O país, que é o mercado emissor número 1 da América do Sul para este icônico endereço da capital catalã, deve aumentar nos próximos meses sua participação entre 10% e 12%
Em recente visita ao Brasil para encontros com agentes de viagem, jornalistas e formadores de opinião de São Paulo e Rio de Janeiro, o diretor-geral do Majestic Hotel & Spa Barcelona, Pascal Billard, reafirmou a importância da cliente brasileira, que, de acordo com ele, ocupa posição de destaque no portfólio de hóspedes estrangeiros deste endereço da capital catalã que há 106 anos é referência em hospitalidade de excelência. Nesse sentido, em janeiro deste ano ele já identificava uma significativa evolução do mercado brasileiro em comparação a períodos anteriores, quando praticamente dobrou em número de clientes. “Essa evolução vem se mantendo neste ano. Ainda que eu não possa dizer que dobrou como ocorreu no comparativo de 2019 ao começo de 2024, os indicadores apontam um significativo aumento neste período, com uma taxa de crescimento em torno de 20% em relação a 2023”, avalia Billard.
Em relação à presença de brasileiros no hotel, ele afirma que a maior parte das reservas ocorre durante o verão europeu (junho a setembro), assim como na época das festas de fim de ano (15 de dezembro a 15 de janeiro), quando são comemorados o Natal e o Réveillon. Em média, a permanência no hotel é de 3 a 4 noites, sobretudo de famílias que desembarcam na cidade em busca de lazer e das atrações turísticas e culturais. Quanto à procedência desses hóspedes, São Paulo (80%) e Rio de Janeiro (20%) são os principais emissores para o hotel e constituem a maioria da clientela brasileira. De maneira geral, outros Estados respondem em conjunto por cerca de 5%.
Em sua avaliação, Billard afirma que o Brasil segue como um importante mercado em termos de qualidade e número de noites reservadas, sendo o número 1 da América do Sul e figura entre as dez principais nacionalidades que se hospedam no Majestic. Com base em sua ampla vivência como executivo da hotelaria internacional, ele observa algumas características que diferenciam os hóspedes brasileiros entre os outros estrangeiros. “São clientes que têm o hábito frequente de viajar e têm um interesse especial por arte, cultura e gastronomia”, cita, complementando que o objetivo é ampliar nos próximos meses a presença brasileira no hotel entre 10% e 12%.
Billard também destaca a importância de o Majestic Hotel & Spa Barcelona estar presencialmente presente no país , vindo anualmente para eventos específicos, como o realizado pela The Leading Hotels of the World, durante o qual mantém relacionamento com profissionais do trade, além de encontros com imprensa em que atende as demandas de mídia e atualiza as novidades do hotel a jornalistas, comunicadores e formadores de opinião.
Sobre o Majestic Hotel & SPA Barcelona
Ao longo dos seus 106 anos o Majestic Hotel & Spa Barcelona, propriedade da família Soldevila-Casals, testemunhou importantes acontecimentos políticos, culturais e históricos que imprimiram ao hotel uma marca e personalidade próprias. Desde a sua inauguração no coração do Quadrat dꞋOr é uma referência nesta região considerada berço da Barcelona modernista e endereço de alguns dos mais belos edifícios projetados por arquitetos renomados como Gaudí, Puig i Cadafalch e Domènec i Montaner. A arquitetura do hotel destaca-se neste cenário com suas decorações florais, vitrais, varandas em ferro forjado e outros detalhes neogóticos que o tornam uma obra de arte. E não se trata de figura de linguagem. Internamente, o hotel abriga uma coleção de arte incomparável com mais de 1.000 peças, algumas delas assinadas por artistas como Modest Urgell e Jaume Plensa.
Sempre no centro da cena cultural e artística da capital catalã, as 258 unidades de hospedagem – distribuídas nas categorias Deluxe, Privilege, Suite, Penthouse e Majestic Royal Penthouse – acolheram estrelas de cinema, artistas, políticos, figuras desportivas e prestigiados empresários, que puderam desfrutar da qualidade de suas instalações. Nomes como o da Rainha Vitória Eugenia, os poetas Antonio Machado, León Felipe e Federico García Lorca, os pintores Joan Miró e Pablo Ruíz Picasso, os cantores Charles Trenet e Josephine Baker e o ganhador do Prêmio Nobel Ernest Hemingway ajudaram a criar a sólida reputação do Majestic, que, não por acaso abriga a premiada penthouse, que tem 469 metros quadrados, capacidade para seis pessoas, sala de jantar, dois terraços panorâmicos e acesso a serviços exclusivos. Tudo com direito à discrição, privacidade e exclusividade. Entre a tradição e o contemporâneo, no Majestic Hotel & Spa o tempo presente é sempre a celebração, a sofisticação e a exaltação da cultura social catalã.