Home » Eventos » ABMotéis marca presença no Equipotel 2023 com pesquisa e palestras sobre o setor moteleiro

ABMotéis marca presença no Equipotel 2023 com pesquisa e palestras sobre o setor moteleiro

Entidade destaca expansão do setor na economia e novas perspectivas das experiências de motéis

Pelo décimo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) participou de um dos eventos mais importantes do setor de hospitalidade do Brasil, a Equipotel, realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, inovações no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reuniu profissionais renomados, empresas líderes e foi o ponto de encontro para quem trabalha na indústria de hotelaria, motéis, restaurantes, resorts, e demais setores relacionados.

Durante os quatro dias de evento, a ABMotéis marcou presença com um estande, chamado Motel Xperience, fruto da colaboração entre a entidade e o Guia de Motéis. O Motel Xperience foi um espaço elaborado para a disseminação de conteúdos com foco na educação dos empresários, com o objetivo de proporcionar uma imersão em temas essenciais para o setor da motelaria. Durante os quatro dias do evento, nomes como Rafa Brites, Max Gehringer e Caito Maia compartilharam um pouco de suas experiências e conhecimentos no palco do estande.

No primeiro dia, a influenciadora gaúcha, Rafa Brites, ressaltou que “o motel é um lugar para criar memórias e viver momentos de diversão”. Ela ainda contou um pouco da relação que seus pais têm com motéis: “Meus pais são casados há 56 anos, sempre frequentaram motéis e eu, quando criança, brincava com os amenities (mini sabonetes e toucas de banho) no banheiro da minha mãe. Na adolescência, eu entendi o que era”.

No segundo dia, Max Gehringer, comentarista da Rádio CBN, comentou sobre a evolução dos motéis e a quebra de paradigmas da época dele para os dias atuais. De acordo com ele, antes, os donos dos motéis eram vistos com um certo preconceito e, hoje, os moteleiros são vistos como empreendedores. Já no terceiro, Caito Maia, CEO da Chili Beans, também com um viés empreendedor, destacou que o segredo é criar marcas que os filhos queiram consumir: “Não importa o setor, sempre podemos fazer a diferença. Vocês devem plantar sementes nas novas gerações, para que no futuro, nossos filhos consumam as nossas marcas”.

No último dia do evento, Felipe Martinez, presidente da ABMotéis, comentou sobre as novas perspectivas do mercado moteleiro e as novidades que a entidade trouxe para esta edição do Equipotel, como, por exemplo, uma pesquisa inédita do setor. Felipe evidenciou que “nos últimos cinco anos, o setor também se modernizou, os motéis estão investindo em arquitetura, tecnologia e gastronomia, oferecendo uma experiência mais completa para os clientes”.

Por fim, o presidente da ABMotéis, destacou o crescimento do ramo de motelaria na economia brasileira: “O setor de motéis emprega, diretamente, mais de 250 mil pessoas, sendo majoritariamente formada por mão-de-obra feminina. Entre 2021 e 2022, foram anos de crescimento para a motelaria, novos motéis abriram e o faturamento aumentou, principalmente em cidades do interior”.

Sobre a ABMotéis

Criada há mais de 10 anos, a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) é a única representante do setor moteleiro no Brasil e possui mais de 500 motéis associados. A entidade conta com diretores presentes em 17 estados, além do Distrito Federal. Sua missão é trabalhar pela profissionalização do setor com o objetivo de valorizar o motel como um meio de hospedagem seguro para casais que buscam lazer e entretenimento. Todo ano, a associação promove ações de marketing voltadas para os hóspedes do setor com o intuito de valorizar o motel como meio de hospedagem.