21 C
São Paulo
segunda-feira, março 31, 2025
spot_img

Intercâmbio cresce no Brasil e modalidade ‘homestay’ se populariza; entenda como funciona essa experiência

O intercâmbio cresceu 15% no Brasil em 2024, segundo dados da Student Travel Bureau (STB). Dados da KNN Idiomas apontam que 90% dos alunos  intercambistas optam pela modalidade “homestay”.

Março, 2025 – A busca por aulas de inglês para intercâmbio cresceu 15% em 2024 em comparação ao ano anterior, segundo dados da Student Travel Bureau, agência líder em intercâmbio no Brasil. Especialistas da KNN Idiomas, uma das 50 maiores redes de escolas de idiomas do país, apontam que a modalidade “homestay”, na qual estudantes vivem na casa de nativos no exterior, tem sido a escolha de 90% dos alunos intercambistas. Entre os principais motivos para essa preferência estão a imersão total no idioma e o custo-benefício mais vantajoso em relação a outras opções de acomodação.

Jorge Henrique Nunes Acerbi, franqueado da KNN Idiomas, com mais de 15 anos de experiência no auxílio a alunos que desejam estudar no exterior, já acompanhou mais de 60 estudantes em viagens internacionais. “A modalidade ‘homestay’ é a hospedagem do aluno na residência de uma família local previamente cadastrada pela escola e pelas autoridades do país de destino. O convívio diário com os moradores locais ajuda a aprimorar o idioma, já que a única forma de comunicação com a host family é o inglês”, explica Acerbi, que há cinco anos está à frente da unidade da KNN em São Mateus, no Espírito Santo. “Cerca de 90% dos alunos escolhem essa opção, tanto pelo custo-benefício quanto pela oportunidade de imersão completa no idioma”, acrescenta.

Na última viagem organizada pela escola, realizada em janeiro deste ano, 16 alunos participaram de um intercâmbio de três semanas em Londres, na Inglaterra, seguido por quatro dias em Paris, na França. Todos os estudantes optaram pela modalidade homestay. Além disso, a maioria das hospedagens nesta modalidade inclui refeições no pacote, o que permite aos alunos experimentarem a culinária local e se adaptarem aos hábitos do país.

Outro diferencial do homestay é o processo de seleção das famílias anfitriãs. Antes da viagem, cada aluno preenche um formulário indicando suas preferências, como número de refeições desejadas, restrições alimentares, alergias a animais. “Esse cuidado garante que a experiência seja mais confortável e alinhada ao perfil de cada estudante”, complementa Acerbi.

Outro exemplo é a franqueada Carla Volkart, proprietária das unidades da KNN Idiomas em Taquara e Parobé, no Rio Grande do Sul. Ela atua há mais de 14 anos no setor e já levou mais de 70 alunos para intercâmbios em Londres, com passeios de final de semana em outros países, como Amsterdã, na Holanda, e Roma, na Itália. Em janeiro de 2024, organizou uma viagem de 21 dias para Londres com 10 alunos, tendo a maioria optado pela modalidade homestay.

Agora, a escola se prepara para um novo destino: Buenos Aires, na Argentina. “Esses destinos se vendem por si só, e neste ano vamos lançar o programa para Buenos Aires, permitindo que os alunos de espanhol também coloquem em prática seus conhecimentos. Além disso, é uma opção com ótimo custo-benefício”, destaca Volkart.

A importância de um bom planejamento para o intercâmbio

Os especialistas ainda destacam como o planejamento cuidadoso é fundamental ao considerar um intercâmbio. Esse planejamento envolve a seleção criteriosa do destino, definição do período ideal e organização financeira adequada. Além disso, aprofundar-se na história e nos principais pontos turísticos do local pode valorizar significativamente o investimento, proporcionando uma experiência mais enriquecedora.

“Essa imersão cultural não só ajuda a aprender inglês como enriquece a vivência cotidiana. Além disso, amplia oportunidades profissionais, pois expande a rede de contatos e oferece uma visão mais abrangente do contexto sociocultural do país anfitrião. Dedicar tempo ao estudo e à exploração dos pontos turísticos também contribui para uma experiência de intercâmbio mais completa e recompensadora”, complementa Reginaldo Boeira, CEO da KNN Idiomas.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.

Mais informações: www.knnidiomas.com.br

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias