17.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 23, 2025
spot_img

Circuito Nacional do Café: Nova rota do café conecta turismo, cultura, esporte e gastronomia com experiências autênticas

O Brasil ganha um novo atrativo turístico de alcance nacional e mundial: o Circuito Nacional do Café, que será lançado oficialmente no dia 27 de maio, às 11h, na Expocafé, em Três Pontas (MG), a maior feira do setor cafeeiro do país. Com um estande de 500m², o circuito apresenta ao público uma rota inédita, estruturada e interativa, que percorre 51 municípios produtores de café, oferecendo experiências culturais, gastronômicas, históricas e sensoriais ligadas à tradição cafeeira brasileira.

Podemos contar com sua presença no lançamento e apoio na divulgação desse importante projeto para o turismo e economia nacional?

Segue abaixo, o convite oficial para o evento, que acontece na próxima terça-feira. Para confirmar presença, por favor entre em contato pelo e-mail producao@comvocecomunicacao.com.br ou pelo telefone (31) 99452-1517. Desde já, agradecemos o interesse e ficamos à disposição para mais informações e agendamento de entrevistas.

Circuito Nacional do Café

Circuito Nacional do Café: Nova rota do café conecta turismo, cultura, esporte e gastronomia com experiências autênticas

De Minas a São Paulo para o mundo: Minas Gerais e São Paulo ganham destaque em nova rota turística com 51 cidades participantes e múltiplas expedições ao público, como feiras gastronômicas e corridas nas principais regiões produtoras do melhor café do mundo; O lançamento do Circuito acontece no dia 27 de maio, às 11h, na Expocafé, onde serão apresentadas as fases e ações estratégicas do projeto à imprensa, autoridades e players do mercado.

O Circuito Nacional do Café é um convite à uma viagem pela história, cultura e essência do café; uma rota que nasceu para proporcionar experiências autênticas, temperadas com sabores de aventura e da rica tradição cafeeira. Muito além da xícara, o café é identidade nacional e ganha agora novos contornos, tornando-se o fio condutor de uma rota que cruza 51 cidades produtoras; promove encontros; fomenta o turismo e fortalece a cultura de um dos maiores símbolos da identidade brasileira. O Circuito será lançado no dia 27 de maio, às 11h, na Expocafé, a maior feira do setor cafeeiro do país, em Três Pontas (MG). O Circuito terá um estande exclusivo de 500m² para demonstrar diversas experiências imersivas que a rota proporcionará.

Reconhecido pela Lei 14.718/2023 como 14º Monumento Nacional, o Circuito do Café conecta as fazendas cafeeiras de Minas Gerais ao interior paulista até o Porto de Santos, e ganha agora estrutura, calendário de atividades, experiências e identidade contemporânea. Estão envolvidos no projeto produtores, trade de turismo e parceiros, para tornar a rota em uma referência global e dinamizar o turismo das cidades que compõem o Circuito.

Com 51 municípios já integrados à rota, o Circuito inclui polos cafeeiros de cidades como Boa Esperança, Guaxupé, Patrocínio, Três Pontas, Varginha e demais cidades que abrangem regiões produtoras de café, como do Alto Paranaíba, Sul de Minas, Sudoeste e Mogiana Paulista, até alcançar o Porto de Santos, tradicional ponto de escoamento do café brasileiro para o mercado internacional. E esse número de cidades participantes será ainda maior, já que diversas outras localidades já manifestaram interesse em aderir ao projeto, por meio de uma lei complementar que está em fase de tramitação no Congresso. “Estamos falando de um movimento de transformação que integra pequenos produtores, grandes marcas, municípios e viajantes. O café é o elo que conecta e movimenta”, destaca o empresário e gestor cultural do Circuito Nacional da Rota do Café, Edgar Bessa.

Pilar estratégico de desenvolvimento econômico e sustentável, o Circuito Nacional do Café deve impulsionar a geração de empregos diretos e indiretos nos setores de turismo, gastronomia, cultura e comércio. A expectativa da organização do projeto é de um aumento de até 33,5% no fluxo turístico nas regiões participantes, promovendo inclusão produtiva, protagonismo local e fortalecimento das comunidades envolvidas.

O turista como protagonista na história do café: da aventura à gastronomia

No Circuito Nacional do Café, o turista se torna o protagonista de uma imersão que envolve natureza, esporte, cultura, gastronomia, projetos sociais e hospitalidade. A vivência de cada visitante vai se desdobrar em múltiplas experiências: visitas às fazendas produtoras, harmonizações com cafés especiais, feiras gastronômicas, oficinas culturais, trilhas ecológicas, cavalgadas, roteiros de bike, passeios com Jeeps, UTVs e motos. A Rota contará com um calendário anual de expedições e eventos que movimentarão as cidades participantes, revelando os sabores, saberes e paisagens que fazem do café brasileiro uma potência mundial.

Entre as ações previstas, destacam-se a Corrida do Café, uma das primeiras grandes ativações do projeto, que percorrerá trechos da rota e passará por fazendas produtoras, conectando esporte, saúde e história. “A proposta é que cada pessoa que percorra o Circuito viva o pertencimento. Que o café, além de bebida, seja ponte para o lazer, o desenvolvimento e o resgate da nossa identidade cultural”, afirma Bessa.

Inovação e tecnologia a favor do turismo

O Circuito também aposta na tecnologia para ampliar a conexão com o público. Um aplicativo com audioguias, trilhas turísticas e georreferenciamento já está em fase de desenvolvimento, além da implantação de QR Codes em marcos turísticos e painéis informativos espalhados pelas cidades. Cada município receberá um totem oficial, onde os visitantes poderão “carimbar” sua passagem no passaporte da rota, colecionando experiências e memórias.

Um estande sensorial na maior feira cafeeira do Brasil

O pontapé inicial dessa jornada acontece na Expocafé, onde o Circuito Nacional do Café participará durante os três dias de exposição com um estande inteiramente concebido para oferecer uma imersão sensorial ao público. No espaço, os visitantes poderão conhecer todos os detalhes sobre a Rota do Café, além de explorar ambientações interativas com projeções do Circuito, desfrutar as delícias da cafeteria da Cocatrel, relaxar em um lounge de convivência e vivenciar ativações promovidas por marcas parceiras.

O evento oficial de inauguração da rota acontecerá, em junho, com o lançamento do Marco Zero Circuito Nacional do Café que cada cidade vai receber. O evento reunirá autoridades, representantes do setor cafeeiro e formadores de opinião para celebrar o início de um novo ciclo, onde tradição e inovação se encontram, fortalecendo o legado do café brasileiro. No Instagram @circuitonacionaldocafe, o turista acompanhará as novidades da rota e pelo site www.circuitonacionaldocafe, após o evento em junho.

 

CIDADES DO CIRCUITO NACIONAL DO CAFÉ
Patrocínio Eloi Mendes
Patos de Minas Paraguaçu
Lagoa Formosa Alfenas
Carmo do Paranaíba Areado
São Gotardo Monte Belo
Araxá Muzambinho
Campos Altos Guaxupé
Tapiraí Guaranésia
Bambuí São Sebastião do Paraíso
Iguatama Cabo Verde
Arcos Botelhos
Formiga Bandeira do Sul
Alpinópolis Campestre
Carmo do Rio Claro Machado
Ilicínea Três Corações
Boa Esperança Campanha
Cristais Cambuquira
Aguanil Conceição do Rio Verde
Campo Belo São Lourenço
São Francisco de Paula Carmo de Minas
Oliveira Cristina
Santana da Vargem Pedralva
Três Pontas São José do Alegre
Varginha Santa Rita do Sapucaí
Pouso Alegre São Paulo
  Santos

SERVIÇO

Lançamento oficial do Circuito Nacional Rota do Café
ExpoCafé – Três Pontas (MG)
Terça-feira, dia 27 de maio, às 11h

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias