Pet Friendly: animais de estimação ganham cada vez mais espaço no turismo
Vila do Saber, dentro da ABAV Expo, é palco para palestra que aborda a necessidade de ampliar a oferta de serviços com foco no mercado Pet
A Vila do Saber, espaço da ABAV Expo destinado à capitação e difusão do conhecimento, recebeu no primeiro dia do evento uma das palestras mais procuradas pelos amantes de animais. O agente de viagem Maurício Penteado promoveu um debate sobre o crescimento do mercado Pet no Brasil e no mundo, e aproveitou o momento para incentivar os profissionais do setor a se especializarem e aderirem ao conceito Pet Friendly, termo utilizado para identificar lugares onde os animais de estimação são aceitos.
O palestrante apresentou números de mercado que garantem que, assim como o setor de cosméticos, o de pet não tem crise. Por isso, aumentar a oferta de serviços neste segmento é uma grande oportunidade para aperfeiçoar e ampliar os negócios. Segundo o IBGE, 65 milhões de domicílios brasileiros possuem animais de estimação. Enquanto isso, para as famílias viajantes, apenas 18% dos hotéis brasileiros aceitam os pets em suas instalações, por exemplo.
Os dados apresentados animaram os participantes, que enxergaram no segmento uma chance de se destacar em meio à concorrência, já que os serviços ofertados ainda são baixos. “A atitude e o entusiasmo são importantes, mas, para ter uma relação de trabalho com o pet, o primeiro ponto é gostar dos bichinhos. Só assim se conquista bons resultados”, alerta Maurício.
No turismo, inúmeros fatores deixam o conceito longe da popularização. Dentre as dificuldades, o especialista destaca a baixa aderência dos estabelecimentos, a falta de padronização das companhias aéreas de como transportar os pets e, principalmente, a falta de adestramento e preparação dos pets. “O bichinho precisa aproveitar a viagem com alegria e sem traumas, neste sentido, é muito importante também que ele seja treinado e preparado para os diferentes ambientes e situações”, conclui o especialista.
Sobre a ABAV Expo
Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.
Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.
Em 2018, a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa será realizada de 26 a 28 de setembro no Anhembi (SP).
Para mais informações, acesse o site oficial da feira: www.abavexpo.com.br
Sobre a ABAV Nacional
Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,4 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.
A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.
Globalmente está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,2 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,8 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). A Braztoa realiza, desde 1990, quatro Encontros Comerciais por ano (dois em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre), todos 100% focados em negócios, capacitação e tendências para o agente de viagem. São eventos indispensáveis do calendário anual dos profissionais do turismo brasileiro.