21 C
São Paulo
domingo, janeiro 26, 2025
spot_img

Mostra de cachaças contribui para promover a Rota dos Engenhos

Realizada como prévia para uma grande feira, programada para 2026, a 1ª Mostra de Cachaças da Bahia reuniu grandes marcas baianas e de outros estados para degustação, quinta-feira (23), no Bar Quintal do Raso da Catarina, no Campo Grande, em Salvador. A exposição teve também o objetivo de contribuir para a consolidação da Rota dos Engenhos, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que apoiou o evento.
O público pôde conferir 22 rótulos da produção de estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraíba e da Bahia, que foi representada por três marcas: Paramirim e Reserva do Lima, da Chapada Diamantina (municípios de Paramirim e Piatã), e Cordel Feliz, da Região Metropolitana de Salvador.
“Apresentamos um leque variado de marcas, com dois pré-lançamentos em primeiríssima mão. A cachaça é um produto que atrai cada vez mais o turista, inclusive o estrangeiro, por isto a Setur está trabalhando fortemente com o projeto da Rota dos Engenhos”,  explicou o curador da mostra e consultor da secretaria, Raimundo Freire.
A degustação atraiu apreciadores, especialistas e empresários. “Provei duas marcas da Bahia e achei maravilhosas. Acho a cachaça mil vezes melhor do que o whisky. Não é à toa que os estrangeiros ficam apaixonados”, afirmou a aposentada Zayw Alves.
Para o sommelier Ismael dos Santos, as cachaças baianas só precisam ser mais difundidas e a Rota dos Engenhos contribui para isto. “Temos marcas de excelência, principalmente na Chapada Diamantina, e até em regiões como Lauro de Freitas e Dias d’Ávila, onde há uma cachaça orgânica sensacional”, relatou.
“A cultura da cachaça está se difundindo cada vez mais, promovendo também o turismo. Com a Rota dos Engenhos, as pessoas podem fazer visitações a alambiques e conhecer todo o processo de produção, além de comprar nas lojinhas. Hoje temos lojas da bebida em lugares como a Ceasinha, em Salvador, e isto atrai o turista”,  ressaltou o empresário Getúlio Santana, um dos proprietários do extinto bar Extudo (Rio Vermelho).
Mais duas edições da mostra de cachaça estão previstas para este ano em Salvador, como forma de despertar o interesse do público e aquecer o mercado para o evento maior, a ser realizado em 2026.
Foto: Tatiana Azeviche

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias