Encontro realizado em Brasília (DF) reuniu representantes de todo o país, que conheceram de perto as várias possibilidades de parcerias com o Governo Federal na área
A IV Marcha dos Secretários e Dirigentes de Turismo, realizada esta semana, em Brasília (DF), foi palco da apresentação de ações do Ministério do Turismo (MTur) para apoiar o desenvolvimento sustentável do setor. Promovido na sede do órgão pela Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), o evento reuniu vários representantes da Pasta, que detalharam a gestores as várias parcerias possíveis com o Governo Federal.
A pauta envolveu iniciativas como o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que trabalha a gestão descentralizada na área. A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, defendeu empenho para a inclusão de mais municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta que orienta a destinação de recursos e a adoção de políticas públicas no ramo.
“Nós temos observado um expressivo engajamento de gestores e empresários, que se unem para impulsionar o desenvolvimento do setor e a efetivação das políticas públicas. O nosso compromisso é fortalecer não apenas a gestão municipal, mas toda a cadeia empresarial, ampliando o acesso a investimentos e oportunidades”, enfatizou Ana Carla Moura, ressaltando que o PRT aproxima estados e municípios da gestão federal do setor.
O encontro também abordou o suporte a obras de infraestrutura e a atração de investimentos ao turismo. A diretora do Departamento de Investimento, Crédito, Parcerias e Concessões no Turismo do MTur, Viviane de Faria, apontou a necessidade de esforços conjuntos. “Isso é crucial para que políticas públicas sejam efetivas. Oferecer a municípios essas facilidades faz com que não só a estrutura turística melhore, mas a cidade como um todo”, frisou.
Houve espaço, ainda, à exposição do fomento do MTur à criação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). A diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo do órgão, Bárbara Blaudt, observou que a Marcha permite difundir a estratégia. “Os DTIs são modelos de gestão baseados em melhorias em segurança, acessibilidade, sustentabilidade. Colocá-los em prática aumenta a competitividade e investimentos no setor”, orientou Bárbara.
Gestores municipais presentes à Marcha celebraram a oportunidade de conhecer as ações do Ministério do Turismo. “O evento é essencial para novos secretários, como eu, e para aqueles que já atuam na área. Pude sentir uma proximidade com o Ministério, entender quais áreas podem me auxiliar com demandas específicas e aprender bastante”, agradeceu a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cuité (PB), Sílvia Guimarães.
PLANEJAMENTO – Outro destaque do evento ficou por conta das ações de qualificação e promoção do turismo proporcionadas pelo MTur. O diretor do Departamento de Marketing, Eventos e Expansão Digital da Pasta, Fábio Pinheiro, salientou que as iniciativas favorecem a devida preparação de destinos turísticos. “A promoção do turismo e eventos é porta de entrada para outros temas relevantes para o desenvolvimento das prefeituras”, pontuou Pinheiro.
Já a diretora de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Livian do Carmo, expôs as diretrizes do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que define metas e programas para atingir os objetivos almejados. “Estados e municípios têm um papel fundamental nesse processo, pois são os responsáveis por transformar as diretrizes em ações concretas, garantindo que as políticas públicas cheguem, de fato, à ponta”, explicou Livian.
O evento também reservou espaço à apresentação da nova Lei Geral do Turismo (LGT), sancionada em 2024 pelo presidente Lula. A coordenadora-geral de Articulação e Monitoramento de Assuntos Técnicos do MTur, Bárbara Neves, citou benefícios da lei. “A atualização é um avanço significativo, pois adapta a lei a novas dinâmicas do mercado, impulsiona o desenvolvimento sustentável e fortalece a colaboração entre governo e iniciativa privada”, explicou.
AVANÇOS – Com o tema “Construindo o Futuro do Turismo”, a Marcha marcou o anúncio de importantes iniciativas do MTur, a exemplo do decreto de regulamentação da lei que cria o Calendário Turístico Oficial do Brasil. O sistema colaborativo com estados, municípios e o Distrito Federal, que será disponibilizado AQUI, busca divulgar eventos turísticos de todas as regiões do país, fomentando o turismo, a economia e a redução da sazonalidade no setor.
No evento, houve ainda o lançamento do livro “Turismo com Acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para promoção da acessibilidade”, fruto de parceria junto à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de apoio do Itaipu Parquetec e de cooperação da Unesco. (Acesse o livro AQUI) A publicação detalha o perfil do turista com deficiência, incluindo hábitos de viagem, renda e a influência da acessibilidade na escolha de destinos.