Home » DESTAQUES » Hotéis do Rio esperam pouca movimentação no feriado de São Sebastião

Hotéis do Rio esperam pouca movimentação no feriado de São Sebastião

hoteis rio

O feriado de São Sebastião no Rio de Janeiro deve esvaziar a cidade na próxima terça-feira (20). De acordo com a Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), como o feriado é municipal, não haverá impacto na rede hoteleira da capital, mas deve ocorrer leve aumento em cidades turísticas do interior fluminense.

Segundo balanço divulgado ontem (15), com base em dados fornecidos pelos hotéis, estima-se que a ocupação total na capital alcance 67%. Nas cidades do interior, a estimativa é que chegue a 75%.

De acordo com o presidente de ABIH-RJ, Alfredo Lopes, os municípios do interior deverão ter acréscimo por causa daqueles que aproveitarão o feriado prolongado. “Como a data é um feriado municipal, boa parte dos cariocas deve emendar a segunda-feira (19) e aproveitar para curtir cidades próximas, mas não é uma oportunidade que estimule viagens de brasileiros ou estrangeiros. Pelo contrário, o fato da semana ser quebrada pelo feriado reduz o fluxo corporativo, que costuma movimentar a ocupação hoteleira nos dias úteis”, disse.

A pesquisa revela, ainda, que o percentual deve ficar abaixo do registrado em 2014, quando a ocupação atingiu 80%. No ano passado, o feriado caiu em uma segunda-feira, o que permitiu que mais cariocas aproveitassem a data fora da cidade.

Lopes acrescentou que a proximidade com o carnaval e o réveillon também contribui para a pouca movimentação. “Além do dia 20 de janeiro estar entre dois grandes feriados, o primeiro mês do ano traz uma alta carga de despesas, entre elas IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano], IPVA [Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e matrículas, o que reduz a margem de investimento em viagens e lazer”, concluiu.

Da Agência Brasil