27.3 C
São Paulo
segunda-feira, março 31, 2025
spot_img

Embratur e Sebrae apresentam projetos e parcerias em encontro nacional da rede de turismo, em São Luís

Evento na capital do Maranhão reuniu gestores da área de turismo do Sebrae de todos os estados para discutir iniciativas de promoção e aprimoramento do mercado turístico no Brasil

27/3/2025 – O turismo brasileiro segue ganhando força como motor de desenvolvimento econômico e social. Nesta quinta-feira (27), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do Encontro Nacional de Gestores de Turismo do Sebrae, realizado em São Luís (MA). O evento reforçou a importância da parceria entre as instituições para a promoção e fortalecimento do setor, que já representa 8% do PIB nacional “e tem potencial para crescer ainda mais”, conforme afirmou Freixo.

Durante o encontro, que reuniu representantes de todas as unidades da Federação, o presidente da Agência ressaltou a importância do trabalho conjunto com o Sebrae para consolidar o turismo como política pública estratégica. Além de Freixo, participaram do encontro o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, a coordenadora de Articulação com o Trade Nacional, Carina Camara, e Sáskia Lima de Castro, gerente de Gestão de Gabinete.

“A potência dessa relação Embratur e Sebrae está nesse fortalecimento do turismo enquanto política pública. São muitas as possibilidades dessa parceria e estamos colocando em prática de forma estratégica. Precisamos entender e promover a valorização do turismo como o motor da economia”, disse o presidente da Embratur.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão destacou os investimentos no turismo local e celebrou o recente reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. “Não basta apenas o título, é fundamental cuidar desse patrimônio. Estamos investindo em infraestrutura, incluindo a construção de 20 aeroportos regionais, para impulsionar o turismo sustentável”, afirmou Brandão.

Gerente da Unidade Nacional de Competitividade do Sebrae, Fábio Krieger, reforçou a relevância do turismo para a instituição e destacou a importância da união de esforços. “A gente acredita muito no turismo. É o setor que a gente mais investe no Sistema e é muito importante essa soma de expertises do Sebrae e da Embratur nessa parceria”, ressaltou.

Já a coordenadora nacional de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, enfatizou que a cooperação entre as instituições é fundamental para estruturar o setor nos próximos anos. “Estamos aqui tratando a estratégia de atuação do Sebrae para 2025/2026 e a parceria com a Embratur ocupa um lugar importante nesse planejamento”, afirmou.

Parceria
Os investimentos no turismo já demonstram resultados significativos. Em 2024, o Brasil bateu recordes de arrecadação, chegada de turistas e ampliação da conectividade aérea. Nos dois primeiros meses de 2025, houve um aumento de 57% na chegada de turistas internacionais e um crescimento de 12% na oferta de voos.

A parceria entre Embratur e Sebrae tem sido determinante para esses avanços. Entre as iniciativas estão a realização de dez press trips, oito famtours, 15 feiras e duas campanhas internacionais. Destaque também para a plataforma Brasil Travel Specialist, lançada na FITUR, voltada à capacitação de operadores turísticos estrangeiros, e o programa Vitrine Visit Brasil, que catalogou 101 experiências turísticas pelo país.
Para garantir o crescimento sustentado do setor, Embratur e Sebrae estão desenvolvendo um novo plano de promoção internacional do Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A iniciativa será lançada no Visit Brasil Summit, em maio, e visa alinhar estratégias de estados, municípios e setor privado para otimizar investimentos e ampliar a competitividade do Brasil como destino turístico.
Maranhão
O Maranhão vem ganhando destaque no exterior. Em 2024, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses figurou entre os dez destinos alternativos recomendados pela USA Today e foi apontado pela Travel + Leisure como uma “joia escondida” para se visitar em 2025. Estima-se que cerca de 69.500 turistas estrangeiros tenham visitado o Maranhão em 2024, com projeção de crescimento para 75 mil em 2025.

Atuação da Embratur
A Embratur possui uma série de ferramentas para promover destinos brasileiros no exterior. Em relação ao Maranhão, a Agência e o Sebrae realizaram viagens de familiarização (famtours) com operadores internacionais em destinos como São Luís, Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Atins, Carolina e Riachão. E o Roadshows “Visit Brasil América Latina” promoveu São Luís e ampliou a presença do estado em países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

Complementando essas iniciativas, a Agência investiu em campanhas promocionais, como a “Discover Spectacular Brazil”, voltada ao público europeu, e a campanha “Always On”, que gerou um aumento expressivo na visibilidade digital do Brasil nos EUA e América Latina. E a participação em feiras internacionais promoveu o Maranhão e outros destinos nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias