18.8 C
São Paulo
quinta-feira, maio 22, 2025
spot_img

Chef Paulo Machado leva a gastronomia pantaneira ao Fórum LIDE COP30 em Bonito (MS).

Sopa Paraguaia – chef Paulo Machado – credito Higor Maranho

O renomado chef sul-mato-grossense Paulo Machado será um dos grandes destaques do Fórum LIDE COP30, realizado pelo LIDE, pela Fiems e pelo Governo do Estado, que acontece de 29 a 31 de maio de 2025, em Bonito (MS). Reconhecido como embaixador da culinária pantaneira, Paulo assinará o menu do “Jantar Pantaneiro”, evento de abertura oficial do fórum, no dia 29, às 20h30, no restaurante Piraputanga, localizado no Hotel Zagaia. No dia seguinte, o chef também conduz almoço do evento.

O Fórum LIDE COP30 reunirá líderes políticos, empresariais e especialistas para debater o protagonismo brasileiro na COP30, com foco em temas como energia, alimentação e meio ambiente. Entre os confirmados estão o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues; o governador do Pará, Helder Barbalho; o fundador e co-chairman do LIDE, João Doria; o presidente do LIDE-MS, Aurélio Rocha, Sérgio Longen, presidente da Fiems e o ex-presidente do Brasil Michel Temer. O evento será transmitido ao vivo pelo site www.aovivo.lide.com.br.
Natural de Campo Grande (MS), Paulo Machado é formado em gastronomia pelo Institut Paul Bocuse, na França, e é fundador do Instituto Paulo Machado. Sua trajetória inclui participações em eventos internacionais, como a ITB Berlim, e o lançamento do livro “La Cocina del Pantanal: Los Sabores de la Transhumancia” na Embaixada do Brasil em Madri. Além disso, Paulo é apresentador dos programas “food Safaris” no canal Modo Viagem – Globoplay, e do “reality” “Sabor à Prova” na Rede Record MS e recentemente lançou seu novo canal no Youtube. Já foi homenageado com o Colar do Mérito Pantaneiro e a Ordem de Rio Branco.
O “Jantar Pantaneiro” promete oferecer uma experiência sensorial única, destacando ingredientes e técnicas tradicionais da culinária do Pantanal, como o arroz carreteiro, a chipa e o caribéu. Com essa participação, Paulo reforça seu compromisso em promover a identidade gastronômica de Mato Grosso do Sul no cenário nacional e internacional.

“Levar a gastronomia pantaneira para um evento que dialoga com sustentabilidade e futuro, como o Fórum LIDE COP 30, é uma honra e uma responsabilidade. Em Bonito, onde a natureza se impõe com beleza e força, nosso menu é um convite à memória, à biodiversidade e à tradição alimentar do Pantanal. Cada prato carrega histórias de comitivas, de fogões à lenha, de rios generosos e mãos que sabem temperar com afeto e sabedoria.”, Paulo Machado, chef responsável pelo jantar “Noite Pantaneira” no Hotel Zagaia

*CARDÁPIO*

JANTAR – 29/05

MENU PANTANEIRO

*ENTRADA*

*Shot de tereré*

Um brinde gelado à cultura pantaneira e convite à boa conversa.

*Sashimi de piloteiro*

Tilápia de Mato Grosso do Sul, fresca e servida com shoyu, gengibre, cebola roxa e limão rosa.

*Chipaguaçu*

Bolo paraguaio de milho verde, cremoso por dentro e dourado por fora. Sabor de quintal, forno à lenha e memória afetiva.

*PRINCIPAL*

– Carreteiro de vegetais e ervas frescas

– Aligot de mandioca ouro

– Penne ao molho de queijo nicola

– Arroz no perfume de pequi e chips de mandioca

– Pintado à urucum

– Seleção de carnes pantaneiras

*SOBREMESA*

– Doce de Leite do Rio da Prata

– Compota de Banana flambada na cachaça

– Sorvete de creme

– Abacaxi com raspas de limão, hortelã e mel

Serviço:

  • Evento: Fórum LIDE COP30
  • Data: 29 a 31 de maio de 2025
  • Local: Bonito (MS)
  • Jantar de abertura: 29 de maio, às 20h30, no restaurante Piraputanga, Hotel Zagaia
  • Transmissão ao vivo: www.aovivo.lide.com.br

 

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias