Home » HOTÉIS DO BRASIL » Jardim Atlântico Beach Resort incrementa proposta gastronômica

Jardim Atlântico Beach Resort incrementa proposta gastronômica

Consultoria e capacitação com chef italiano Renato Ialenti visam a ampliar padronização dos serviços e competência técnica dos colaboradores

Jardim Atlântico Beach Resort, foto divulgação.

Jardim Atlântico Beach Resort, foto divulgação.

A busca constante por melhorar a experiência do hóspede é regra no Jardim Atlântico Beach Resort, localizado em Ilhéus (BA), reunindo o que há de melhor nas experiências pé na área e urbana, ao mesmo tempo.

Depois de receber a ISO 9001, certificação que atesta a excelência em serviços, tanto na hospitalidade hoteleira como no restaurante, o resort dá outro passo para elevar ainda mais os padrões da área de alimentos & bebidas, com a contratação da consultoria do chef italiano Renato Ialenti, que trará sua experiência internacional para liderar um trabalho completo para o time da área.

Leila Borges, gerente-geral do Jardim Atlântico Beach Resort. Foto Lorena Borges.

“O restaurante já é consolidado na região e bem avaliado tanto pelos hóspedes quanto pelos clientes habitués que vivem no entorno, então não existe uma grande queixa. Entretanto, como a nossa proposta é evoluir sempre, decidimos investir nesse processo de aprimoramento”, explica Leila Borges, gerente-geral do Jardim Atlântico Beach Resort. Durante 60 dias, o chef italiano irá compartilhar com a equipe da cozinha parte da experiência que ele adquiriu em restaurantes de diferentes países.

Formado em enogastronomia pelo Instituto Hoteleiro de Fiugi, na Itália, sommelier profissional e degustador oficial pela Associação Italiana de Sommeliers de Milão, Ialenti é especializado na gestão de restaurantes, com foco na qualidade dos produtos, serviços e eficiência de custos. Desde 2000, ele combina a atuação como chef executivo a um trabalho paralelo de assessoria especializada na análise do conceito, planejamento e gestão de restaurantes mundo afora.

Durante sua extensa trajetória, o chef já passou por restaurantes em Israel, Canadá, Reino Unido e Itália antes de se estabelecer no Brasil, em 2009. Ele estreou em território nacional como chef residente da Embaixada da Italiana em Brasília (DF), realizando eventos gastronômicos para até 1.500 convidados. Também comandou cozinhas na capital federal e no Rio de Janeiro, além de prestar consultoria a restaurantes de diferentes destinos brasileiros, com saldo de mais de 500 profissionais treinados.

O trabalho no Jardim Atlântico Beach Resort será realizado entre julho e agosto, durante seis dias da semana, o que permitirá acompanhar a operação em tempo real para analisar os desafios e propor soluções a partir da experiência observada. No total, serão capacitados cerca de 30 profissionais entre chefes de cozinha, auxiliares, cozinheiros, garde manger, chefe de confeitaria, confeiteiros, padeiros e demais especialidades.

Para iniciar o projeto, Ialenti realizou uma série de visitas técnicas para realizar o diagnóstico do conceito, análise dos pratos, insumos utilizados, infraestrutura e layout da cozinha.

Cleber Aguiar, gerente da área de Alimentos & Bebidas do Jardim Atlântico Beach Resort, foto Lorena Borges.

Cleber Aguiar, gerente da área de Alimentos & Bebidas, ressalta que a ideia central é capacitar a equipe para oferecer um serviço de excelência e padrão internacional. “Temos uma política de contratar profissionais da região com experiência, conhecimento e paixão pela cozinha. Alguns deles, no entanto, ainda não têm vivência em outras regiões. A chegada do chef será importante para ampliar o repertório, aumentar a competência técnica e propiciar um rico intercâmbio cultural”, pontua.

Além de garantir a excelência no atendimento aos clientes, a padronização proposta resulta em melhoras na gestão do tempo e dos insumos do restaurante, otimizando os ingredientes e evitando desperdícios. “Ele também irá orientar os líderes em relação à avaliação de custos dos pratos, cuidado com estoque e determinação de escalas de folga, por exemplo, além de auxiliar com a criação de conceitos para jantares harmonizados e eventos privativos”, acrescenta Aguiar.

Uma das premissas do trabalho é garantir que os pratos regionais passem pelo mesmo processo de padronização e aprimoramento, mas sejam mantidos no cardápio. “Ele tem uma trajetória internacional reconhecida, mas também conhece muito da cozinha brasileira e da culinária baiana, o que permitirá manter esses pratos em destaque”, defende Leila. “Vamos elevar o nível do cardápio como um todo e aprimorar nossa essência”, finaliza Aguiar.

Sobre o Jardim Atlântico Beach Resort

Construído em 1986, o Jardim Atlântica Beach Resort está sob o comando da família Machado desde 2006, quando foi ampliado e passou por um amplo processo de modernização.

Urbano e pé na areia ao mesmo tempo, o resort está localizado a apenas dois quilômetros do aeroporto Jorge Amado e seis quilômetros do centro de Ilhéus, o resort está implantado em uma área de 34 mil metros quadrados e soma 129 apartamentos. Sua infraestrutura conta com dois restaurantes; piscinas adulto e infantil, mais um conjunto de piscinas circulares com sistema de hidromassagem aquecida; sauna a vapor; sala fitness; quadras de tênis, vôlei de praia e beach tênis; campo de futebol; kids club; salão de jogos; sala de massagem; salão de beleza; loja de artesanato e utilidades, além de ampla área verde. Mais informações e reservas pelo site.