Home » DESTAQUES » Dia Mundial do Meio Ambiente Hotéis associados à Roteiros de Charme celebram a harmonia com o meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente Hotéis associados à Roteiros de Charme celebram a harmonia com o meio ambiente

Na Associação Roteiros de Charme, você encontra hotéis diferenciados, que vão de refúgios ecológicos e pequenas pousadas, cujo atendimento é despretensioso e singelo, a hotéis muito confortáveis com serviço requintado e esmerado. Seja qual for a escolha para a ocasião, o visitante pode ter a certeza que encontrará uma característica comum a todos, que faz parte da filosofia de nossa associação: o respeito ao meio ambiente e à comunidade ao seu entorno.

“Tantos anos se passaram e a Roteiros de Charme continua sendo no Brasil uma referência no assunto. Agora, mais do que nunca, pensar o meio ambiente deixou de significar um olhar para o futuro. Por isso, desejamos que nosso trabalho e objetivos inspirem outros empresários e cidadãos”, afirma Helenio Waddington, presidente da Roteiros de Charme.

Inspirados na temática do Dia Mundial do Meio Ambiente, alguns associados incluem em suas atividades formas de celebrar a preservação do meio ambiente e sua importância. Na Região Serrana do Rio de Janeiro, por exemplo, dois hotéis adotam ações para celebrar a natureza.

O hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis (RJ), anualmente estimula que os hóspedes participem desta celebração “plantando esta ideia”, ou seja, plantando uma muda na propriedade. Como em 2020 o hotel ainda se encontra fechado por conta das ações de isolamento social, o Rosa dos Ventos enviará um certificado aos hóspedes, realizando o plantio em nome deles.

O Parador Lumiar, localizado em Nova Friburgo (RJ), já vem adotando medidas de redução no uso de garrafas plásticas e canudos de plástico em suas dependências. O hotel também utiliza energia solar e nas celebrações de Ano Novo não permitem o uso de fogos de artifício.

Na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, a Pousada do Parque é um projeto de preservação que abriga em sua propriedade 500 hectares de reserva privativa, duas cachoeiras sazonais, diversas trilhas, mirantes, uma torre de observação, além das principais nascentes do Rio Independência, que alimenta as variadas e exuberantes cachoeiras do “Circuito das Águas” do Parque Nacional.

Sua estrutura de apenas oito apartamentos foi toda construída com madeira de reaproveitamento de toras já cortadas. Possui estação de tratamento de afluentes e um projeto pioneiro de refrigeração e aquecimento solar em parceria com entidades alemãs.

Em Alagoas, na pequena cidade de São Miguel dos Milagres, a Pousada do Toque está situada em uma praia praticamente deserta, com manguezais intocados e também local de preservação do peixe-boi, devido as suas calmas águas, uma região de piscinas naturais e um mar que oscila entre o verde e o azul.

Já na Amazônia, um dos principais destinos para o ecoturismo, o Anavilhanas Jungle Lodge inclui em sua rotina formas de proteger o meio ambiente e ainda gerar renda para a comunidade no seu entorno. O hotel disponibiliza aos hóspedes uma cartilha sobre a Região Amazônica, com todas as informações sobre o entorno, junto com uma garrafa para o consumo de água, evitando a geração de resíduos plásticos.

O Anavilhanas Lodge também realiza a coleta seletiva de seus resíduos e apoia ações de educação ambiental com as comunidades de seu entorno. Sua horta orgânica é feita em embalagens plásticas já utilizadas.

Esses são apenas alguns exemplos de empreendimentos que celebram todos os dias sua harmonia com o meio ambiente, entre os 73 hotéis associados à Roteiros de Charme, para que em sua próxima hospedagem, priorize hotéis que respeitem o meio ambiente e a comunidade de seu entorno. Plante essa ideia!