Home » Notícias » MSH explica tendência do timeshare na hotelaria

MSH explica tendência do timeshare na hotelaria

timeshared

De acordo com a MSH Gestão Hoteleita, uma tendência que vem crescendo no mercado hoteleiro nacional é o timeshare, ou tempo compartilhado, uma modalidade de negócio turístico que permite ao consumidor adquirir o direito de usufruto em um meio de hospedagem por um período de tempo. “O conceito é complexo pelo fato de ainda ser incipiente no Brasil. Contudo, possibilita aos hotéis minimizarem a sazonalidade na baixa temporada, proporcionando um aumento de adeptos, conseguinte, gerando uma antecipação do fluxo de caixa”, explica o diretor da empresa, Maurênio Stortti.

Para os clientes, o timeshare representa uma oportunidade de reservar unidades em hotéis com bandeiras internacionais a preços competitivos. O desconto para as vendas de timeshare pode ser, em média, de até 30% em relação ao que se pagaria por aquela semana pelo sistema normal.

Tipos de timeshare

Os serviços oferecidos são conhecidos como de semanas fixas, flutuantes e sistema de pontos. Confira.

Semana Fixa: sistema clássico de timeshare no qual o cliente, quando compra uma semana, já sabe qual o período que comprou e o tamanho da unidade. De outro modo, todos os anos será usado o resort numa semana específica, sem a necessidade de solicitar reserva, pois está fixada em contrato.

Semana Flutuante: nas semanas flutuantes, o consumidor adquire o direito de utilizar uma semana no resort podendo usufruí-la em qualquer época do ano, ou dentro de um período. Esse sistema oferece ao consumidor total liberdade. A única ponderação é que se deve obedecer ao tamanho da unidade, que é pré-fixada em contrato.

Sistema de pontos: no sistema de pontos, o consumidor adquire uma quantidade de pontos para serem gastos em qualquer época do ano em que vigorar o contrato. O cliente recebe uma tabela de pontuação, na qual é pré-estabelecida a quantidade de pontos necessários para cada utilização das semanas de acordo com as temporadas e tamanhos das unidades que irá utilizar.

Hotéis do Rio Grande do Sul que trabalham com o serviço timeshare

Hotel Casa da Montanha – O hotel Casa da Montanha, em Gramado, trabalha com o conceito Vacation Club. O próprio hotel Casa da Montanha faz o seu cadastro junto ao RCI (Resort Condominiums International).

Condomínio Residencial Vale Dourado – O Vale Dourado, também em Gramado, é associado ao Interval Internacional. Cada proprietário tem direito a uma semana fixa por ano (prevista em contrato) e 14 dias flutuantes (que devem ser estipulados com antecedência). O proprietário que quiser desfazer o serviço pode vendê-lo.

Solar Pousada do Serrano – A pousada do Serrano, também em Gramado, funciona no mesmo esquema do Condomínio Vale Dourado, no qual são vendidas unidades, que podem ser utilizadas pelos proprietários por determinados períodos. A pousada é associada ao RCI e a Interval Internacional.

Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs – A Rede Plaza de Hotéis lançou o Plaza Vacation Club, que funciona igual um serviço pré-pago, e, conforme o uso, vai se adquirindo pontuação, com a vantagem de, além de usufruir, poder alugar e intercambiar os serviços através da Interval International.