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terça-feira, abril 1, 2025
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Como evitar imprevistos em viagens corporativas

O setor faturou R$13,5 bilhões em 2024

O mercado de viagens corporativas no Brasil vive um momento de grande crescimento. Em 2024, o setor registrou um faturamento recorde de R$ 13,5 bilhões, conforme dados da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas). Além disso, uma pesquisa realizada pela Alagev (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) revelou que 27% dos gestores investiram mais de R$ 20 milhões em viagens de negócios no último ano, enquanto 22% destinaram entre R$ 1 milhão e R$ 2 milhões exclusivamente para deslocamentos dentro do Brasil.

Contudo, grande parte dos investimentos dessa natureza pode ser comprometida devido a imprevistos. Cancelamentos de voos, extravio de bagagens e emergências médicas são apenas alguns dos contratempos que podem surgir. Quando o inesperado acontece, a grande questão é: quem assume o custo?

Garantir que tudo corra bem durante uma viagem corporativa não é apenas uma questão de conveniência, mas de estratégia. Para Hugo Reichenbach, sócio e diretor de operações da Real Seguro Viagens, uma boa alternativa para fugir de situações inesperadas são os seguros de viagem. Eles não apenas protegem os colaboradores em deslocamento, mas também minimizam os riscos financeiros associados a essas eventualidades.

Na prática, as coberturas dos seguros incluem atendimento médico de emergência, cancelamento e interrupção da viagem, extravio de bagagem e assistência 24h. “Viagens a trabalho envolvem planejamento, metas e expectativas. Um colaborador que sabe que tem suporte caso algo saia do controle viaja mais tranquilo, trabalha melhor e volta sem trauma, ou despesas inesperadas para a empresa”, destaca Hugo Reichenbach.

Além de proteger os interesses da organização, ações que garantem maior segurança e proteção das viagens contra possíveis imprevistos e condições adversas demonstram responsabilidade corporativa, fortalecendo a cultura organizacional. Isso também pode fortalecer o employer branding, ajudando a atrair e reter talentos ao mostrar que a empresa valoriza o bem-estar de sua equipe. “Empresas que se preocupam com a segurança de seus funcionários mostram que valorizam seu capital humano. E isso faz diferença na retenção de talentos”, destaca o diretor da Real.

Para o especialista, um seguro viagem para viagens corporativas não é apenas um item a mais na checklist da empresa. É um investimento inteligente que protege tanto pessoas quanto resultados. “Afinal, se preparar para o inesperado é uma das maiores estratégias de quem quer seguir crescendo, e sem surpresas desagradáveis pelo caminho. Ao proporcionar segurança e suporte durante as viagens, as organizações não apenas protegem seus funcionários, mas também garantem uma experiência mais tranquila e produtiva”, finaliza.

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