Especialista dá dicas para quem quer gastar menos nos períodos mais concorridos para o turismo, seja a lazer ou a trabalho
O turismo nacional teve faturamento recorde de R$ 55,4 bilhões no primeiro trimestre deste ano, superando a máxima anterior para o período coletada em 2014, de R$ 52,5 bilhões. O resultado da série histórica da pesquisa produzida pela FecomercioSP com base em dados do IBGE, é 5,8% maior do que o valor faturado no primeiro trimestre de 2024. “O ano passado já alcançou marcas incríveis com faturamento recorde de R$ 207 bilhões, e os números recentes apontam para grandes expectativas em 2025, principalmente em períodos mais concorridos entre os viajantes”, afirma Luiz Moura, cofundador da agência de viagens corporativas VOLL (www.govoll.com) e conselheiro de turismo da FecomercioSP.
Com tanta demanda, durante a alta temporada de julho que logo se aproxima, turistas a lazer ou a trabalho, deverão competir por espaços em aeronaves, quartos de hotéis e mesas em restaurantes. Para escapar das filas nos aeroportos e garantir aqueles dias de descanso (merecidos, afinal), confira 10 dicas infalíveis do especialista. “Ainda é possível se organizar e curtir férias em julho, mesmo sendo um período disputado devido ao recesso escolar. Até mesmo quem viaja a trabalho consegue aproveitar os momentos de descanso e emendar o fim de semana em lugares interessantes. Para isso, o essencial é se organizar o quanto antes”, ressalta o executivo da VOLL.
1 – Planeje para antecipar a compra das passagens com cerca de três semanas antes da data da viagem. Por exemplo, em uma ponte aérea saindo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a mesma passagem aérea pode ter aumento de mais de 200% se, ao invés de comprada com 20 dias de antecedência, ela for adquirida apenas 3 dias antes;
2 – Teste turnos diferentes para a mesma viagem. O preço pode variar se a viagem for logo no início da manhã ou no meio da tarde, por exemplo;
3 – Teste também mudar para um dia antes ou depois para partida e chegada, para a mesma viagem, quando possível;
4 – Avalie ainda opções diferentes de aeroportos. Um exemplo é Maragogi, em Alagoas. A cidade do litoral nordestino está praticamente à mesma distância tanto do aeroporto de Maceió (124km), capital do mesmo estado, quanto de Recife (130km), capital do estado vizinho Pernambuco;
5 – Programe-se para chegar com prazo maior que o habitual no aeroporto ou na rodoviária, pois o trânsito nessas regiões durante a alta temporada são mais intensos;
6 – Antecipe seu check in para evitar filas nos aeroportos. Atualmente é muito comum a disponibilização desse recurso que pode economizar muitos minutos de pé esperando para validar sua passagem;
7 – Se for precisar de transfer, pesquise companhias com referência ou, caso não tiver a quem perguntar, consulte uma agência de viagens. Em alguns casos, há hotéis que oferecem transfer gratuitamente;
8 – Já se sua viagem for de carro próprio, faça uma revisão antes em uma concessionária ou oficina mecânica de confiança, para evitar gastos inesperados e acima do preço normal com reparo durante a viagem;
9 – O seguro viagem é fundamental. Não tente economizar com esse item, pois a falta dele poderá fazer com que um pequeno imprevisto torne-se um grande problema durante o passeio;
10 – No caso do viajante corporativo, a empresa que tem em mãos ferramentas modernas, como plataformas que ofereçam recursos arrojados, terão com certeza mais chances de economizar, pois por meio delas é possível ter comparativos de preços, mais agilidade e transparência no processo de reservas;
A VOLL é impulsionadora da revolução no mercado de gestão de viagens corporativas na América Latina. A TMC une tecnologia, atendimento premium e customização da jornada de viagem e de gestão para simplificar as experiências dos profissionais das grandes empresas nacionais e globais. Inovando dentro do segmento, a VOLL oferece de forma exclusiva um módulo de gestão avançada de despesas corporativas, permitindo que em um único app seja feita toda a organização da viagem, da compra de passagens aéreas até a gestão dos custos de alimentação, combustível, estacionamento, entre outros.
Hoje, os mais de 800 mil usuários do app VOLL são atendidos 24/7, via canais diversos e em três idiomas (português, inglês e espanhol), por uma equipe especializada distribuída por todo o território nacional. Dentre seus clientes, destacam-se Banco Itaú, XP, Localiza, Nubank, CPFL Energia, iFood, Vitru Educação, Grupo Santa Cruz e Andrade Gutierrez. Saiba mais sobre a VOLL em www.govoll.com.