Embratur participa intensamente de nova fase digital da ABAV EXPO
Edição 2018 da feira tem foco no impacto dos avanços tecnológicos no mercado turístico. Instituto tem trabalhado para a digitalização de sua atuação
Os avanços tecnológicos têm mudado a forma de comercialização de viagens e turismo. As instituições, empresas e eventos do setor vivem o desafio de acompanhar essas transformações. A ABAV Expo 2018 Conecta, uma das principais feiras do turismo da América Latina, teve início nesta quarta-feira (26), em São Paulo, e segue a tendência atual do mercado de buscar por inovação. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) acompanha esse movimento e trabalha para digitalizar sua atuação e apresentará, nos três dias de evento, os novos produtos digitais do Instituto, voltados para o trade e também para os turistas internacionais.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como os ministros do Turismo, Vinicius Lummertz, e da Cultura, Sérgio de Sá, e da presidente da Embratur, Teté Bezerra, além de parlamentares, secretários estaduais e municipais de turismo e lideranças do setor.
A presidente Teté Bezerra lembrou que a Embratur, assim como a ABAV e a Braztoa, que realiza simultaneamente o 50º Encontro Comercial Braztoa durante a feira, tem buscado se reinventar e conhecer as melhores práticas no mundo para acompanhar essas transformações, visando a digitalização da atuação.
Segundo ela, o segmento de agências e operadoras de turismo merece atenção, já que responde pela movimentação de 80% das vendas do nosso mercado. A presidente defendeu também que o turismo como um todo deve fazer parte da pauta central do governo e da plataforma de campanha dos candidatos da próxima eleição.
“Os pleitos da ABAV e Braztoa merecem toda a atenção das lideranças institucionais do setor. As empresas vivem o desafio diário de buscar colocação no competitivo mercado do turismo e conviver com as mudanças na atividade causadas pela tecnologia. É importante que a ABAV Expo 2018 simbolize a união das lideranças do turismo nacional para continuarmos a luta para colocar o tema do turismo na ordem do dia do País”, afirma.
Segundo o presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha, a feira está cada vez mais digital e com foco no fechamento de negócios. “O evento deste ano estreita laços de relacionamento e oportuniza negócios para cadeia produtiva. Trata-se de uma grande vitrine do Brasil como destino e o nosso desafio e reunir o ecossistema do turismo, com os principais players do mercado, para mostrar relevância do turismo como mola propulsora de desenvolvimento da economia”, destaca.
De acordo com Magda Nassar, presidente da Braztoa, uma das novidades para esta edição é que a feira estará 100% conectada. “Grandes áreas do evento terão transmissão ao vivo de atividades em diversos canais, como o da Braztoa e do Ministério do Turismo. A ideia é atingir o máximo de pessoas com a transmissão de palestras, painéis interativos e capacitações e não apenas as presentes na feira”, explica.
EMBRATUR NA ABAV
Nesta edição da ABAV Expo 2018 Conecta, a Embratur fará o lançamento oficial de três novos produtos digitais. Além disso, o Instituto também promovera ações do programa de hosted buyers com as rodadas de negócios com os 30 compradores internacionais convidados da Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Rússia e outros mercados.
A participação na Vila do Saber, que contará com mais de 70 atividades ao todo, será com seminários sobre inteligência competitiva para o trade nacional sobre os mercados chinês, europeu e das américas, além de debates sobre tendências de mercado e capacitação de profissionais em segmentos turísticos.
Realizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV Nacional), a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios turísticos do Brasil. A feira deste ano conta com 23 mil profissionais credenciados e mais de mil marcas expositoras nacionais e internacionais nos mais de 37 mil metros quadrados do Parque Anhembi.
São companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.
A 46ª Abav Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa acontecem até sexta-feira (28), das 12h às 20h, no Anhembi.