19.3 C
São Paulo
sábado, abril 19, 2025
spot_img

Dia Mundial do Café: Conheça os melhores destinos para viajar e dicas para aproveitar o melhor da bebida

Franklin David e Vitor Vianna, apreciadores da iguaria e apresentadores do programa Aventureiros, revelam os principais locais, no Brasil e no exterior, para vivenciar experiências autênticas e imersivas no universo dos cafés

Na próxima segunda-feira, 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café, data que tem o intuito de homenagear a bebida que conquista diversos paladares mundo afora e que traz também a oportunidade de conhecer ainda mais sobre o grão, que virou tradição no dia a dia dos amantes do café. Independente do lugar, sempre há uma oportunidade de viajar, conhecer novos destinos e, ainda, aprender mais sobre a cultura local e o café típico da região. Há, inclusive, diversos destinos voltados para explorar o grão, dentro ou fora do Brasil. “Viajar para lugares típicos de cafés oferece uma experiência sensorial completa, que mistura tradição, sabores e paisagens inesquecíveis e promove histórias inesquecíveis”, conta Franklin David, apresentador do programa Aventureiros e amante de café.

“O turismo do café é uma imersão cultural. Mais do que visitar cafeterias ou plantações, é possível entender como o grão influencia a história, a economia e o estilo de vida de cada região. É uma forma de viajar com todos os sentidos”, explica Vitor Vianna, turismólogo, apresentador do programa Aventureiros e também apreciador nato do café. Pensando, então, no que a data representa e em todos que amam café e desejam entender ainda mais sobre o grão ao viajar e conhecer novos lugares, os Aventureiros listaram alguns destinos e dicas para vivenciar experiências únicas com o café. Confira, a seguir:
1. Explore os diferentes cafés do Brasil

Nem todo café está fora do país. Muito pelo contrário, o Brasil não é apenas um dos maiores produtores do mundo, como também um dos destinos mais ricos em histórias, sabores e tradições ligadas ao grão. “Gostamos muito dos hotéis fazenda que encontramos no interior dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Neste último, inclusive, tem uma cidade chamada “Alto Caparaó”, famosa por sua produção de café, onde podemos acompanhar de perto todo o processo até ele chegar à mesa das pessoas”, explica Vianna.

 

2. Conheça o café da África do Sul

Muito além dos safaris, vinhos e paisagens exuberantes, a África do Sul também reserva uma surpresa aromática para os apaixonados por café. O país vem conquistando espaço no mapa mundial da bebida, com cafeterias criativas, torrefações locais e produções artesanais que valorizam a qualidade e a identidade do grão. “O café da África do Sul é um dos melhores, sem dúvidas, forte e muito saboroso. Ninguém imagina que o país é tão rico na produção de café. Para ter ideia, em 2023, a África do Sul produziu 10,8 milhões de sacas de café especial, 30,6 milhões de sacas de café superior e 130,7 milhões de sacas de café tradicional”, pontua David.
3. Faça passeios em fazendas de café

Os passeios por fazendas de café oferecem uma imersão completa no universo do grão, desde o cultivo, até a colheita e a torra. Em meio às paisagens, é possível conhecer de perto o trabalho dos produtores, descobrir curiosidades sobre a produção artesanal e degustar cafés fresquinhos direto da origem. “No interior dos estados do sudeste, por exemplo, podemos encontrar vários passeios em fazendas, ótimos para ir em família. São destinos ótimos para passar um fim de semana, sem comprometer a agenda de trabalho de segunda à sexta”, ressalta Vitor.

 

4. Aproveite o melhor das cafeterias locais

Pelo Brasil e pelo mundo, é possível encontrar cafeterias que surpreendem tanto pelo aroma quanto pelo ambiente. “Tenho um carinho especial pelas cafeterias de gato, pois elas unem duas coisas que amo e que muitas pessoas também amam. Aqui no Brasil, tem a “Gato café”, que é maravilhosa. Outro lugar que amo parar para tomar um cafezinho é em Paris, na França. Arrumo qualquer desculpa só pra fazer uma parada estratégica em uma cafeteria de lá. Elas têm uma atmosfera incrível e dá vontade de ficar ali batendo papo por horas e vendo tudo acontecer”, comenta Franklin.

 

5. Não se engane com cafés famosos

A popularidade de uma marca ou destino nem sempre garante a melhor experiência quando se trata de café. Em muitos casos, cafeterias investem mais na estética do que no sabor, e algumas regiões, apesar da fama, podem surpreender de maneiras inesperadas. “Um exemplo disso foi nossa visita à Colômbia, onde esperávamos uma experiência excepcional com o café local. No entanto, ao prepararmos um dos cafés mais renomados da região, percebemos um aroma bastante peculiar, diferente do esperado”, comenta o turismólogo. “Já na Turquia, descobrimos que, apesar da forte tradição no preparo do café turco, o país não possui produção própria em larga escala, utilizando grãos importados, muitas vezes brasileiros. O diferencial está na técnica de preparo, que preserva a borra no fundo da xícara, um costume que também está associado à leitura da borra”, finaliza Franklin.

 

Sobre Franklin David
Natural de Botuporã (BA), no interior da Bahia, o apresentador de TV Franklin David deu início à sua carreira em São Paulo como modelo, sendo o primeiro rosto masculino da marca John John no Brasil, lugar esse que depois foi ocupado pelo astro americano Zac Efron. Do mundo da moda, o jornalista passou a fazer parte do elenco de grandes programas da RedeTV!, como TV Fama, Manhã Maior, com quadro “Momento Fama”, e Tricotando. O modelo também já foi eleito o Homem Mais Sexy do país, em 2014. Atualmente, é apresentador do programa “Aventureiros” e sócio da agência de viagens Aventureiros, ao lado de Vitor Vianna. Além disso, o apresentador soma em suas redes sociais mais de 1 milhão de seguidores com seus conteúdos de viagens, moda e lifestyle.

Sobre Vitor Vianna

Nascido em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Vitor começou a carreira como professor de educação física. Mas como tinha outras paixões, entrou também para o Jornalismo e, em seguida, formou-se como turismólogo. Em 2005, fundou sua própria agência de viagens, a Agência Aventureiros, que nasceu com o intuito de fomentar o turismo na cidade do Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, a agência expandiu suas possibilidades, incluindo destinos nacionais e internacionais. A partir de 2020, após o apresentador de TV Franklin David entrar em sociedade, a Agência Aventureiros passou a trabalhar em seu grande diferencial: deixou de lado o turismo em massa e passou a oferecer algo mais intimista e personalizado para os clientes em suas viagens, com mais qualidade e um turismo mais atrativo.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias