REDE LANÇA PRINCÍPIOS PARA CONSUMO SUSTENTÁVEL DE FRUTOS DO MAR EM PARCERIA COM A WWF E ANUNCIA NOVA AMBIÇÃO PLANT-FORWARD ANTES DO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS
São Paulo, 28 de maio de 2025 – Antecipando o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), Novotel celebra o primeiro aniversário da sua transformadora parceria de três anos com a World Wide Fund for Nature (WWF), reafirmando seu compromisso com a proteção do bem-estar e da longevidade dos oceanos, com o lançamento de duas novas políticas alimentares: Princípios para Consumo Sustentável de Frutos do Mar do Novotel, desenvolvida em parceria com a WWF França, e o lançamento de uma pioneira ambição global de alimentação Plant-Forward em 600 hotéis.
“O Novotel está tomando medidas decisivas para proteger nossos oceanos e a parceria com a WWF é um motor fundamental desse compromisso,” disse Jean-Yves Minet, Novotel Global Brand President . “ Com a orientação e expertise da WWF, conseguimos promover mudanças em larga escala em nossos 600 hotéis e também no setor e nas comunidades que alcançamos. O Novotel tem o compromisso de facilitar escolhas que tenham impacto positivo na longevidade do planeta, na vida marinha e nas futuras gerações. Desde o fornecimento responsável até uma abordagem Plant-Forward, nossa estratégia de impacto nos oceanos é projetada para gerar mudanças reais. Juntos, podemos liderar o caminho rumo a um futuro mais saudável e sustentável, uma escolha positiva de cada vez.”
ALIMENTAÇÃO SABOROSA, SAUDÁVEL E MAIS SUSTENTÁVEL
Os novos Princípios para Consumo Sustentável de Frutos do Mar, lançados globalmente nos 600 hotéis da marca Novotel, incluem a proibição de 350 espécies de frutos do mar ameaçadas de extinção e promovem a pesca responsável até 2027, com o serviço exclusivo de espécies selvagens certificadas pelo MSC (Marine Stewardship Council) ou peixes locais provenientes de fontes responsáveis, além do uso de frutos do mar de cultivo certificados pelo ASC (Aquaculture Stewardship Council) ou orgânicos (para salmão e camarão), fomentando a colaboração com fornecedores quando necessário. A WWF França desenvolveu o Treinamento sobre Frutos do Mar Sustentáveis, um programa de capacitação global abrangente para chefs, equipes de alimentos e bebidas e de compras de Novotel, e está trabalhando junto ao grupo Accor para melhorar a rastreabilidade.
Além disso, o Novotel lançou uma ambição de Plant-Forward com a meta de que todos os seus 600 hotéis ofereçam cardápios com pelo menos 25% de opções baseadas em vegetais até 2026. Atualmente, 39% dos hotéis já dedicam ao menos 25% de seus cardápios a esse tipo de alimentação. O Novotel está comprometido em oferecer, em larga escala, uma culinária saborosa, sustentável e alinhada à filosofia Plant-Forward, orientada por um instituto culinário de referência.
UM ANO DE PROGRESSOS: REFORÇANDO O COMPROMISSO DE NOVOTEL COM OS OCEANOS
Desde o lançamento de seu plano de preservação dos oceanos, em junho de 2024, o Novotel tem avançado significativamente em ações concretas que refletem seu compromisso com a sustentabilidade e a hospitalidade positiva, um pilar da missão global da Accor.
Entre os principais marcos, está a redução contínua do impacto ambiental, por meio da eliminação progressiva de plásticos de uso único em suas operações, instalação de dispensadores, recarregáveis, usados no banheiro dos quartos, e iniciativas para minimizar o desperdício de alimentos com soluções inovadoras e o engajamento ativo dos hóspedes. A marca também iniciou projetos-piloto com filtros de microplásticos em dois hotéis na França, com foco na redução do impacto ambiental da lavanderia.
Na frente alimentar, o Novotel tem promovido escolhas mais saudáveis e sustentáveis, com a adoção da ambição “Plant-Forward” e a aplicação dos Princípios Sustentáveis para o Consumo de Frutos do Mar. Em parceria com a WWF, foi lançado em 2025 um Projeto de Melhoria da Pesca (FIP) de alcance global, incluindo o apoio direto ao FIP de lula indiana em Kerala, na Índia. A marca também uniu forças com a plataforma Seafood Souq para garantir rastreabilidade completa de fornecedores e produtos do mar, com um projeto piloto implementado em 18 hotéis no Oriente Médio. Na Europa, um novo programa de compras foi lançado em parceria com a WWF França e a Seafood Taskforce, envolvendo diretamente cinco fornecedores para aprimorar a rastreabilidade e transformar práticas no setor.
A educação e a conscientização oceânica também têm ganhado destaque na estratégia da marca. Com o objetivo de inspirar uma relação mais equilibrada entre pessoas e oceanos, o Novotel desenvolveu um treinamento global de Conscientização Oceânica, em parceria com a AXA Climate, voltado a todas as equipes de seus 600 hotéis ao redor do mundo. Além disso, lançou um treinamento específico com a WWF sobre consumo sustentável de frutos do mar, destinado a chefs, equipes de Alimentos & Bebidas e profissionais de compras. As iniciativas de entretenimento, como eventos, programações especiais e jogos interativos nos hotéis, também têm desempenhado papel fundamental no engajamento de hóspedes e comunidades.
Como parte de seu compromisso contínuo com a preservação marinha, o Novotel tem investido em projetos estratégicos de pesquisa e inovação conduzidos pela WWF França, promovendo ações de alto impacto em diversas regiões do mundo. Entre as iniciativas apoiadas está a proteção dos campos de Posidonia no Mediterrâneo, plantas marinhas que absorvem dióxido de carbono (CO2), contribuindo para a mitigação das alterações climáticas. Em 2024, 73 boias foram convertidas em nove cidades costeiras da Europa, com outras 41 previstas para 2025, como parte de planos de ação em andamento.
No combate às “redes fantasmas”, uma das maiores ameaças à vida marinha, a marca também apoia a identificação e remoção desses resíduos no Mar Mediterrâneo, com mais de mil hectares já mapeados em Bonifácio e operações-piloto com robôs subaquáticos previstas para 2025 e 2026. Outro destaque é o suporte ao Blue Panda, embarcação emblemática da WWF que percorre países como França, Grécia, Turquia, Itália e Croácia promovendo soluções científicas e recomendações para proteger a vida marinha, aumentar a conscientização pública e liderar ações junto a governos e comunidades. Em 2024, a campanha visitou os cinco países, impactando mais de 550 crianças com ações educativas, além de testar o sistema anticolisão Cap Cétacés e realizar estudos sobre redes fantasmas e Áreas Marinhas Protegidas.
Globalmente, Novotel também apoia o rastreamento de tartarugas marinhas por meio da iniciativa “Blue Corridors”, que já monitorou mais de 12.600 animais, com foco na Ásia-Pacífico, e apresentará novas análises de conectividade na UNOC 2025. No Atlântico Ocidental, a marca colabora com ações no Escudo das Guianas para proteger tartarugas-de-couro, verdes e oliva por meio de programas de ciência cidadã, capacitação de guias ecológicos e mobilização da sociedade civil.
Ludovic Frère Escoffier, Ocean Program Manager, WWF France, afirma: “Proteger o oceano também significa proteger o nosso futuro comum. Diante das crescentes ameaças da sobre pesca, da poluição e da perda de biodiversidade, os agentes econômicos têm um papel fundamental a desempenhar. Acolhemos com satisfação o compromisso de Novotel de integrar a preservação dos ecossistemas marinhos em sua estratégia. Ao colaborar com empresas influentes do setor de turismo, estamos acelerando juntos a transição para práticas mais sustentáveis e responsáveis, compatíveis com a resiliência dos oceanos”.
“O oceano é a maior fonte de equilíbrio do nosso planeta – os ‘pulmões do mundo,” acrescenta Jean-Yves Minet . “Ele regula o clima, sustenta meios de subsistência e protege ecossistemas. Mas esse equilíbrio está em risco. Para garantir um futuro sustentável, precisamos reequilibrar nossa relação com os oceanos, reduzindo nosso impacto e assegurando a saúde marinha. Nosso bem-estar está profundamente ligado à saúde do oceano. Proteger o oceano não diz respeito apenas ao meio ambiente, mas também ao apoio à saúde e à longevidade humanas.”
Com os olhos voltados para o futuro, o Novotel reforça seu compromisso de longo prazo com a saúde dos oceanos e se prepara para dar novos passos rumo a um impacto ainda mais positivo. A marca participará ativamente da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC), em Nice, colaborando com líderes globais do setor para impulsionar mudanças significativas. No verão de 2025, serão lançados dois novos treinamentos em parceria com a WWF e a AXA Climate: um focado no consumo sustentável de frutos do mar e outro voltado à conscientização oceânica para todas as equipes dos hotéis.
Além disso, o Novotel seguirá expandindo práticas sustentáveis em sua operação, incluindo a adoção global da estratégia de cardápio Plant-Forward e a ampliação das iniciativas para consumo responsável de frutos do mar. Programas inéditos de engajamento de hóspedes também serão introduzidos, com foco na preservação dos ecossistemas marinhos. A marca continuará apoiando os projetos essenciais da WWF França em diversas partes do mundo, reafirmando seu papel como agente transformador em prol da longevidade dos oceanos. Para saber mais sobre as iniciativas de sustentabilidade da marca, acesse a parceria com a WWF e o Relatório de Impacto nos Oceanos do Novotel em: Novotel – Ocean
Sobre o Novotel