãos.

Nos dois fins de semana (de 19 a 21/05 e 26 a 28/05) o festival promove o Delícias na Praça, iniciativa realizada alternadamente na Praça da Matriz, em Conservatória, distrito de Valença, e na Estação Ferroviária de Vassouras. No espaço, haverá exposição e venda de artigos dos produtores da região, artesanato e apresentações musicais, além de degustação de produtos/serviços dos patrocinadores. O Delícias na Praça também contará com uma programação de shows gratuitos.

Programação: no site http://deliciasdovaledocafe.com.br/ ou no instagram @deliciasdovalerj

Imagens: link segue, abaixo (Crédito: Leandro Oliveira):

https://drive.google.com/drive/folders/1HxPzLoZ-Ma7espfK6HXxYD-82ca6tSb3

Serra Wine Week – Petrópolis / Região Serrana

O maior festival de vinhos da Região Serrana do Rio de Janeiro, o Serra Wine Week, acontece de 01 a 18 de junho, em Petrópolis. Em sua 13ª edição, o evento, inspirado nos circuitos gastronômicos internacionais, tem o objetivo de unir duas forças importantes da região serrana: a gastronomia e o turismo. São quatro eventos em um: Nos Restaurantes – onde o cliente degusta uma carta diversificada a preços promocionais; Tasting – aberto ao público para degustação de cerca de 100 rótulos, em lugares charmosos da cidade; Mercado de vinhos – grande feira para importadores e lojistas locais venderem a bebida a um baixo custo e Jantares Harmonizados – promovido pelos restaurantes inscritos da região, onde algum prato é harmonizado com um vinho do evento.

Informações: https://www.instagram.com/serrawineweek/

Onde se hospedar

CDesign Hotel (Rio)

Localizado no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, o CDesign Hotel é seu resort urbano na praia! Reúne o conforto do pé na areia com a conveniência de estar a poucos minutos do maior centro de convenções e dos melhores centros de compras da cidade. No rooftop, a piscina de borda infinita é um convite à apreciação do pôr do sol. Todos os hóspedes podem desfrutar de até 30 minutos de jacuzzi com cromoterapia no spa, além de uma série de tratamentos opcionais de beleza e bem-estar. Para a experiência ficar ainda mais completa, o hotel conta também com um fitness center, brinquedoteca e salão de jogos. Todo sábado, oferece uma deliciosa feijoada.

Site: https://www.cdesignhotel.com.br/

Hotel Rosa dos Ventos (Teresópolis)

Por estrada asfaltada, a 130 kms da cidade do Rio de Janeiro, na Mata Atlântica e em plena Serra do Mar, o Rosa dos Ventos está localizado a 1250 metros de altitude. Seu clima ameno oferece uma temperatura média de 7 a 10 graus abaixo da registrada no Rio de Janeiro, que possibilita aos hóspedes vivenciarem uma experiência diferente da encontrada na capital. Utilizando produtos da fazenda, preserva aspectos fundamentais da cozinha clássica, unindo originalidade e simplicidade caseira de várias partes do mundo. O hotel integra a Associação de Hotéis Roteiros de Charme.

Site: https://hotelrosadosventos.com.br/

Pousada Mauá Brasil (Visconde de Mauá)

Vista privilegiada para os vales e montanhas da Serra da Mantiqueira. Esta é só uma das atrações da Pousada Mauá Brasil, que fica a 1.100m de altitude, em Visconde de Mauá. A natureza pulsante da região também pode ser observada nos jardins da propriedade: araucárias, manacás, ipês, frutíferas e árvores nativas, além de um lindo Olival, compõem o espaço. O hotel possui 15 chalés com vista para as montanhas, banheira de hidromassagem dupla e lareira. Onze chalés dispõem de sauna privativa, sendo 7 chalés com ofurô. Além de restaurante próprio, o local possui heliponto, sala de jogos, bar, quadra de tênis e espaço fitness. A pousada integra a Associação de Hotéis Roteiros de Charme.

Site: https://mauabrasil.com.br/

Hotel Capim Limão (Itaipava/Petrópolis)

Em Itaipava, distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, em meio a um bosque de Pinheiros, estão as suítes e chalés do Hotel Capim Limão. O cenário repleto de natureza já é uma boa introdução do que se esperar por lá: conforto e requinte. São 25 suítes e chalés e espaços como brinquedoteca e restaurante, além de uma piscina ozonizada e trilhas na Mata Atlântica da propriedade. Um dos destaques é uma adega climatizada com rótulos das melhores regiões do mundo, que podem ser apreciados junto à lareira, que compõe o ambiente. O hotel integra a Associação de Hotéis Roteiros de Charme.

Site: https://www.roteirosdecharme.com.br/hotel/hotel-capim-limao/

Hotel Solar do Império (Petrópolis)

Erguido na mais nobre avenida de Petrópolis, a Av. Koeler, a beleza arquitetônica do palacete ocupado pelo hotel Solar do Império sintoniza com outros monumentos da cidade imperial e oferece requinte, conforto e cultura a seus hóspedes e visitantes, além de uma gastronomia em seu restaurante. O hotel possui 24 suítes equipadas com cama king size, TV LCD, DVD, ar quente e frio, frigobar com produtos regionais e que também pode ser customizado pelo hóspede, internet banda larga e wireless. Em sua área de lazer, o hotel oferece SPA com piscina clorada e ao ar livre, piscina aquecida e coberta, saunas seca e a vapor, banheiras de hidromassagem, equipamentos de fitness e salas de massagem. O hotel integra a Associação de Hotéis Roteiros de Charme.

Site: https://www.roteirosdecharme.com.br/hotel/hotel-solar-do-imperio/