Home » DESTINOS TURÍSTICOS » Carmel Cumbuco: O paraíso do KiteSurf

Carmel Cumbuco: O paraíso do KiteSurf

A praia de Cumbuco, no Ceará, é reconhecida internacionalmente como um dos melhores spots do mundo para a prática de kitesurf. A água sempre em temperatura agradável, os ventos constantes, o mar calmo e a ausência de animais e rochas, faz do local um paraíso para os praticantes do esporte. Para quem não conhece, o kitesurf é um esporte aquático praticado com uma pipa (chamada de kite) e uma prancha. O atleta fica em cima da prancha, com o kite preso na cintura e, impulsionado pelo vento, desliza pela água. Um esporte relativamente recente, mas que cresceu muito nos últimos anos e ganhou muitos adeptos, no Brasil e no mundo.

Os hóspedes do Carmel Cumbuco, no Ceará, têm esse cenário idílico na ponta dos dedos, já que o resort está localizado na praia de Cumbuco. E para aproveitar o potencial esportivo da praia ao máximo, o Carmel Cumbuco oferece aulas de kitesurf regularmente.

Alexandre Barth é praticante do kitesurf há mais de 14 anos e foi um dos primeiros a começar a ensinar o esporte no Brasil. Em 2016, foi um dos atletas escolhidos para carregar a tocha Olímpica em sua volta pelo Brasil, antes da abertura das Olímpiadas no Rio de Janeiro. Hoje é consultor exclusivo do Carmel Cumbuco e ensina a prática do kitesurf aos hóspedes do resort. Alexandre não se detém a orientar sobre as técnicas necessárias para se equilibrar na prancha, mas também transmite sua paixão e entusiasmo com o esporte.

Aulas de kitesurf no hotel

São diversos pacotes oferecidos pelo Carmel Cumbuco para quem quer praticar kitesurf, desde iniciantes até os experts. Quem busca o primeiro contato com o kitesurf pode optar por aulas pontuais para aprender um pouco sobre a técnica do esporte e sentir a gostosa sensação de voar sobre as águas, na companhia do instrutor. Aqueles que querem um treinamento mais intensivo podem se inscrever no pacote de 4 dias, que inclui uma média de nove horas de aula, e passa pelos elementos principais da prática do kitesurf. Para os novatos, uma primeira instrução na areia é essencial, com orientações sobre os ventos, as correntes e sobre como manejar o equipamento. Já na água, os alunos aprendem a controlar o kite, a manter a angulação correta da prancha e a se equilibrar.

Ao final dos quatro dias, Alexandre garante que – apesar de tombos bem prováveis – os principiantes terão autonomia para praticar o esporte e os experientes terão aprimorado suas técnicas com os poderosos ventos cearenses.

Aulas de kitesurf no Carmel Cumbuco

Pacote intensivo: 4 dias, cerca de 9 horas de aula – R$1400,00

Aulas personalizadas: R$190,00, por hora