Home » GASTRONOMIA » Qualifica Turismo entrega certificados para o trabalho em hotéis, bares e restaurantes

Qualifica Turismo entrega certificados para o trabalho em hotéis, bares e restaurantes

O projeto Qualifica Turismo, iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e  Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), com financiamento do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), entregou, nesta quarta-feira (24), certificados a 31 profissionais que participaram dos cursos de qualificação para atuar no setor turístico do estado. As aulas, para recepcionista e garçom, com noções de inglês, foram realizadas entre outubro e dezembro, com carga de 120 horas, na sede no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho.

“Nossos esforços são para que as pessoas que visitam o estado sejam bem atendidas e, para isto, precisamos qualificar os profissionais. O mercado e os turistas estão aí e precisamos oferecer bons serviços para que eles voltem e tragam mais pessoas para conhecer os destinos baianos”, declarou a assessora técnica da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur, Magda Guimarães.

“Realizamos estes cursos para, ao mesmo tempo, melhor atender ao turismo e proporcionar trabalho para as pessoas, principalmente num período como este, de alta estação, em que hotéis, bares e restaurantes absorvem mão de obra”, declarou o titular da Setre, Davidson Magalhães, que anunciou o encaminhamento da lista com os nomes dos profissionais qualificados para o programa SineBahia, de intermediação com o mercado de trabalho.

“Optei por este curso para aprimorar os  conhecimentos e buscar novos horizontes, porque em turismo a recepção é a linha de frente, nos colocando em contato direto com as pessoas. As aulas abriram a minha mente, adquiri noções de inglês e tive um aprendizado satisfatório. Agora, é partir para o mercado de trabalho”, relatou Ana Cláudia Salustiano, 44 anos, que se qualificou como recepcionista.

“Já possuía experiência como garçom e procurei me qualificar por necessidade de entrar no mercado de trabalho. Agora me sinto preparado para trabalhar em hotéis, restaurantes e onde houver disponibilidade”, afirmou João Lucas Gonçalves, 23 anos, também certificado pelo Qualifica Turismo.

O programa terá sequência com outros cursos em especialidades ligadas ao turismo, como camareira, condutor, barman, sommelier, artesão, marceneiro e mecânico de náutica.

 

Foto: Tatiana Azeviche