Brasil se destaca não apenas no consumo, mas com reconhecimentos relevantes, como Denominação de Origem e Indicações de Procedência
O Dia Nacional do Vinho, comemorado sempre no primeiro domingo de junho, provoca reflexões sobre como o consumo de vinho no Brasil vem crescendo a cada ano que passa. A pandemia foi sem dúvidas um divisor de águas que trouxe novos hábitos de consumo e alavancou as vendas desta categoria, que expandiu o mercado tanto para a importação de novos rótulos como para o fortalecimento dos produtores nacionais. Porém, o brasileiro não quer apenas brindar com a taça cheia, ele quer cada vez mais ampliar o conhecimento sobre o mundo do vinho. Isso se comprova com o recente dado divulgado pela Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, de que o Clube Wine atingiu mais de 370 mil assinaturas no primeiro trimestre deste ano. No final de 2018, eram 115 mil. Essa base mais do que triplicou nos últimos três anos.
“O Clube Wine ajuda o consumidor a expandir o seu repertório. Os nossos Winehunters (“caçadores” de vinhos da Wine) viajam em busca dos rótulos mais incríveis dos quatro cantos do mundo e fazem estes vinhos chegarem direto na casa do assinante, na Winebox. Com o passar do tempo, percebemos que o interesse do público apaixonado por vinho em aprender sobre o assunto só crescia e foi então que intensificamos a nossa produção de conteúdo”, conta Laura Barros, Diretora de Marketing da Wine.
“Junto com os vinhos, os sócios recebem a Revista Wine com a história dos rótulos, receitas e harmonizações. Conteúdo exclusivo para eles aprenderem cada vez mais sobre o universo do vinho. Além disso, em nosso APP Wine Vinhos temos o Wineverso Podcast e o Desafio Wine. Com mais entendimento de vinhos, o consumidor pode ampliar o seu consumo também fora do lar e isso vai desenvolvendo a entrada de novos consumidores na categoria. Estamos muito felizes em ser uma das principais opções do consumidor dentre tantos clubes de assinatura que existem hoje em dia”, diz.
Brasil se destaca no mundo do vinho
Você sabia que em 2012 o Brasil conquistou sua primeira Denominação de Origem para vinhos finos? A D.O. Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, trouxe um patamar diferenciado para os vinhos da região. Após uma década, outra região do mesmo estado foi reconhecida como produtora de espumantes, a D.O. Altos de Pinto Bandeira. “Essa é a mais alta classificação que uma região vitivinícola pode receber para seus rótulos. As vinícolas elegíveis devem seguir algumas normas para garantir a qualidade e tipicidade dos vinhos que recebem a classificação. Sem dúvida, conquistar uma D.O. valoriza a máxima expressão dos terroirs nacionais”, observa Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine.
Além das denominações de origem, outro reconhecimento importante no mundo dos vinhos são as Indicações de Procedência ou Geográficas (I.P.), que identificam as características típicas da região produtora. No Brasil, há atualmente dez I.P.s, sendo a mais recente a I.P. Vale do São Francisco, a primeira mundialmente criada para vinhos tropicais. Com isso, todos os vinhos finos, nobres, espumantes naturais ou moscatel produzidos na região, de acordo com normas estabelecidas, poderão ser rotulados com essa indicação.
Essas conquistas recentes mostram todo o potencial do território brasileiro para produzir vinhos, graças à sua diversidade de terroirs que produzem diferentes estilos e variedades de uvas. “Certamente, esse é apenas o começo de uma longa história vitivinícola, que vai nos brindar dia após dia com saborosas surpresas! Embora os consumidores brasileiros ainda priorizem os vinhos importados, principalmente chilenos, argentinos e portugueses, os rótulos produzidos no Brasil cada dia são mais valorizados. Torço que possamos aprender diariamente o que as produções internacionais podem nos ensinar e, com isso, consigamos aprofundar nossos conhecimentos para desenvolver ainda mais nossos terroirs. Estamos aperfeiçoando nossa produção vinícola e construindo mais um orgulho nacional!”, ressalta Marina.
Sobre a Wine
A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.