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sábado, junho 7, 2025
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GOL Conclui Processo de Reestruturação Financeira nos Estados Unidos e inicia nova fase como uma Companhia Mais Forte e Competitiva

Com novos recursos, a aérea transforma desafio em força e ativa sua essência de ser simples e eficiente para alavancar a aviação no Brasil

São Paulo, 06 de junho de 2025 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (B3: GOLL4) (“Companhia” ou “GOL”), uma das principais companhias aéreas do Brasil, vem comunicar que concluiu com êxito sua reestruturação financeira e de suas controladas, nos termos do Chapter 11 do U.S. Bankruptcy Code, e encerrou o procedimento judicial supervisionado pelo U.S. Bankruptcy Court for the Southern District of New York.

“Nos seus mais de 20 anos de história, a GOL – companhia aérea precursora do segmento de baixo custo na América Latina – transformou o mercado de aviação latino-americano. Com a conclusão do nosso processo de reestruturação financeira, estamos prontos para avançar no propósito de ‘Ser a Primeira para Todos’,” afirmou Celso Ferrer, CEO. “Hoje somos significativamente mais fortes. Racionalizamos nossa frota, otimizamos nossos custos, redesenhamos nossa rede, aprimoramos nosso foco operacional e impulsionamos nossa eficiência administrativa, o que, apoiado em uma sólida preferência do cliente, demanda robusta e um plano de cinco anos que trará mais investimentos na experiência do cliente, bem como novas rotas, nos permitirão continuar a impulsionar nosso sucesso. Estamos prontos para aproveitar as oportunidades que vemos no horizonte.”

“Graças ao trabalho árduo de centenas de pessoas, alcançamos o que nos propusemos a realizar quando entramos neste processo no ano passado”, continuou Sr. Ferrer. “Agradeço aos nossos colaboradores, clientes, lessores e nossos parceiros financeiros – especialmente a Abra, nossa maior acionista – pelo apoio durante todo esse processo, que foi fundamental para o nosso sucesso”.

Com a entrada em sua nova fase, a GOL está preparada para seguir ampliando sua posição de liderança na aviação latino-americana, com base em:

  • Situação financeira fortalecida: Após levantar US$ 1,9 bilhão em financiamento de saída durante o processo judicial e quitar integralmente seu financiamento DIP, a GOL agora segue com uma posição de liquidez robusta de aproximadamente US$ 900 milhões, alavancagem significativamente reduzida de 5,4x e alavancagem líquida projetada inferior a 3x até o final de 2027. Com balanço reforçado, a GOL está bem-posicionada para investir ainda mais na experiência do cliente e na expansão da malha.
  • Programa de fidelidade líder: A Smiles, plataforma de fidelidade da GOL, celebrou, em 2024, 30 anos de uma trajetória sólida, a unidade de negócio atingiu a marca de 24 milhões de clientes e alcançou o maior faturamento de sua história com 5,3 bilhões de reais.
  • Maior pontualidade e posição de mercado sólida: Em 2024, a GOL foi a companhia aérea mais pontual do Brasil e transportou 30 milhões de passageiros em 65 destinos domésticos e 16 internacionais.
  • Malha aérea em expansão com apoio de parcerias globais sólidas: A GOL está bem-posicionada para empregar sua capacidade reconstruída no mercado doméstico e internacional, aproveitando sua forte presença em hubs estratégicos no Brasil. Suas parcerias globais permitem ampliar serviços de forma lucrativa para rotas novas ou pouco atendidas.
  • Suporte da Abra: O compromisso renovado do Grupo Abra, um dos principais grupos de companhias aéreas da América Latina – com investimentos na Avianca, GOL e Wamos – fornece know-how significativo, suporte financeiro e sinergias operacionais e financeiras. A cooperação com outras companhias aéreas da Abra permitirá que a GOL forneça aos clientes conectividade aprimorada, ofertas de produtos novos e inovadores e maiores oportunidades e benefícios do programa de passageiro frequente.
  • Operação Logística: A GOLLOG – unidade logística da GOL líder de market share com 36% de participação -, pela primeira vez na história, superou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento anual, conquistando um crescimento de 32% vs 2023
  • Frota padronizada e modernizada de Boeing 737: Em 2024, a GOL revisou mais de 50 motores e segue no caminho para ter toda a frota em operação até o primeiro trimestre de 2026. A companhia também segue expandindo sua capacidade, com a entrega prevista de cinco aeronaves Boeing 737 MAX em 2025.

Nos termos dos poderes conferidos ao Conselho de Administração pela Assembleia Geral Extraordinária realizada em 30 de maio de 2025 (“AGE”), no contexto do aumento de capital da Companhia por meio da capitalização de créditos aprovado na AGE (“Capitalização”), o Conselho de Administração, em reunião realizada nesta data, verificou o valor dos referidos créditos em moeda local e deliberou que a Capitalização totaliza R$ 12.029.337.733,91, com a emissão, pela Companhia, de 8.193.921.300.487 ações ordinárias e 968.821.806.468 ações preferenciais.

  • Nos termos da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (“Lei das S.A.”), os acionistas da Companhia terão direito de preferência na subscrição das ações emitidas no âmbito da Capitalização, nos termos do artigo 171, parágrafo 2º, da Lei das S.A. (“Direito de Preferência”). Para mais informações sobre a Capitalização, incluindo os termos, procedimentos e condições para o exercício do Direito de Preferência, consultar o aviso aos acionistas divulgado nesta data, em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
  • Como resultado da Capitalização, Abra Group Limited controla a Companhia e, a partir desta data, detém, direta ou indiretamente, aproximadamente 80% da totalidade das ações ordinárias e preferenciais de emissão da GOL (sujeita à variação resultante do exercico do Direito de Preferência pelos outros acionistas da Compania, se aplicável).
  • Em virtude da operacionalização do Direito de Preferência, nos termos e condições da Capitalização, a partir de 12 de junho de 2025, as ações de emissão da Companhia, além de passarem a ser negociadas “ex-Direito de Preferência”, passarão a ser negociadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”) com novo fator de cotação (R$ por 1.000 ações), novo lote padrão de negociação (1.000 ações), novos códigos de negociação e novos códigos ISINs, conforme destacados abaixo:

o   GOLL53 – Ações Ordinárias | ISIN : BRGOLLA01OR8

o   GOLL54 – Ações Preferenciais | ISIN : BRGOLLA01PR5

  • Os códigos GOLL3 e GOLL4 serão transformados automaticamente em GOLL53 e GOLL54, respectivamente, os quais terão fator de cotação e lote padrão de negociação de 1.000 ações.
  • A negociação com os Direitos de Preferência na B3, que se iniciará em 12 de junho de 2025, também se dará por meio de lote padrão de negociação de 1.000 direitos e com fator de cotação de R$ por lote de 1.000 direitos.
  • Os bônus de subscrição de emissão da Companhia, que negociam sob o código GOLL13 serão, a partir de 12 de junho de 2025, automaticamente convertidos em GOLL80 (ISIN BRGOLLN04PR2) e passarão a ser negociados em lotes de 1.000 e com fator de cotação de R$ por lote de 1.000 bônus. Os termos e condições de exercício dos bônus de subscrição permanecem aplicáveis de acordo com o previsto na reunião do Conselho de Administração que aprovou a respectiva emissão.

Adicionalmente, a Companhia informa que o Conselho de Administração aprovou a extinção do Comitê Independente Especial da Companhia, por entender que suas funções foram devidamente cumpridas.

Por fim, a Companhia destaca que, na presente data, os Srs. Ricardo Constantino e Paul Stewart Aronzon apresentaram renúncia aos seus cargos no Conselho de Administração, bem como o Sr. Manuel José Irarrázaval Aldunate foi nomeado como membro do Conselho de Administração. Em razão da renúncia do Sr. Ricardo Constantino, o Sr. Antonio Kandir foi nomeado como novo Vice-Presidente do Conselho de Administração.

Celso Ferrer, CEO da GOL (Victor Affaro/Divulgação GOL)

Boeing 737 MAX 8 da GOL (Divulgação/GOL)

Assessores

No contexto de sua reestruturação, a GOL contou com a assessoria jurídica do escritório Milbank LLP, com a Seabury Securities, LLC como assessora financeira, banco de investimentos e agente líder na colocação dos títulos de saída de US$ 1,9 bilhão, com o BNP Paribas Securities Corp. como bookrunner (B&D) e agente de colocação dos títulos, e com a AlixPartners, LLP como assessora financeira. No Brasil, o escritório Lefosse Advogados atuou como assessor jurídico da GOL.

 

Abra contou com a assessoria jurídica de Wachtell, Lipton, Rosen & Katz e de Rothschild & Co como assessor financeiro, no âmbito da reestruturação da Companhia. Adicionalmente, Pinheiro Guimarães atuou como assessor legal da Abra no Brasil e Slaughter & May como assessor legal na Inglaterra.

Nota especial sobre declarações prospectivas

Este fato relevante contém certas declarações prospectivas. Declarações que não sejam fatos históricos, incluindo declarações sobre nossas crenças e expectativas, são declarações prospectivas. As palavras “irá”, “manter”, “planeja” e “pretende” e expressões similares, conforme se relacionam à GOL, destinam-se a identificar declarações prospectivas. Tais declarações refletem as visões atuais da administração e estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas. As declarações são baseadas em muitas premissas e fatores, incluindo condições econômicas e de mercado gerais, condições do setor e fatores operacionais. Quaisquer alterações em tais premissas ou fatores podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes das expectativas atuais. Não se deve depositar confiança indevida em tais declarações. As declarações prospectivas são válidas apenas para a data em que são feitas.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A

A GOL é uma das principais companhias aéreas do Brasil e faz parte do Grupo Abra. Desde sua fundação em 2001, a Companhia tem o menor custo unitário na América Latina, democratizando o transporte aéreo com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”. A GOL tem alianças com a American Airlines e a Air France-KLM e disponibiliza aos Clientes mais de 60 acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. A GOL tem ainda o programa de fidelidade Smiles e a GOLLOG para transporte de cargas, que atende diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com 14,5 mil profissionais altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 139 aeronaves Boeing 737. As ações da Companhia são negociadas na B3 (GOLL4). Para mais informações, visite www.voegol.com.br/ri.

Sobre a Abra:

A Abra, uma empresa sediada no Reino Unido, é um dos grupos de transporte aéreo mais competitivos da América Latina. Ela reúne as icônicas marcas Gol e Avianca sob uma única liderança e um investimento estratégico na Wamos Air, ancorando uma rede de companhias aéreas que tem um dos menores custos unitários em seus respectivos mercados, programas de fidelidade líderes em toda a região (LifeMiles e Smiles) e outros negócios sinérgicos. Além disso, a Abra tem uma dívida conversível que representa um investimento de participação minoritária na Sky Airline do Chile. O Grupo consolida uma equipe de cerca de 30.000 profissionais de aviação altamente qualificados e uma frota de mais de 300 aeronaves, com voos regulares servindo 25 países e mais de 150 destinos. A Gol é uma das principais companhias aéreas do Brasil, operando uma frota padronizada de 138 aeronaves Boeing 737 e conta com 13.900 profissionais altamente qualificados. A Avianca, a segunda companhia aérea mais antiga do mundo, opera com mais de 140 aeronaves de passageiros A320 e B787, além de 7 aeronaves de carga, e tem mais de 14.000 funcionários. Por fim, a Wamos Air é líder na Europa em operações ACMI de fuselagem larga, operando 13 aeronaves de passageiros A330. Para obter mais informações, acesse www.abragroup.net

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