Home » DESTAQUES » Ahorepe elege nova diretoria para o biênio 2016-2018

Ahorepe elege nova diretoria para o biênio 2016-2018

Qualificação do turismo e roteiros integrados estão entre as ações previstas para a nova gestão

A Associação de Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha, Ahorepe, realizou na noite de segunda-feira (7), no Vila Olaria Hotel, a Assembleia Geral que elegeu a Diretoria Executiva e Conselhos Fiscais para o biênio 2016 a 2018. Contando com uma expressiva participação dos associados, a eleição se deu por aclamação a chapa única, aprovada por unanimidade entre os presentes.

A nova gestão tem Cleber Marciel Neumann (Ar Mar Ação Itapocoroy Aventura) como presidente reeleito. Na vice-presidência assume Débora Queirós (Hotel Brasil); Como 1º tesoureiro continua Marcos Caldeira (Pousada Quinta da Baleeira) e como 2º tesoureira assume Vera Souza (Escuna Pirata Capitão Gato); Daphne Keller (Penha Turismo) assume como 1ª secretária e Osmar Vailatti (Pousada Pedra da Ilha) é o novo 2º secretário.

No Conselho Fiscal Efetivo assumem Margarete Sá (Hotel Açoriano e Pousada Bernúncia), Valdirene Melo (Vila Olaria Hotel) e Everaldo Francisco (Pousada Baía dos Corais). No Conselho Fiscal Suplente assumem Kátia Costa (Hotel Itapocorói), Maria Zaine Costa (Hotel Estrela do Mar) e Carlos Eleutério (Pousada Nosso Cantinho).

O presidente reeleito, Cleber Marciel Neumann, apresentou algumas das principais ações realizadas pela Ahorepe durante os dois primeiros anos da gestão a qual esteve à frente. Destacou, entre eles, o Programa de Certificação do Turismo Responsável, lançado em dezembro do ano passado pela Ahorepe e que conta com apoio do Parque Beto Carrero World. O “Selo de Qualidade” vai certificar, na primeira etapa, meios de hospedagem em três categorias, de acordo com os requisitos definidos durante a elaboração do programa, realizado de julho a dezembro. O objetivo do programa é melhorar o gerenciamento das empresas, as instalações e o atendimento ao turista nos hotéis e pousadas, através de treinamentos e auditoria independente. Os hotéis e pousadas certificados terão diferenciais que vão agregar valor e transmitir segurança aos turistas, além de incentivar a regularização de muitos outros estabelecimentos do setor.

A cobrança pelo combate a informalidade será intensificado, sendo uma das principais bandeiras da Ahorepe nos últimos anos, pelo intenso aumento nos estabelecimentos irregulares de hospedagem. Para o presidente Cleber, o fortalecimento da entidade com os novos associados e a estreita parceria com o Parque Beto Carrero World, são alguns fatores que mostram a importância do turismo para a economia e geração de empregos em Penha. Porém, ressalta, é preciso que o turismo seja feito de forma responsável e dentro das leis.

Para os próximos dois anos, novas ações estão previstas para contribuir na melhoria do turismo de Penha, entre elas roteiros integrados de gastronomia, lazer e ecoturismo, para vender a cidade como um destino completo e, assim, movimentar diversos ramos ligados ao setor. Além disso, a Ahorepe participa, através do presidente, como membro no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e no comitê gestor do Projeto Orla, além do Conselho Regional de Turismo da Costa Verde e Mar. O programa “Selo de Qualidade” também deverá ser ampliado aos meios de lazer e gastronomia.