Home » HOTÉIS DO BRASIL » Grand Hyatt São Paulo realiza o Wine Club

Grand Hyatt São Paulo realiza o Wine Club

Com estreia destacando vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, o evento faz parte do conjunto Grand Taste e promete trazer inovação e sabor para a degustação dos amantes de vinhos

Sempre há um bom motivo para celebração e se for regada a um bom vinho, não tem como ficar melhor. O projeto Grand Taste, que reúne eventos, jantares e encontros gastronômicos ao longo do ano, tem em seu leque três principais eventos: Chef’s Table, em que o participante aproveita uma série de encontros gastronômicos que envolve chefs do Brasil e do mundo em uma viagem de sabores, texturas e sensações; e Guest Bartender, no qual renomados profissionais da área de mixologia são convidados a criar drinks exclusivos e cheios de estilo.

Os vinhos não poderiam ficar fora dessa e é assim que surge o Wine Club, diferentes edições acontecem ao longo do ano e a próxima terá o foco em vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais.

Os vinhos orgânicos são produzidos a partir de uvas de cultivo orgânico. O conceito dessa forma de plantio não permite o uso de agrotóxicos (pesticidas, herbicidas e fungicidas artificiais, fertilizantes sintéticos), respeita a diversidade biológica do ecossistema da vinha e emprega práticas de sustentabilidade com relação aos recursos naturais utilizados, como a água, entre outros cuidados. Porém, na vinificação, ainda é permitido, por exemplo, o uso de leveduras selecionadas e o conservante dióxido de enxofre, sendo esse último em quantidades reduzidas se comparados à vinicultura tradicional.

Já os vinhos biodinâmicos possuem um método mais rigoroso em relação ao nível de respeito e rigor nos cuidados com o solo e com a vinificação, além de abordar todas as práticas da agricultura orgânica, acrescenta também a influência do cosmos através da astrologia. A viticultura biodinâmica segue os preceitos de Rudolf Steiner (1861 – 1925), filósofo, educador e artista austríaco que também criou a Antroposofia – “conhecimento do ser humano” – e a Pedagogia Waldorf e tem o Instituto Demeter, com sede na Alemanha como órgão regulador a nível mundial. Os vinhos produzidos a partir desses preceitos, após passarem pela avaliação de algum centro especializado – como o Demeter -, trazem o selo biodinâmico.

E também os vinhos naturais, tratam-se de vinhos elaborados com preceitos da agricultura orgânica que não utiliza produtos químicos artificiais no processo de vinificação, como as leveduras. É liberado apenas o uso de dióxido de enxofre no engarrafamento, mas em quantidades muito menores do que as usuais e muitos não o usam. Existem também diversos produtores que atuam de forma sustentável no manejo da vinícola e dos vinhos e não se enquadram em nenhuma dessas categorias. Pois a ideia geral dessas práticas é, desde as uvas nos vinhedos, prevenir em vez de curar.

As importadoras presentes nesse encontro são:

La Charbonnade
Cantu importadora
Grand Cru
Família Kogan
World Wine

No evento, os participantes poderão degustar mais de 25 rótulos especiais, com destaque para produtos da Era dos Ventos, que promete resgatar a alma perdida do vinho, o que se tornou possível por meio de métodos ancestrais e da valorização de uvas quase extintas e serão apresentados pela Família Kogan. E a Grand Cru irá apresentar um Malbec da bodega Escorihuela Gastón, que assume a posição de anfitriã na cultura do vinho argentino sendo a primeira vinícola de Mendoza.

Degustar e conhecer as características de cada vinho será uma experiência harmonizada em um espaço gastronômico com queijos, estações ao vivo, petiscos e especialidades para combinar com todos os tipos de vinhos envolvidos na experiência.

Serviço

Data: 26/05/2022

Hora: 19h30

Endereço: EAU – Grand Hyatt São Paulo

Avenida das Nacoes Unidas 13.301, São Paulo, SP, 04578-000, Brasil

Valor: R$220,00 por pessoa

Fonte: Winepedia

Vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais

Sobre Grand Hyatt Hotel:

O Grand Hyatt São Paulo foi o primeiro hotel da rede Hyatt no Brasil. Construído com um novo conceito em design, conta com três complexos distintos com entradas independentes: apartamentos, área gastronômica e área de eventos. O hotel cinco estrelas conta com 467 apartamentos, 34 suítes e dois restaurantes (o C, que destaca comfort food, além do Kinu, especializado em cozinha japonesa). O hotel tem ainda em suas dependências o C-Bar, o Wine Library, uma área de eventos com 3 mil m² (com dois ballrooms, sendo o salão principal com capacidade de até 1.200 pessoas, dez salas de reunião com completa infraestrutura tecnológica) e o Amanary Spa, com piscinas interna climatizada e externa.