Home » Eventos » Hotéis de Joinville recebem delegações de atletas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023

Hotéis de Joinville recebem delegações de atletas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023

Capacitados pelo programa “Bem Receber”, da CBDU, hotéis adequaram suas estruturas e qualificaram suas equipes para hospedar 5 mil jovens de todo o Brasil

O domingo (7/10) foi de movimento e animação nos 21 hotéis de Joinville contratados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para receber os 5 mil atletas participantes dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs), que acontecem de 8 a 21 de outubro, na cidade mais populosa de Santa Catarina.

Após participarem da capacitação Bem Receber JUBs, chegou o momento de os hotéis colocarem em prática as orientações propostas pelo programa, que contemplam uma série de iniciativas relacionadas ao atendimento, ambientação e hospitalidade.

No hotel Slim Joinville, os preparativos contemplaram todas as etapas de hospedagem dos 180 atletas das delegações do Piauí e Rio de Janeiro, que ocuparão 85% da capacidade do hotel.

Para evitar filas, foram montadas sub recepções com três locais para check in e credenciamento. Os hóspedes foram recebidos com drink de boas-vindas e música ao vivo. Uma sala de eventos do hotel foi adaptada como área de convivência para os atletas, com mesas de sinuca, pebolim e outros jogos; e uma segunda está reservada para sessões de fisioterapia. As áreas de lazer do hotel, incluindo a piscina, também passaram por revisão e estão prontas para uso dos atletas.

Já no restaurante, o café da manhã terá itens típicos da gastronomia local, como a cuca e o chineque. O cardápio passou a contar com pratos mais rápidos e com valores diferenciados, assim como o serviço de frigobar.

Ao chegarem aos apartamentos, os atletas encontraram chocolate artesanal e uma carta personalizada do hotel, com dicas sobre os serviços e de parcerias com academia de ginástica e salão de beleza.

“Estamos muito felizes por receber esse grupo. São jogos importantes e as pessoas se prepararam muito para estar aqui hoje. Por isso, quisemos tornar o hotel o ambiente mais agradável possível para que eles aproveitem. A nossa ideia é que quando cheguem aqui seja o momento de relaxar”, explica a supervisora de hospedagem do Slim Joinville, Jaqueline do Amaral.

Todo o comprometimento do hotel foi reconhecido pela atleta de handebol Amanda Polydoro, aluna de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que participa pela primeira vez dos JUBs.

“Estamos muito animadas e fazer parte desse evento é incrível. No hotel, os profissionais foram super atenciosos, recepcionaram a gente com música ao vivo, foi tudo muito agradável até agora”, afirmou Amanda.

No Mattes Hotel, as adequações também envolveram adaptações dos espaços físicos e algumas mudanças na operação como, por exemplo, o horário do café da manhã que passa a ser servido mais cedo para os atletas, com a inclusão de itens inéditos no cardápio.

De acordo com o sócio proprietário do Mattes Hotel, Clóvis Voigt, os 120 atletas da delegação do Pará representam 60% da taxa de ocupação e um impacto positivo ao faturamento do hotel.

“Já recebemos atletas no hotel, mas vindos de tão longe, é a primeira vez, assim como é o período de hospedagem mais prolongado de um mesmo grupo. A captação de eventos, como o JUBs, é de grande importância para a cidade, pois ajudam a manter o nosso setor”, destaca Voigt.

Veterano no JUBs, o atleta de vôlei Gabriel de Sousa, da capital Belém, no Pará, viajou 1,3 mil quilômetros para chegar a Joinville e disputar sua quinta edição do campeonato.

“Já participei de edições do JUBs na Bahia e em Brasília, é a minha primeira vez no Sul. Nossa expectativa é colocar a nossa faculdade na elite do voleibol e, nas horas vagas, conhecer a cidade. A viagem foi cansativa, três dias de ônibus, mas estamos aqui. No hotel a chegada foi perfeita, com tudo organizado e um cafezinho esperando a gente”, contou o estudante de fisioterapeuta da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Equipe motivada

Habituada a receber grupos de grandes eventos, como os do Festival de Dança, a equipe do Comfort Hotel Joinville ganhou nova motivação para receber os 305 atletas das delegações do Rio de Janeiro e Bahia.

“Tivemos reuniões de preparação, mas a animação da equipe fez toda a diferença. Estamos recebendo um público diferente no hotel, é tudo novo. A interação que a equipe terá com os hóspedes, o hotel está todo enfeitado com as cores dos JUBs, é um público jovem e com faixa etária parecida com a da equipe da recepção. A equipe também pesquisou diretamente parceiros como baladas e restaurantes para negociar descontos para os atletas”, conta a gerente de vendas do Comfort, Camila Costa.

Segundo ela, mesmo pertencendo a uma rede maior, a capacitação do programa Bem Receber foi essencial para que o hotel se preparasse para atender aos atletas.

“O grupo representa cerca de 90% da capacidade do hotel, durante todo o período do evento. A capacitação foi de extrema importância porque nos mostrou o caminho para atender às diferentes necessidades. O uniforme fornecido pela CBDU para a nossa equipe é um diferencial, recebemos bandeiras, fizemos o painel, plotagem nos elevadores, mimos nos apartamentos, além de uma mini festa temática germãnica para receber os atletas”, completa Camila.

Animada com a recepção calorosa, a atleta cheerleading e acadêmica de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Natália Mello, veio com expectativas para os JUBs Joinville: “É a nossa primeira vez em Santa Catarina. Recebemos o convite para vir com pouco tempo de antecedência, mas deu tudo certo e estamos confiantes. Pesquisamos várias coisas sobre a cidade e a gente se animou com os bailarinos do Bolshoi, com o Parque Beto Carrero e com o próprio fato de sair do estado, sair com a Universidade”.

Resultados surpreenderam

De acordo com Isabella Oliveira, coordenadora de Hospedagem e do programa Bem Receber da CBDU, apesar de alguns atrasos motivados pelas chuvas intensas que atingem Santa Catarina nos últimos dias, a chegada dos atletas aos hotéis aconteceu de forma positiva.

“Vimos que os hotéis estavam preparados e, mesmo com as mudanças de horários, conseguiram entregar a experiência. Ficamos surpresos com os preparativos que vimos e felizes com a motivação das equipes, sentimento que acaba chegado aos atletas. Apesar dos contratempos, estamos emocionados”, declara Isabella.

As iniciativas realizadas nos check ins também superaram as expectativas do supervisor de logística da CBDU, Paulo Souza, que prevê desafios à comissão julgadora do Bem Receber.

“O check in foi um sucesso. Todos os hotéis realizaram as ações previamente programadas pelo programa de qualidade. Nossa expectativa está muito alta e a disputa pelo troféu de melhor check in do JUBs vai ser uma disputa acirrada. Estamos muito satisfeitos, o evento teve início de sucesso e promete ser um dos melhores JUBs de todos os tempos”, comemora.

Após a avaliação da etapa de check in, a equipe de hospedagem da CBDU continua fazendo as visitas diárias aos 21 hotéis participantes dos JUBs, para analisar os demais quesitos do programa Bem Receber, como saúde e cuidados com acessibilidade, reciclagem, café da manhã, entre outros.

No dia 23 de outubro acontece a premiação dos hotéis destaque do programa Bem Receber, incluindo a entrega do prêmio Hotel Referência.

Para o executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), Giorgio de Souza, o programa Bem Receber é uma iniciativa positiva que deve deixar um importante legado para os hotéis da cidade.

“O programa é uma forma de capacitar os hotéis não apenas para receber os atletas dos JUBs, mas para melhorar cada vez mais o atendimento aos turistas, de forma geral. Será uma importante contribuição que os Jogos Universitários Brasileiros deixarão para o turismo de Joinville”, afirma Giorgio.

Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU) e Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes e apoio das demais Secretarias municipais. Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.