Encontro da Associação Brasileira de Motéis e empresários do setor com a Japan Leisure Hotel Association abriu novos horizontes sobre a gestão dos motéis no País
Entre os dias 31 de outubro e 13 de novembro, diretores da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) e empresários do setor moteleiro viajaram ao Japão para participar do “Em Busca dos Melhores Motéis do Mundo”. Organizado pelo Guia de Motéis e pela LHG Hospitalidade, o projeto, que está em sua terceira edição tem como objetivo entender como funciona o setor de motéis em países que são players relevantes da motelaria global e trazer tendências, novidades e insights para os motéis do Brasil.
Dentre os diversos compromissos agendados para o grupo de 19 pessoas, no dia 05 de novembro ocorreu o grande evento oficial da viagem. Os brasileiros se reuniram com empresários japoneses do setor na Japan Leisure Hotel Association, associação que no ano passado completou 50 anos.
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Embora ela exista há cinco décadas e o Japão seja o berço da motelaria mundial, segundo a Japan Leisure Hotel Association, o número de Love Hotels diminuiu ao longo dos últimos anos. Para se ter ideia, passou de 10 mil para 5,2 mil, uma redução de quase 50%. “Em 2011, uma política imposta pelo governo do Japão limitou a atuação dos Love Hotels, como são conhecidos os motéis aqui, que obrigou a associação a adotar um novo conceito, e hoje o principal trabalho da associação é consolidar a posição do setor”, explica a presidente executiva da ABMotéis, Larissa Calabrese, que participou do encontro.
Estrutura
O número de motéis existentes no Brasil e no Japão é similar: enquanto aqui são 5,5 mil, lá são 5,3 mil e para que se organizem melhor, a associação japonesa se divide em seis blocos para organizarem workshops e reuniões. Segundo Larissa, dentre os principais objetivos da atual diretoria estão o melhor entendimento e colaboração entre os membros, assim como melhorar a posição social da indústria de hotéis. “Outro ponto interessante é que a associação é dividida em três comissões: colaborativa; administrativa, que trata da relação com o governo, e a de serviços, que pensa em produtos para a melhoria do setor”, comenta Felipe Martinez, sócio da LHG e diretor conselheiro da ABMotéis.
Durante a reunião, os japoneses abordaram diferentes temas, como o marketing, que atualmente é trabalhado no “boca a boca” e pouco divulgado nas redes sociais, principalmente o Instragram. “O governo proíbe a promoção de motéis em revistas e mídias maiores, como TV e rádio. Por conta disso, a associação está se mobilizando para derrubar essa proibição, trabalhando a imagem dos Love Hotels com suítes mais cleans e sofisticadas, muito parecidas com as que temos no Brasil, com a chegada da Nova Motelaria”, relata Larissa, ao contar que o primeiro motel (Love Hotel) no Japão foi construído em 1965 e que entre 1980 e 1985, os Love Hotels atingiram o auge. Mas, em 1990 muitos começaram a ter dificuldade em continuar operando até que em 2011, com a nova política imposta, o número de motéis no país caiu drasticamente. “As limitações impostas pelo governo foram em diferentes frentes, como a arquitetura, por exemplo. O banheiro e a área do chuveiro precisaram ser separadas e sem qualquer tipo de visibilidade, e o quarto também não pode ter espelho no teto.”
Com a dificuldade em cumprir essas regras, a saída encontrada pelos empresários japoneses foi investir em amenities, produtos ofertados aos hóspedes em forma de kits contendo produtos e fragrâncias únicas ou outros serviços que tragam essa sensação de bem-estar. No entanto, nove anos depois, com a pandemia da COVID 19, a situação ficou ainda mais difícil e a associação segue no trabalho de reerguimento do setor.
Segundo a presidente executiva da ABMotéis, mesmo com as atuais dificuldades, é possível extrair muito do modelo de gestão japonês, assim como dos Love Hotels que estão sendo visitados. “A disciplina e a organização japonesa, no caso da associação, merecem ser destacadas, assim como a tecnologia e o design que estamos encontrando a cada suíte visitada. Voltaremos ao Brasil cheio de novidades”, finaliza Larissa. Como forma de agradecimento, a ABMotéis ofereceu uma placa à associação japonesa.
Acompanhe como foi a viagem ao Japão pelos perfis do MotelCast (@motelcast), da LHG (@lhg.hospitalidade) e da ABMotéis (@abmoteis).
Sobre a ABMotéis
A Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) é a única representante do setor moteleiro no Brasil e possui mais de 515 motéis associados. A entidade conta com diretores presentes em 17 estados e no Distrito Federal. Sua missão é trabalhar pela profissionalização do setor com o objetivo de valorizar o motel como um meio de hospedagem seguro para casais que buscam lazer e entretenimento.