Home » DESTINOS TURÍSTICOS » Cinco programas imperdíveis em Paraty

Cinco programas imperdíveis em Paraty

No verão, destino é um dos mais procurados do interior fluminens

Se tem um destino que não deve faltar em um roteiro de férias de verão é Paraty. O local é um dos poucos do Sudeste do país que consegue agregar praia, cachoeira, história e boa gastronomia em só lugar. Isso tudo sem falar na facilidade de locomoção oferecida pelas vias de acesso, como a rodovia Rio-Santos e a estrada Paraty-Cunha, tornando o charmoso município entre os mais procurados para aquelas tão sonhadas férias ou mesmo um fim de semana ensolarado de verão. Destacamos 5 programas imperdíveis para fazer em Paraty. Confira:

Centro Histórico – Um dos passeios obrigatórios é visitar o Centro Histórico, que foi o principal porto exportador de ouro do país durante o período colonial. O casario tombado pelo Iphan hoje abriga lojas, pousadas e restaurantes, preservando, junto com o famoso calçamento pé de moleque, a arquitetura típica do Brasil Colônia. Entre os destaques está a Igreja da Matriz e a Igreja de Santa Rita, considerada o principal cartão postal da cidade.

Praias de Trindade – Composta por seis praias, Trindade é o destino perfeito para os amantes de sol e mar. A Praia Brava e a Praia de Fora, por exemplo, são ideais para os praticantes de bodyboard e surfe. Já a Praia do Meio é indicada para famílias com crianças, por conta do mar calmo. Para quem procura maior comodidade, como estrutura de bares e quiosques, as praias do Cepilho e dos Ranchos são as preferidas. Os trilheiros também têm o seu lugar: a Praia do Cachadaço, com acesso apenas durante a maré baixa.

Saco de Mamanguá – A imponente entrada de mar cercada por montanhas rochosas garantiu ao Saco de Mamanguá o título de único fiorde tropical do mundo. O local engloba 33 praias,10 rios, oito comunidades caiçaras, cachoeiras escondidas entre as matas e uma enorme reserva ambiental. O passeio é feito de barco ou por trilha. Para quem tem bom condicionamento físico, ainda é possível acessar a subida íngreme de 420 metros do Pão de Açúcar de Paraty, garantindo uma das melhores vistas do fiorde.

Gastronomia Caiçara – A gastronomia de Paraty é um capítulo à parte. A culinária caiçara é vista nos restaurantes locais, como é o caso do Margarida Café, a principal casa do Centro Histórico. No local é possível provar um dos pratos mais famosos da cidade, o Peixe Mamanguá, feito com lombo de peixe grelhado, medalhão de manteiga de urucum, risoto de coco fresco com abobrinha e chips de banana da terra. Para acompanhar, a boa pedida é experimentar as premiadas cachaças paratienses, que podem ser adquiridas nos bares, restaurantes, comércio ou em um dos sete alambiques da região.

Cachoeiras – Dezenas de quedas d´água compõem o circuito de cachoeiras de Paraty. Uma excelente opção para se refrescar durante o verão. Boa parte destes pequenos paraísos em meio a Mata Atlântica fica a menos de dez quilômetros do centro da cidade, como é o caso da Pedra Branca ou da Cachoeira Poço da Laje. Esta última é conhecida pela disputada pedra do escorrega, que termina em uma grande e rasa piscina natural.