25 de março de 2025 (Genebra) – A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) criou a Organização de Descarbonização da Aviação Civil (CADO) para gerenciar o Registro SAF (combustível de aviação sustentável) desenvolvido pela IATA depois que for lançado.
“A CADO vai impulsionar o lançamento do Registro SAF desenvolvido pela IATA. Seu objetivo é gerenciar o Registro SAF como uma entidade separada da IATA usando uma abordagem aberta e global que apoia a análise necessária para gerar confiança entre todos os grupos de interesse. Na verdade, a porta está aberta para qualquer grupo envolvido na cadeia de valor do SAF, incluindo governos, para se juntar à organização. Essa abordagem inclusiva também deve ajudar a promover a harmonização dos princípios de operação de todos os registros de SAF”, explica Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade e economista-chefe da IATA.
“O Registro SAF é um componente fundamental da infraestrutura de mercado indispensável para a construção de um mercado global, transparente e fluido para o SAF. O compromisso do setor de construir o Registro e criar a CADO para gerenciá-lo deve inspirar governos, produtores de combustíveis fósseis e investidores a se envolverem no mercado de SAF com dedicação. Nosso objetivo em comum é aumentar a produção de combustível sustável, e a estrutura que estamos implementando com a CADO é um passo importante para avançar na descarbonização”, afirma Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Sobre a CADO
A CADO é uma organização sem fins lucrativos com sede em Montreal, Canadá. A IATA é membro fundador da CADO e sua função incluirá ações contínuas de suporte técnico e operações. A associação à CADO está aberta a:
- Organizações que operam ou contribuem diretamente para a cadeia de valor do SAF, ou que representam qualquer associação ou grupo de participantes na cadeia de valor de SAF.
- Estados ou organizações quase estatais com interesse direto nas operações e benefícios do Registro SAF.
- Grupos de interesse relacionados que se beneficiam indiretamente do SAF implementado no sistema de aviação.
Sobre o Registro SAF
A IATA está desenvolvendo o Registro SAF, que será lançado em breve, como um sistema global para registrar as transações de SAF de forma padronizada e transparente. O sistema garante que os benefícios ambientais do SAF possam ser rastreados enquanto passam pela cadeia de valor do SAF e permitem a reivindicação destes em relação às obrigações regulatórias e esquemas voluntários por parte das empresas aéreas e clientes corporativos.
O Registro SAF ajuda a resolver o desafio do fornecimento limitado de SAF – que é extremamente escasso e está disponível em apenas alguns locais globalmente – conectando empresas aéreas a produtores e fornecedores de SAF, independentemente de sua localização geográfica. Além disso, o sistema fornece acesso aos clientes corporativos das empresas aéreas a reduções de emissões no setor e capitaliza a capacidade das empresas de cofinanciar o custo da descarbonização.
A participação no Registro SAF será gratuita até abril de 2027 e após este prazo será operado de forma baseada em recuperação de custos.