O presidente da Emprotur, Bruno Reis, Simone Scorsato, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, e a organizadora do evento, Cristina Lira
Na quinta-feira, dia 17, o trade turístico do Rio Grande do Norte se reuniu no Serhs Natal Grand Hotel & Resort para discutir o turismo de luxo, suas tendências e oportunidades. O Encontro dos Profissionais do Turismo, organizado por Cristina Lira, contou com a participação – a convite da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) – de Simone Scorsato, diretora executiva da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) – a primeira e única associação totalmente dedicada ao turismo de luxo brasileiro.
Em sua palestra, Simone enfatizou as ações da associação em termos de promoção da imagem do país no mercado estrangeiro, assim como abordou conceitos pertinentes a esse segmento de mercado.
“Sempre é bom trocar informações e experiências, promovendo um intercâmbio que contribui – e muito – para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Para nós da BLTA é muito positivo e gratificante ter oportunidades como essas, transmitindo aos que atuam no setor a nossa percepção sobre o segmento de luxo no país e a forma que trabalhamos para que as pessoas entendam e possam, inclusive, melhorar seu serviço”, afirma Simone.
Ela ainda ressaltou aos participantes do encontro o quão é importante ter a compreensão sobre as necessidades do mercado e as respectivas demandas que surgem. “Dessa forma conseguimos desmistificar o conceito de que o turismo de luxo é algo inacessível e totalmente voltado para a sofisticação. Na verdade, precisamos de serviços de excelência e de qualidade, além de boas experiências. Nessa perspectiva, conseguimos qualificar melhor os profissionais do setor para atender, justamente, essa demanda vinda de um público mais exigente que, assim como nós da BLTA, tem a compreensão de que turismo de luxo é, sobretudo, autenticidade”, diz.
Para Bruno Reis, mediador do encontro e presidente da Emprotur, o evento é de grande relevância para o desenvolvimento da atividade turística no Estado. “Queremos explorar vários segmentos e nichos para demonstrarmos todo o potencial do Rio Grande do Norte. Assim, entendemos que a BLTA é uma parceira ideal para nos posicionarmos no turismo de luxo, pois temos experiências únicas e exclusivas no destino e nossa capital, Natal, oferece excelentes opções de voos domésticos e internacionais”, afirma.
Focado em networking, negócios e troca de ideias entre profissionais, o encontro é realizado há oito anos. Além de Simone, o evento ainda contou com palestra do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio.
Sobre a BLTA |
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que identificou a necessidade de se unir de forma institucional a fim de desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante no mercado nacional e internacional por meio de ações institucionais, comerciais e promocionais de forma associativa ou por meio de parcerias, o principal objetivo da BLTA é a promoção e fortalecimento do Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. A BLTA soma 38 associados, um grupo formado por exclusivos hotéis, resorts, pousadas e operadoras de viagens brasileiras que têm o objetivo de promover experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país. Alguns dos parceiros da BLTA são a EMBRATUR, o SENAC, a SOS Mata Atlântica e as Embaixadas do Brasil no exterior.