Home » DESTAQUES » ABIH-RJ divulga a ocupação nos feriados de Tiradentes e São Jorge na capital e no interior

ABIH-RJ divulga a ocupação nos feriados de Tiradentes e São Jorge na capital e no interior

A ABIH-RJ divulgou nesta sexta-feira, dia 17, a previsão de ocupação hoteleira para a capital do estado nos feriados de Tiradentes e São Jorge.

No feriado de TIRADENTES (DE 17 A 21/04/2015 – SEXTA À TERÇA), a média geral de ocupação registrada é de 59%, até o momento. A Zona Sul lidera o ranking, com 75,56% nos bairros do Leme e Copacabana, e 71,5% em Ipanema e Leblon. Os hotéis 5 estrelas obtiveram as melhores médias, com uma taxa aproximada de 72% nessa região.

No feriado estadual de SÃO JORGE (DE 23 A 26/04/15 – QUINTA A DOMINGO), não foi registrado incremento na ocupação hoteleira da capital. A média geral da cidade ficou em 44,09%. Os bairros do Leme e Copacabana lideram com 55,45%, seguidos por Flamengo e Botafogo, com 47,43%. Para o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, o desempenho ficou dentro do esperado. “O feriado de São Jorge, por ser estadual, tem a particularidade de não atrair visitantes de outros estados. Além disso, temos um mês atípico com três feriados em datas próximas, o que naturalmente dilui a demanda, e diminui a ocupação corporativa”, comenta Alfredo.

ABIH-RJ DIVULGA OCUPAÇÃO NOS FERIADOS DE TIRADENTES E SÃO JORGE NO INTERIOR DO ESTADO

Regiões, como a Costa Verde, já contam com 90% de reservas para o período. Segundo Secretaria Estadual de Turismo aumento da procura no interior se deve também à alta do dólar

No feriado de TIRADENTES (DE 17 A 21/04/2015 – SEXTA À TERÇA), a média geral de ocupação registrada nos destinos do interior do estado é de 79,64%, até o momento. Os destinos de praia, como Costa Verde e Região dos Lagos, estão liderando a procura, com média de 90%. O Vale do Café, que recebe neste período o evento Café, Cachaça e Chorinho, já registra 85% dos quartos vendidos. Na região Serrana, o índice é de 55%.
Já no feriado de SÃO JORGE (DE 23 A 26/04/15 – QUINTA A DOMINGO), os destinos do interior registram média de 66,07% dos quartos vendidos. A Costa Verde lidera a procura, com ocupação de 79, 5% até o momento, seguida pela Região dos Lagos (70,5%), Vale do Café (66,5%) e Região Serrana (50%).
“Temos um mês bastante particular, com três feriados, o que acaba por diluir a demanda. O bom desempenho da hotelaria no interior do estado é bastante influenciado pela presença dos turistas do próprio estado e capital, que representam até 80% do público. Esta situação será mais fortemente observada no feriado de São Jorge. Além disso, eventos como o Café, Cachaça e Chorinho, no Vale do Café, incrementam pontualmente a ocupação e atraem visitantes”, comentou o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

Para o secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, a alta do dólar é um dos fatores responsáveis pelo aumento do turismo de curta distância. “A boa notícia é que as pessoas não estão deixando de viajar por conta da alta do dólar. Porém, os roteiros passaram a ser de regiões mais próximas de suas bases. Com isso, o interior do estado tem recebido um aumento expressivo de visitantes nos feriados e finais de semana. O estado está promovendo uma importante campanha no sentido de promover os municípios do interior junto aos cariocas e aos turistas que vêm à cidade do Rio. Em paralelo, estamos realizando uma série de ações e seminários nestas regiões, a fim de ampliar a qualidade de seus serviços e equipamentos turísticos”, explica o secretário Nilo Sergio.