A aprovação da Comissão Australiana de Concorrência e Consumidor consolida o compromisso compartilhado das companhias aéreas em oferecer mais opções e valor para todos os passageiros australianos que viajam para a Europa, Oriente Médio e África
SYDNEY, Austrália – O Qatar Airways Group e a Virgin Australia receberam sinal verde final da Australian Competition and Consumer Commission (ACCC) para a aliança integrada das companhias aéreas. Esta determinação final sinaliza oficialmente o sinal verde para os novos 28 voos semanais da Virgin Australia entre a Austrália e Doha – operados sob um wet-lease com a Qatar Airways – prosseguirem.
A autorização da ACCC para a parceria da Qatar Airways com a Virgin Australia dá à transportadora australiana acesso à escala e à expertise de uma companhia aérea global líder mundial e facilita sua reentrada em voos internacionais de longa distância. Isso impulsionará uma competição maior no mercado, ao mesmo tempo em que oferece mais escolha e valor para os passageiros australianos.
Utilizando aeronaves alugadas da Qatar Airways, a Virgin Australia deve iniciar voos de longa distância de Sydney, Brisbane e Perth para Doha a partir de junho de 2025, seguidos de Melbourne para Doha em dezembro de 2025. Por meio do premiado Aeroporto Internacional Hamad em Doha, os voos abrem mais de 100 itinerários de conexão pela Europa, Oriente Médio e África, e permitem que os passageiros australianos se beneficiem de uma série de maiores oportunidades de ganho e resgate de fidelidade para membros do Privilege Club e Velocity da Qatar Airways.
Além disso, os voos darão um impulso significativo à economia de visitantes e turismo da Austrália, gerando um valor econômico estimado de AUD$ 3 bilhões nos próximos cinco anos.
O acordo de colaboração também apoiará o crescimento de empregos, tanto na Virgin Australia quanto nos setores mais amplos de aviação e turismo na Austrália, com a Qatar Airways pronta para fornecer oportunidades de destacamento para 20 pilotos da Virgin Australia e 40 tripulantes de cabine em 2025. Outra área importante de foco para a parceria é a sustentabilidade, que inclui o desenvolvimento de iniciativas de Combustível de Aviação Sustentável.
Isso ocorre após o governo australiano aprovar o investimento de 25% do Qatar Airways Group na Virgin Australia em 27 de fevereiro de 2025, juntando-se ao atual acionista majoritário Bain Capital.
O CEO do Qatar Airways Group, Eng. Badr Mohammed Al-Meer, disse: “O anúncio de hoje da ACCC envia um sinal claro do apetite que existe para oferecer competição, serviço de classe mundial e valor aos passageiros australianos.
“Também marca o início de um novo capítulo no relacionamento entre nossas duas companhias aéreas, e gostaria de agradecer aos nossos colegas da Virgin Australia e valiosos stakeholders por sua dedicação incansável à nossa ambição compartilhada de criar uma competição saudável dentro do mercado de aviação local, bem como nosso compromisso coletivo de apoiar empresas australianas, empregos australianos e a economia em geral.”
O CEO da Virgin Australia, Sr. Dave Emerson, disse: “Este é um momento decisivo para a Virgin Australia e o cenário da aviação australiana. A aprovação final da ACCC de nossa parceria estratégica mais profunda com a Qatar Airways marca o início de um novo capítulo para nossa companhia aérea e um mundo de oportunidades para nosso pessoal e clientes.
“Já estamos vendo alguns dos benefícios positivos da parceria, incluindo o aumento da atividade de vendas de passagens aéreas entre a Austrália e a Europa, Oriente Médio e África, graças ao aumento da concorrência.
“Estamos felizes em receber a Qatar Airways não apenas como uma parceira estratégica, mas como uma sócia da Virgin Australia. Isso reflete um enorme voto de confiança de uma companhia aérea líder global em nossos negócios e na aviação australiana de forma mais ampla.”
O sócio da Bain Capital, Sr. Mike Murphy, disse: “Este marco importante permite que as companhias aéreas aproveitem sua força coletiva e desbloqueiem novas áreas de cooperação para o benefício dos consumidores australianos. Estamos muito felizes em dar as boas-vindas oficialmente ao Qatar Airways Group como um investidor minoritário na Virgin Australia.”
Em outubro de 2024, a Qatar Airways e a Virgin Australia também assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para colaborar em uma série de iniciativas de sustentabilidade, incluindo objetivos para promover o uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), gestão ambiental, incluindo gestão de resíduos e energia, compras sustentáveis e desenvolvimento da força de trabalho da aviação.
Comunicado de imprensa em árabe: LINK
Sobre a Virgin Australia
O Virgin Australia Group foi fundado no ano 2000 por Sir Richard Branson e agora é uma das maiores companhias aéreas australianas operando uma extensa rede doméstica, bem como serviços internacionais de curta distância, operações de fretamento e carga, e seu programa de fidelidade, Velocity Frequent Flyer. O Grupo emprega mais de 7.800 pessoas e ostenta mais de 12 milhões de membros Velocity que podem usar seus pontos para resgatar voos para mais de 600 destinos ao redor do mundo através da Virgin Australia e da extensa lista de transportadoras parceiras internacionais da companhia aérea.
Sobre a Bain Capital
A Bain Capital é uma investidora ativa na Austrália há mais de 20 anos e administra vários bilhões de dólares em capital em nome de instituições australianas.
A Bain Capital é uma das principais empresas de investimento privado do mundo, com aproximadamente A$ 290 bilhões em ativos sob gestão, o que cria um impacto duradouro para investidores, equipes, empresas e as comunidades nas quais vivemos. Fundada em 1984, a Bain Capital foi pioneira em uma abordagem baseada em consultoria para investimentos em private equity, fazendo parcerias estreitas com equipes de gestão para oferecer insights que desafiam o pensamento convencional, constroem grandes negócios e melhoram as operações. Ao longo do tempo, a Bain Capital expandiu organicamente essa abordagem em todas as classes de ativos para construir uma das plataformas de ativos alternativos mais fortes do mundo.