Home » DESTAQUES » FBHA participa de audiência pública voltada ao Fungetur

FBHA participa de audiência pública voltada ao Fungetur

Alexandre Sampaio, presidente da entidade, informou que houve o debate sobre as ações que devem ser adotadas para o amparo do setor

Brasília, 9 de abril de 2021 – Com intuito de debater aspectos relacionados ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur), a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promoveu, ontem (8), uma audiência pública com representantes do setor. Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), representou a entidade na ocasião.

“Dialogamos sobre as ações que devem ser adotadas pelo Ministério do Turismo, neste ano, para que o segmento seja amparado pelo Fungetur. Avalio que seja necessário ampliar as empresas financeiras para promover um repasse adequado, de uma forma que contemple todos da cadeia produtiva”, conta Sampaio.

O presidente da federação ainda reforçou a necessidade de haver a reformulação da legislação do Fungetur, visto que se trata de um mecanismo de crédito essencial ao fomento do trade, buscando o desenvolvimento econômico.

“A FBHA representa 68 sindicatos patronais de hotéis, restaurantes e similares em todo o Brasil. Por essa razão, sabemos o drama que esses estabelecimentos enfrentam em função da baixa captação do programa de crédito. Nossa luta é para reverter essa situação, visto que o setor é um dos mais afetados com a pandemia de Covid-19. Não vamos deixar os nossos empresários na mão”, destaca.

Audiência

Bacelar (Pode-BA) solicitou o debate sobre o Fungetur para buscar esclarecimentos a respeito das ações que estão sendo adotadas em prol do turismo. Segundo a Agência Câmara de Notícias, o deputado informou que as empresas que sentem os efeitos da pandemia de forma mais intensa podem, inclusive, não serem capazes de superar o momento de crise, sendo necessário o encerramento de suas atividades.

Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC.

Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.