Algumas das principais redes moteleiras do país, como LHG e Drops, aumentaram seu faturamento e número de hóspedes ao investir em hospedagem premium
Com suítes oferecendo serviços e conforto excepcionais, além de designs inovadores e uma atenção extraordinária a todos os detalhes, os motéis de alto padrão no Brasil têm investido milhões de reais com foco constante em qualidade, inovação e experiência do cliente. Uma pesquisa divulgada em 2023 pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) mostrou que 53% dos motéis no país pretendiam fazer reformas ou construir novas suítes até o final deste ano. O setor movimenta mais de 4 bilhões de reais e recebe mais de 100 milhões de hóspedes por ano.
O empresário Leonardo Dib é sócio da LHG, rede que possui em seu portfólio as marcas Lush, Tout e Andar de Cima, em São Paulo. Os investimentos feitos na sua rede de motéis, realizados no período pós-pandemia, garantiram a sobrevivência da rede no mercado, que vem se reinventando e se renovando. Um investimento recente do grupo é o Andar de Cima, localizado no centro da capital paulista e que aposta em uma hospedagem híbrida, que envolve motel e hotel. “Fizemos um investimento de 100% na criação de uma nova unidade com 28 suítes, que ocupam os três andares de um prédio em frente ao Copan, no coração da capital”, explica Dib.
Dib cita também o retrofit total que está sendo realizado no antigo Motel Guarujá, na região da Lapa, que receberá a marca Lush. “Já temos 39 suítes reformadas, sendo 12 com piscina, hidromassagem, sauna e teto solar. A ideia é que, até o final de 2025 todas as unidades estejam reformadas, além da fachada, que corresponderá a 52 suítes”, detalha. Também está no planejamento do grupo a reforma da unidade do Lush no bairro do Ipiranga em 2025. Com estes investimentos para 2025, o objetivo é duplicar o número de operações atuais. “Hoje estamos com quatro operações. Ao final de dois anos, pretendemos passar para oito operações”, prevê o empresário.
Faturamento em alta
Outra rede moteleira que aposta em investimentos para atrair cada vez os casais em relacionamento estáveis (que são a maioria do público que frequenta motéis no Brasil de acordo com a pesquisa da ABMotéis) é a Rede Drops. Primeira rede de franquias de motéis no Brasil, a rede está presente em sete estados com 22 unidades.
Segundo o CEO, Vinícius Roveda, a rede fechou os meses de julho a setembro com um crescimento de 40% no faturamento e 28% na ocupação quando comparado com o mesmo período de 2023. “Quanto ao número de clientes atendidos no ano até setembro deste ano, nossa rede chegou à marca de 530 mil pessoas. Devendo o mês de outubro, superar a marca de todo o ano de 2023. Nosso foco agora será o último trimestre do ano, que historicamente é o melhor para o setor moteleiro”, explica Roveda, criador do conceito “Nova Motelaria”, que traduz toda essa transformação.
Ele destaca também o uso de novas tecnologias nas reservas e nas reformas de acomodações para os clientes. Segundo ele, são investidos cerca de 10% do faturamento global do grupo todos os anos. “Temos movimentos interessantes. O primeiro são as reservas imediatas online por aplicativo, assim como o uso da inteligência artificial para auxiliar nos contatos com clientes. Há também um crescimento nas hospedagens de diárias para turismo e negócios nos motéis, sendo uma importante fonte de receita nos dias de semana”, analisa o empresário.
Localizado em Salvador, BA, o motel Fantasy, inaugurou recentemente a suíte Spa, com projeto assinado pelo arquiteto, Ricardo Freire, especialista em motéis. A suíte Spa representa bem esse novo conceito em um espaço de 60 m² com pé direito duplo, hidro spa Jacuzzi, box vitrine, projeto luminotécnico e acústico, automação por comando de voz, espaço instagramável com balanço em led, adega, frigobar com porta de vidro, cafeteira, duas smart tvs e muito mais, trazendo design, conforto e tecnologia de ponta.
De acordo com o empresário, Adroaldo Neiva, sócio do Fantasy, foram investidos R$ 250 mil somente na reforma dessa suíte, que levou três meses para ficar pronta. Além da suíte Spa, o Fantasy também já lançou as suítes Acqua e Design, ambas dentro do padrão da Nova Motelaria.
Sobre a ABMotéis
A Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) é a única representante do setor moteleiro no Brasil e possui mais de 530 motéis associados. A entidade conta com diretores presentes em 17 estados e no Distrito Federal. Sua missão é trabalhar pela profissionalização do setor com o objetivo de valorizar o motel como um meio de hospedagem seguro para casais que buscam lazer e entretenimento.