Home » Notícias » Aprovale lança 10 Lotes D.O.V.V., primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem no Brasil

Aprovale lança 10 Lotes D.O.V.V., primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem no Brasil

Varietal Merlot elaborado com a colaboração de 10 vinícolas do Vale dos Vinhedos entra em pré-venda

Vinhos com características únicas advindas do terroir do Vale dos Vinhedos são uma marca da expressividade das vinícolas – e da cultura local – estabelecidas na mais notória região vitícola do país. Agora, essa singularidade ganha um conceito multiplicado. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), em uma ação inédita, mais uma vez mostra seu pioneirismo e coloca em pré-venda um vinho com a genuinidade da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos que concentra, num único rótulo, a expertise de 10 vinícolas.

O 10 Lotes D.O.V.V. Merlot é o primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem no Brasil e, por isso mesmo, um produto repleto de particularidades. Com ele, a Aprovale realça o DNA de seus exclusivos vinhos, celebrando a cepa identitária da D.O. do Vale entre os tintos, a Merlot. O produto reúne frações de vinhos de cada uma das 10 marcas nesse varietal composto de 90% de Merlot e 10% de Cabernet Sauvignon, oriundas de três grandes safras – 2020, 2021 e 2022.

Para tal, cada vinícola participante do projeto contribuiu com uma barrica de seu mais emblemático vinho: Ales Victoria Merlot 2022, Vinícola Almaúnica Merlot 2022, Casa Valduga Merlot 2022, Vinhos Don Laurindo Merlot 2022, Vinhos Larentis Merlot 2022, Miolo Wine Group Merlot 2022, Peculiare Vinhos Únicos Merlot 2020, Pizzato Vinhas e Vinhos Merlot 2022, Vinícola Terragnolo Merlot 2022 e Vinícola Dom Cândido Cabernet Sauvignon 2021.

Aprovado por unanimidade em degustação conduzida pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos, o vinho chega ao mercado para apresentar aos consumidores todas as singularidades da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Em taça, é límpido, apresenta coloração vermelho rubi intenso com traços violáceos. Seus aromas são de média intensidade, com notas de frutas negras, de mentolado, especiarias e pimenta negra. Em boca apresenta-se agradável, com boa intensidade, taninos marcantes e leve secura de boca. Por ser um corte de safras, sendo a mais recente 2022, possui grande potencial de guarda. Tem graduação alcoólica de 14%.

Com produção limitada, apenas 3 mil garrafas serão disponibilizadas para a comercialização pela Aprovale. A pré-venda desse icônico vinho permitirá a reserva do produto por meio do WhatsApp (54) 2209.0018. O vinho será comercializado apenas para pessoas físicas, ao valor de R$ 488 a garrafa – o produto não estará à venda em lojas especializadas ou em supermercados.

Quem adquirir o vinho receberá o 10 Lotes D.O.V.V. Merlot acomodado numa caixa de luxo e acompanhado de material alusivo à Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, valorizando ainda mais o alto nível da produção brasileira, um dos objetivos desse projeto. “O Vale dos Vinhedos se preocupa, há quase 30 anos, com o desenvolvimento da excelência em seus vinhos, contribuindo decisivamente para o reconhecimento internacional que o país tem hoje. O 10 Lotes é mais uma demonstração dessa vocação que temos na Serra Gaúcha, em especial no Vale, berço da primeira D.O. de vinhos e espumantes do Brasil”, lembra o presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi.

Além de reconhecer, promover e valorizar o vinho brasileiro, a Aprovale busca se aproximar ainda mais do conhecedor de vinhos e do público colecionador e investidor, além de renovar o interesse ao enoturismo no Vale. “Com esse movimento, posicionamos a relevância do vinho nacional e fortalecemos o enoturismo na região como palco dessa produção cada vez mais chancelada internacionalmente”, continua Zorzi.

Maior destino enoturístico do país, o Vale dos Vinhedos concentra quase 90 atrativos associados, sendo um terço deles de vinícolas e o restante divididos entre restaurantes, hotéis e pousadas, cafés, entre outras atrações. As vinícolas dispõem de farta ofertas de visitações, todas com algum tipo de degustação de produtos envolvida, atividade essa podendo ser realizada tanto em estabelecimentos familiares como em grandes produtoras.

Serviço

O quê: pré-venda do vinho 10 Lotes D.O.V.V., primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem no Brasil

Quando: pré-venda aberta

Quanto: R$ 488 a garrafa. A venda está limitada a 6 unidades por pessoa física, visando garantir um acesso equitativo aos apreciadores.

Reserva e pré-vendas: WhatsApp (54) 2209.0018

A saber: o 10 Lotes D.O.V.V. Merlot foi elaborado a partir de vinhos das safras 2020, 2021 e 2022 das vinícolas Ales Victoria (Merlot 2022), Almaúnica (Merlot 2022), Casa Valduga (Merlot 2022), Dom Cândido (Cabernet Sauvignon 2021), Don Laurindo (Merlot 2022), Larentis (Merlot 2022), Miolo (Merlot 2022), Peculiare (Merlot 2020), Pizzato (Merlot 2022) e Terragnolo (Merlot 2022)