Home » DESTAQUES » Encerramento do Conotel 2018 debate temas como acessibilidade e reforma trabalhista

Encerramento do Conotel 2018 debate temas como acessibilidade e reforma trabalhista

Nesta sexta-feira (18) acontece o ultimo dia da 60º edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel e Equipotel Regional, que teve início na quarta-feira (16) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Para encerrar com sucesso, esteve presentes o mediador à mesa redonda: Alair Baldacci, Presidente do SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas e os debatedores: Paulo José Pereira Resende, Superintendente da Área de Fomento e Novos Negócios da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e o Alexandre Guerra de Araújo, SEBRAE – Unidade de Acesso a Serviços financeiros, onde deram início deram início ao último dia de atividade técnicas.


DSC_1651

O primeiro tema a ser debatido tratava dos “Fundos para o Financiamento do Setor Hoteleiro” onde os debatedores discutiram a relação das inovações no setor hoteleiro. Paulo Resende da FINEP fala sobre a Tecnologia no turismo é ressalta que é importante, além de ajudar em questões de segurança no Setor Hoteleiro para que o seu turista venha e se sinta seguro para compartilhar com outras pessoas.  “A inovação hoje é a grande evolução da sociedade”, cita Resende em relação a hotelaria. O SEBRAE ressalta sobre os seus projetos 2018/2019 e sobre a transformação digital no setor hoteleiro.

DSC_1656

 

 

 

Hotelaria inclusiva: Lei da Acessibilidade

A palestra realizada pela advogada e assessora jurídica da FBHA, Lirian Cavalhero, foi importante para hoteleiros, pois retratou o fato da uso da acessibilidade em quarto de hotéis. Foi criada uma lei que teve início em janeiro deste ano e exige que os hotéis tenham pelo menos 10% de acessibilidade, onde 5% são obras (quartos, banheiros etc) e 5% são ajuda de acesso (telefone, televisão entre outros).

“A verdade é que o estatuto direcionado à hotelaria demandava normas apenas aos cadeirantes e não necessariamente ao que realmente seria acessível aos hóspedes cegos, surdos, mudos ou até mesmo com nanismo ou obesidade”, esclareceu, Lirian Cavalhero, durante o último dia do 60º edição do Conotel e 1º Equipotel Regional.

Micro e pequenos empreendimentos terão outros prazos a cumprir, a depender do faturamento que obtiverem – visto que as reformas deverão ser feitas com o lucro obtido.

DSC_1727

Reforma trabalhista e seus impactos na Hotelaria

Com a nova reforma trabalhista, o Ministro do Trabalho, Helton Yomura, foi convidado para debater sobre a Reforma trabalhista e seus impactos na Hotelaria. Yomura ressalta que a taxa de desemprego do Brasil era alta, incluindo o mercado da hotelaria, mas que trabalha para que haja crescimento no mercado, gerando economia para o país.

DSC_1723

“Começou na virada do governo a necessidade de recuperação de emprego, onde havia 14 milhões de desempregados. Novos negócios, economia, tecnologia e contratos de curta duração, estão sendo tratados para melhoras, como o caso da hotelaria. Houve compromisso do governo em realizar algumas mudanças, medida provisória para que o congresso para revitalizar alguns temas.” cita Yomura.

O VoeNews esteve presente do evento e registrou todos os momentos do evento. A redação a convite da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Nacional está hospedada no Hotel Mareiro, em Fortaleza (CE).

Fotos: Bruno Ielon