Home » DESTAQUES » Atlantica Hotels anuncia Edson Koga como novo CFO

Atlantica Hotels anuncia Edson Koga como novo CFO

atlantica

Edson Koga acaba de chegar à Atlantica Hotels para atuar como chief financial officer (CFO), posição que ainda não existia na rede hoteleira. Koga, segundo comunicado, “tem uma sólida experiência no setor bancário brasileiro e, principalmente, experiência com fundos Private Equity”.

“Juntamente com o apoio dos nossos acionistas, foi decidido reforçar a equipe corporativa com a contratação do Edson Koga que assume este papel crucial em nossa organização”, afirma Paul Sistare, presidente e CEO da Atlantica, referindo-se à função estratégica do novo executivo frente ao ambicioso plano de expansão da Atlantica Hotels que inclui a continuidade da incorporação de novos empreendimentos ao portfólio da rede.

Segundo Koga, o mercado hoteleiro no Brasil se difere do mercado financeiro em alguns aspectos. “A hotelaria ainda é fragmentada, tanto que, segundo estudo do BNDES, os 20 maiores grupos hoteleiros detêm cerca de 19% do total dos quartos no mercado, diferentemente do sistema bancário, por exemplo, que se concentra em poucas grandes instituições. Isto representa, portanto, uma oportunidade muito grande de crescimento para as redes hoteleiras por conta dos benefícios em ter um hotel administrado por uma empresa profissional especializada que oferece canais de distribuição, ampla equipe de vendas e marketing e pela robustez do modelo operacional”, afirma o executivo.

“Além dos horizontes da rotina financeira, o CFO passa a liderar a transformação do negócio, sustentando a estratégia e a operação da empresa com processos e informações organizadas para dar suporte aos departamentos-chave nas tomadas de decisão”, enfatiza Koga, acrescentando que “as empresas que estão à frente nesse caminho da transformação financeira apresentam maior crescimento, lucratividade e geração de valor aos acionistas”.

Nos últimos cinco anos, Koga exerceu o cargo de CFO na Suppliercard – companhia de cartão de crédito, com fundos de private equity administrados pelo Pátria Investimentos, associado ao Blackstone e ao grupo Ourinvest, onde permaneceu de 2012 até janeiro deste ano – e na Ideal Invest – instituição de financiamento estudantil que tem, entre outros, o Itaú Unibanco e o IFC do Banco Mundial como acionistas e onde trabalhou de 2010 a 2012.

O executivo atuou também como diretor executivo Financeiro do Banco Ibi, contribuindo com o crescimento significativo da instituição financeira, tanto que mais tarde, o Ibi foi incorporado ao Bradesco. O profissional também trabalhou no Citibank, IBM Brasil e AT Kearney.

Edson Koga é formado em Administração de Empresas com Bacharelado pela Escola de Administração de Empresas da Faculdade Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e tem MBA pela Walter A. Haas School of Business da Universidade da Califórnia – Berkeley, nos Estados Unidos.