Home » Notícias » Cooperativa Vinícola Garibaldi realiza Assembleia geral com cooperados

Cooperativa Vinícola Garibaldi realiza Assembleia geral com cooperados

Relatório de Sustentabilidade foi apresentado na quinta-feira (28), na Associação dos Motoristas de Garibaldi

Diante de um 2023 de desafios, a Cooperativa Vinícola Garibaldi demostrou a resiliência de sua força coletiva e celebrou, novamente, um ano de resultados. Para seus cooperados, reunidos na Associação dos Motoristas de Garibaldi, na quinta-feira (28), o presidente Oscar Ló compartilhou resultados ao apresentar o Relatório de Sustentabilidade da organização. “O ano que nos trouxe até aqui foi desafiador, e a razão pela qual conseguimos atravessar por essa instabilidade residiu na nossa força coletiva. Soubemos encontrar as melhores oportunidades para fazer de 2023 um ano de resultados e há, portanto, muito a ser comemorado”, disse.

Entre eles, estão a comercialização de 19,6 milhões de litros de sucos, vinhos e espumantes ao longo do ano passado, que renderam faturamento total de R$ 283 milhões. O destaque foi para o carro-chefe da vinícola. Em 2023, o espumante atingiu recorde de vendas, com 6,5 milhões de garrafas comercializadas. Só da bebida, quatro novos rótulos se juntaram ao portfólio da marca – Garibaldi Rosé Sweet, Garibaldi Viognier, Moscato Zero Álcool e Garibaldi VG Nature Blanc de Blanc –, ajudando a incrementar as vendas. No mercado externo, os produtos da cooperativa foram comercializados na América do Sul – Guiana, Bolívia e Chile –, na Europa – Reino Unido – e na Ásia –Japão.

Os números do documento que apresenta os dados e as ações da cooperativa em 2023 também mostram que os 459 cooperados entregaram 26,8 milhões de quilos de uva. Espalhados por mais de 15 municípios da região, eles cultivam uma área de 1,2 mil hectares de vinhedos. Ao todo, a cooperativa pagou pela safra dos cooperados R$ 56 milhões.

Boas práticas avalizadas pelo compliance

O ano de 2023 foi marcado também por diversas ações da cooperativa nos mais variados campos. Internamente, os avanços foram na formalização do setor de compliance, a fim de oferecer maior controle do cumprimento de regras, normas e diretrizes voltadas à natureza do negócio.

Além disso, houve a institucionalização das políticas que dialogam com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e estão alinhados ao propósito da cooperativa (promover a vida em harmonia), a fim de promover o bem a todos os seus públicos, inclusive por meio da adesão voluntária ao Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas e ao Movimento Nacional dos ODS no RS. A política de direitos humanos e o código de cultura da cooperativa abrangem todas as partes interessadas e envolvidas nas operações, desde cooperados e funcionários, passando por fornecedores, clientes e sociedade em geral. Todas as cooperadas e os cooperados têm acesso ao conteúdo das políticas de direitos humanos no aplicativo Minha Coop (voltado aos cooperados).

Na sustentabilidade, duas ações ampliaram esse conceito, cada vez mais presente, na cooperativa. A certificação dos cooperados no Programa Alimento Seguro Uva para Processamento (PAS Uva), ferramenta preventiva aos riscos de contaminação dos alimentos. Além disso, funcionários da área técnica foram habilitados para a realização de vistorias na implantação dos requisitos LOCALG.A.P – regulamento técnico da GLOBALG.A.P., organização que estabelece padrões para a certificação de produtos agrícolas em todo o mundo.

 

Reconhecimentos da crítica e do público

Todo esse conjunto de regras e modo de ser resulta em reconhecimento. A preocupação em elaborar bebidas com excelência, um processo que faz parte de toda a cadeia produtiva, desde o cuidado no campo até o envase na vinícola, evoca sustentabilidade ao modo de fazer preceitos de sustentabilidade, inovação e tecnologia.

Ao longo do ano, a cooperativa colheu mais de 85 medalhas em concursos ao redor do mundo. Foi, ainda, agraciada com importantes distinções no Rio Grande do Sul. Pelo nono ano consecutivo, a marca ganhou o prêmio Carrinho AGAS como a melhor fornecedora de espumante do varejo gaúcho. Em 2023, ainda, foi eleita como a mais lembrada e preferida dos gaúchos na categoria Espumantes, no Marcas de Quem Decide, pelo terceiro ano seguido. Já no prêmio Top of Mind, ganhou, pela primeira vez, como marca mais lembrada e amada na categoria Espumante. Prêmio TOP OF MIND Ribeirão Preto, como marca de vinhos e espumantes mais lembrada do interior de SP, uma realização do Grupo Acontece. “Demonstramos como podemos fazer das adversidades inspirações para sermos ainda mais produtivos e exercermos nossas aptidões para, continuamente, melhorar como negócio. Sempre com a certeza de que só conseguimos isso com a nossa força coletiva, aliando o trabalho e a dedicação de cooperados e de colaboradores, comprovando a importância de estarmos juntos”, disse Ló.

Clique Para Download

Oscar Ló, presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Crédito: Exata Comunicação, Viviane Somacal