Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta combinações para extrair o melhor dessa apetitosa data
Harmonizar sabores é uma arte, ainda mais quando o prato em questão for doce – espumante, vinho e chocolate, por exemplo. Tradicionais na Páscoa, eles comungam de propriedades admiradas à mesa e, ao contrário do que muitos pensam, quando combinados, dão match! Para isso, claro, é necessário saber qual tipo de chocolate casa melhor com determinado variedade de vinho, de modo que, por semelhança ou contraste, eles se complementem.
O sommelier André Luís Rech, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, indica seis combinações perfeitas para serem testadas. As variações incluem lançamentos da marca como o vinho VG Tannat e os espumantes Garibaldi Prosecco Rosé SWEET e Garibaldi Moscato Zero Álcool Rosé, que fazem dobradinha com chocolate meio amargo, com chocolate branco e com fondue de chocolate ao leite com morangos, respectivamente. Além desses, compõem as dicas o espumante Garibaldi Chardonnay, em casamento com o chocolate ao leite, o vinho Granja União Merlot, dividindo as atenções com o chocolate 60%, e o vinho Garibaldi Chardonnay formando parceria com uma deliciosa trufa de maracujá.
Vinho Garibaldi VG Tannat + chocolate 85%
Os chocolates mais amargos, com maior concentração de cacau, são ideias para harmonizar com vinhos tintos mais encorpados, como o caso do VG Tannat. Por conta do tempo em que permaneceu em contato com madeira, apresenta características de frutas maduras, especiarias, cacau e café. “Essa complexidade, quando combinada na boca com o chocolate, traz potência e uma sensação de sabores que surpreende quem degusta”, diz o sommelier.
Vinho Granja União Merlot + chocolate 60%
Para essa harmonização, um vinho tinto mais leve. O Granja União Merlot não tem passagem por madeira, fazendo com que estabeleça uma ótima dobradinha com esse chocolate amargo. “O vinho realça as características do chocolate 60%, criando uma característica em boca que remete a equilíbrio”, ressalta Rech.
Espumante Garibaldi Chardonnay + chocolate ao leite
Agora que você viu que chocolate e vinho combinam, sim, é hora de saber que essa máxima vale também para os espumantes. “Se estamos degustando um chocolate ao leite, que tem menor concentração de cacau, e um pouco mais de untuosidade, a dica é um espumante seco”, explica Rech. “O Garibaldi Chardonnay traz complexidade, acidez e limpa as papilas gustativas, deixando um gostinho de desejo pelo próximo pedaço”, continua o especialista.
Espumante Garibaldi Prosecco SWEET + chocolate branco
O chocolate branco tem maior quantidade de gordura. A indicação é harmonizar com espumantes – clássicos ou não. Para os amantes do chocolate branco, a dica é harmonizar com o equilíbrio do Prosecco Rose SWEET. “Sendo um Demi-Sec, ele tem uma menor quantidade de açúcar, mas acidez presente que alinha em todos os sentidos gustativos os sabores, limpando as papilas, criando uma experiência inigualável”, avalia o sommelier.
Garibaldi Moscato Zero Álcool Rosé + fondue e morango
Para essa proposta, Rech sugere fazer um fondue de chocolate ao leite e morangos e convidar até quem não pode ou prefere não consumir álcool para experimentar a sobremesa com o Moscato Zero Álcool Rosé. “Casadas, as características de frutas vermelhas, acidez, dulçor e leveza do zero álcool o casamento com o morango traz uma harmonia perfeita em boca”, diz Rech, que também indica um ganache de chocolate ao leite gelado em substituição ao fondue.
Vinho Branco Chardonnay + mouse de maracujá
Que tal harmonizar sobremesas à base de chocolate com vinho? Pensando nisso, um mousse de maracujá com ganache de chocolate branco combinaria muito bem com o vinho Garibaldi Chardonnay. “Essa junção é uma explosão de sabores. O cítrico do maracujá casa com a acidez alta do vinho Chardonnay, e a untuosidade e o dulçor da mousse surpreendem quando experimentados juntos em boca”, diz o sommelier.
Dica bônus: para as crianças, vale combinar o lanche recheado de chocolate com o suco de uva integral, agregando seus nutrientes e benefícios para a saúde.