Com potencial de rentabilidade e diversão, uma tendência se espalha por resorts renomados na América do Sul, América do Norte, África e Europa
Inserir pistas de boliche em hotéis tem se mostrado uma estratégia inovadora e altamente rentável para o setor hoteleiro, tanto no Brasil quanto na Europa, Caribe, América Central, África, entre outros. O que antes era visto apenas como um lazer típico de shopping centers, agora ganha espaço como diferencial competitivo no mercado de hospitalidade, atraindo hóspedes e visitantes em busca de experiências completas de entretenimento.
Além de agregar valor à estrutura do hotel, o boliche é um forte chamariz para turistas de diferentes partes do mundo, que buscam hospedagens que oferecem mais do que apenas conforto. “A presença de pistas de boliche em hotéis amplia o tempo de permanência dos hóspedes nas áreas comuns, aumenta o consumo em bares e restaurantes e ainda atrai o público local, gerando uma nova fonte de receita para o empreendimento”, explica Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply Tecnologia, referência em pistas de boliches, presentes em mais de 125 países.
O mercado de boliche tem se consolidado como uma opção assertiva de investimento para empreendedores em todo o mundo. Estima-se que o setor movimente US$ 19,56 bilhões em 2025, com uma previsão de crescimento para US$ 23,76 bilhões até 2030, o que representa uma taxa de crescimento anual composta de quase 4% entre 2025 e 2030, de acordo com pesquisa da Mordor Intelligence™.
A tendência já é uma realidade em resorts, hotéis boutique e empreendimentos de luxo. Na Europa, por exemplo, estabelecimentos em destinos como França vêm apostando nas pistas de boliche como diferencial para conquistar novos perfis de hóspedes e ampliar o faturamento. No Brasil, hotéis em cidades turísticas, litorâneas e principalmente no interior também começaram a adotar a novidade, oferecendo opções de lazer indoor que atraem famílias, grupos de amigos e até eventos corporativos. Existem ainda opções na região do Caribe, África e EUA que chamam a atenção dos turistas.
“A maioria das pistas tem possibilidade de customização, com identidade visual do hotel, efeitos de luz, som ambiente e placas digitais interativas, sendo desenvolvidas com tecnologia de ponta, design sofisticado e integração com sistemas de gestão e reservas, permitindo uma operação eficiente e personalizada”, conta Tironi.
Com isso, hotéis que investem em entretenimento têm um retorno mais rápido sobre o investimento. O boliche se destaca nesse cenário por ser uma atração de fácil operação, com grande apelo entre diferentes faixas etárias e que promove a socialização dos hóspedes. “Com um turismo extremamente quente e viajantes cada vez mais exigentes em relação à experiência oferecida, apostar em opções como o boliche pode ser o próximo strike para aumentar a ocupação e a lucratividade de hotéis em qualquer parte do mundo”, comentou o executivo.