Home » Notícias » Programa TurismoRJ+Perto avança com visitas técnicas na região turística do Vale do Café

Programa TurismoRJ+Perto avança com visitas técnicas na região turística do Vale do Café

Equipe da Setur-RJ faz análise dos atrativos turísticos da região

 

A equipe da Secretaria de Estado de Turismo cumpriu esta sexta, 27/08, a primeira parte da programação das visitas técnicas do programa TurismoRJ+Perto. O projeto teve início na última quinta 26/08, com o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Vale do Café. O trabalho de hoje foi concentrado no município de Valença, onde os profissionais conheceram diversos locais e roteiros turísticos.

Em Conservatória, distrito de Valença, foi visitada a histórica Fazenda Florença, construída em estilo colonial em 1852. O local é referência por ser uma autêntica construção do Brasil Império. Em seguida, o grupo foi ao Cine Centímetro, réplica reduzida do antigo Cine Metro Tijuca, inaugurado no Rio de Janeiro, em 1941. O cinema foi construído com objetos originais do antigo cinema, como móveis, pedaços de tapete, lustres, bilheteria e projetores. O espaço abriga ainda o Museu Palheta de Projetores de Cinema.

Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo, que acompanhou os técnicos da Setur-RJ e da TurisRio, destacou a importância dos atrativos visitados.

– São experiências como estas que comprovam como o interior do Estado tem potencial para ser a grande mola propulsora deste novo momento de retomada do turismo.  Temos lugares incríveis para conhecer, e o Governo do Estado vai entrar forte na divulgação destes destinos para recolocar o estado do Rio no topo do ranking do turismo.

Entrega da Carteira Nacional do Artesão

Após as visitas técnicas, o secretário participou da cerimônia de entrega da Carteira Nacional do Artesão aos profissionais de Valença. Noventa e nove artífices, que cumpriram todas as etapas do cadastramento, já estão com o documento em mãos. A Setur-RJ, que gerencia o Programa de Artesanato Estadual, tem trabalhado ativamente para o desenvolvimento deste segmento que dá renda a milhares de pessoas. Na ocasião, Tutuca destacou a importância do artesanato como referência cultural de uma cidade.

– As peças que vocês produzem traduzem a história e a cultura do município. Os materiais usados e as técnicas, muitas vezes, são passadas de geração em geração. É isso que os turistas gostam de levar como lembranças do local que visitam. Por isso, é importante que o turismo e o artesanato caminhem juntos.

A artesã Flávia Alves, de 48 anos, natural de Valença, trabalha fazendo bonecas em tecido, lã e palha, e comemorou o recebimento do documento oficial.

– A Carteira Nacional do Artesão dá a oportunidade de nós sermos reconhecidos em todo o Estado. É como se nós saíssemos do anonimato. É a chance de nós deixarmos de ser apenas ambulantes para termos o reconhecimento da nossa profissão.

Ao final da cerimônia, o secretário Tutuca convidou os artesãos a conhecerem a van da Setur-RJ, que divulga as peças dos artífices do Estado em pontos turísticos. A loja itinerante facilita a comercialização do artesanato dos 92 municípios fluminenses.