Bandeira de hotéis Wyndham, da gigante Wyndham Hotels & Resorts, transforma dificuldade de pronúncia em campanha inédita para aproximar marca dos brasileiros

Maior empresa de franquias hoteleiras do mundo aposta no humor para fortalecer conexão de uma de suas 25 marcas com o público e mostrar que, mais importante do que pronunciar corretamente seu nome, é viver a experiência Wyndham

 

Pessoa posando para foto na cozinha

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

LEGENDA:  A campanha estreia neste mês e será veiculada em plataformas digitais, redes sociais, campanhas

no Youtube, e outros canais de comunicação Crédito: Divulgação | Almalab Idea and Performance

 

São Paulo (SP), 18 de agosto de 2026 –  “Windham.” “Uindam.” “Window.” “Vindan.” Se existe uma situação comum entre brasileiros que já tiveram contato com a marca de hotéis Wyndham, ela certamente passa pela tentativa de pronunciar corretamente o nome. O que poderia ser encarado como uma barreira de comunicação tornou-se justamente o ponto de partida da nova campanha institucional da companhia no Brasil.

 

Desenvolvida pela agência de Marketing AlmaLab – Idea and Performance, a ação estreia em setembro deste ano e será veiculada em plataformas digitais, redes sociais, campanhas no Youtube, e outros canais de comunicação. A campanha parte de um comportamento genuíno do consumidor brasileiro para construir uma narrativa leve, bem-humorada e próxima, mostrando que existem muitas formas de tentar dizer “Wyndham”, mas apenas uma forma de descobrir por que a marca está presente em mais de 240 hotéis espalhados pelo mundo.

A inspiração surgiu a partir de uma constatação recorrente observada pela equipe de marketing da companhia e pela agência durante pesquisas qualitativas, conversas com clientes, interações nas redes sociais e no dia a dia dos hotéis: poucas marcas despertam tantas tentativas diferentes de pronúncia quanto Wyndham. O insight deu origem a uma campanha que transforma uma dúvida comum em um momento de identificação com o público.

Com o conceito “Wyndham. Difícil de falar. Incrível de se hospedar.”, a campanha transforma uma dúvida recorrente em um convite para conhecer a experiência oferecida pela marca, aproximando uma marca global do cotidiano dos brasileiros. Segundo Jimena Faena, vice-presidente de Marketing da Wyndham Hotels & Resorts para América Latina e Caribe, grandes marcas são construídas quando conseguem criar conexões genuínas com as pessoas.

“Toda marca global precisa encontrar uma maneira de conversar com cada mercado de forma autêntica. No Brasil percebemos que existia uma situação muito curiosa: praticamente todo mundo tentava pronunciar Wyndham de um jeito diferente. Em vez de enxergar isso como um problema, decidimos transformá-lo em uma oportunidade de criar proximidade. O humor aproxima, gera identificação e torna a marca mais humana. Afinal, as pessoas podem até demorar um pouco para aprender a pronunciar Wyndham, mas dificilmente esquecem como se sentiram durante uma boa experiência de hospedagem.”

Para a executiva, a iniciativa também traduz a forma como a companhia enxerga o papel das marcas na atualidade. “Vivemos um momento em que as pessoas se conectam muito mais com experiências do que com discursos. Nossa missão é construir uma marca que seja lembrada não apenas pelo nome, mas principalmente pelas experiências que proporciona. Se conseguirmos fazer alguém sorrir antes mesmo da hospedagem, já demos o primeiro passo para criar uma conexão verdadeira.”

Para Marcel Petroff, diretor de criação da AlmaLab, a campanha nasceu justamente da decisão de assumir uma característica muito conhecida da marca e transformá-la em conversa. “Toda grande marca possui características únicas. No caso da Wyndham, percebemos que a dificuldade de pronunciar seu nome fazia parte da experiência de praticamente todo brasileiro que tinha contato com a marca pela primeira vez. Em vez de esconder isso, resolvemos abraçar essa característica com leveza e bom humor. Quando uma marca consegue rir de si mesma e transformar uma situação cotidiana em uma conversa divertida, ela deixa de ser apenas uma empresa e passa a ocupar um espaço na memória afetiva das pessoas.”

Homem e mulher sentados no sofá

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

LEGENDA: Com o conceito “Wyndham. Difícil de falar. Incrível de se hospedar”, a campanha transforma uma dúvida

recorrente em convite para conhecer a experiência oferecida pela marca. Crédito: Divulgação | Almalab Idea and Performance

 

Mais do que ensinar a pronúncia correta, a campanha reforça um posicionamento cada vez mais presente na estratégia global de marketing da Wyndham: construir conexões emocionais capazes de aproximar a marca dos hóspedes em cada mercado onde atua. Com presença no Brasil em 10 empreendimentos; 41 hotéis na América Latina e Caribe; e 244 em todo o mundo, a marca Wyndham é parte de um programa de fidelidade, o Wyndham Rewards, que reúne mais de 126 milhões de membros.

Entre os hotéis brasileiros estão: Wyndham Salvador Hangar Aeroporto, Wyndham São Paulo Paulista, Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, Wyndham Oliímpia Royal Hotel, Wyndham Rio De Janeiro Barra, Wyndham São Paulo Berrini, Wyndham Foz do Iguaçú, Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel, Wyndham Natal Pitangui Praia e Wyndham Macaé.

A campanha será lançada nacionalmente neste mês de setembro com peças que convidam os hóspedes a descobrir que, independentemente da forma como pronunciam “Wyndham”, existe uma experiência capaz de ser lembrada muito depois do check-out. Filmados no Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel, os seis filmes da campanha partem de situações cotidianas e reconhecíveis para qualquer pessoa que já tenha passado por um hotel.

Ela passa pelo momento da reserva, chega na conversa de elevador, na orientação para o motorista de taxi, ganha reforço com uma simples conversa com a Alexa para que ela traga uma informação sobre o hotel e atinge o ápice, que é um encontro occasional dewntro da academia do hotel entre uma influencer e seu seguidor. Em diferentes contextos, hóspedes e personagens tentam dizer Wyndham à sua maneira, transformando a dificuldade de pronúncia em humor, identificação e conversa.

Cada filme aborda a ideia por um ângulo diferente, mas todos partem da mesma verdade humana: não é preciso saber pronunciar perfeitamente uma marca para criar uma relação com ela. A campanha usa situações simples, naturais e bem-humoradas para mostrar que, enquanto o nome pode gerar diferentes interpretações, aquilo que o hóspede reconhece é a experiência. “É justamente dessa contradição que nasce o conceito “Wyndham. Difícil de falar. Incrível de se hospedar”, destaca Petroff. Os vídeos da campanha estarão disponíveis no perfil do Instagram da Wyndham Brasil @wyndhambr

Ficha Técnica

Criação: Marcel Petroff, Luiz Mazzucato e Alê Lage (Boca)

Direção de Criação: Marcel Petroff, Luiz Mazzucato, Alê Lage (Boca)

Atendimento: Rodrigo Rossetto e Wendy Almeida

Aprovação Cliente: Jimena Faena e Maria Carolina D’élio

Produtora: Sauna Films

Diretor: Rudá de Melo

Produção Executiva: Hwira Gibin

DOP: Rudá de Melo

Diretor de Arte: Caio Victor Almeida Melo

Montador: Gabb

Color Grading: Gabb

Diretor Produção: Dudu Miranda

Assistente de Produção: Gustavo Gouvea de Oliveira

1º Assistente de Direção: Thyago Soeiro de Lima

Coordenador de Produção: Aline Basile

Operador de Câmera: Matheus Jacinto

2º Assistente de Câmera: Alessandro Santos Silva

Assistente de Arte: João Marco da Silva Tavares

Stylist: Fernanda Galindo

Make Up: Marcely Canaes

Assistente de Make up: Zilmara Neris

Chefe Elétrica: Vitor José Barbosa Rodrigues Silva

Técnico Som Direto: Denis Melito

Assistente de Set: Dalvan

Cliente: Wyndham

Agência: Almalab – Idea and Performance

Sobre a Wyndham Hotels & Resorts

Wyndham Hotels & Resorts (NYSE: WH) é a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo por quantidade de propriedades, com aproximadamente 8.400 hotéis em quase 100 países em seis continentes. Através de sua rede de aproximadamente 873.000 quartos atrativos para o viajante cotidiano, a Wyndham conta com presença líder nos segmentos econômico e midscale da indústria de hospitalidade. A empresa opera um portfólio de 25 marcas hoteleiras como Super 8®, Days Inn®, Ramada®, Microtel®, La Quinta®, Baymont®, Wingate®, AmericInn®, Hawthorn Suites®, Trademark Collection® e Wyndham®. O Wyndham Rewards, o premiado programa de fidelidade da companhia oferece a 126 milhões de membros afiliados a oportunidade de trocar pontos em milhares de hotéis, resorts e casas de férias em todo mundo. Para obter mais informações, acesse www.wyndham.com

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias