Rock in Rio 2024: Barra da Tijuca com previsão de 100% na ocupação hoteleira se destaca como a capital do festival, que movimentará R$ 1 bilhão
Levantamento do Visit Rio, que fechou parceria inédita com o festival, mostra resultados de estratégia para estimular turismo durante evento
Evento consagrado no calendário carioca, o Rock in Rio comemora 40 anos em 2024 com a promessa de recorde na ocupação hoteleira na Barra da Tijuca, que se consolida como a “capital” do evento e destino preferido de quem vem para o festival. Um levantamento do Visit Rio junto a associados prevê que os hotéis da região terão 100% de ocupação entre os dias 13 e 21 de setembro. Para o restante da cidade a previsão é de cerca de 85%, marca que chega perto dos índices alcançados durante o Réveillon.
Também há uma expectativa de aumento de 30% nas visitas a atrações turísticas da região e no restante da cidade, graças a uma parceria inédita do Visit Rio com os organizadores do festival. Além da Barra, outros bairros contam, agora, com um calendário especial de programação com descontos para turistas durante o período de shows. A ideia é levar os visitantes que vieram para o evento a explorar outros passeios enquanto estiverem no Rio.
Com o aproveitamento do máximo do potencial turístico, a projeção é de que esta edição do Rock in Rio tenha um impacto financeiro de aproximadamente R$ 1 bilhão na economia carioca. Os números consideram um público de 700 mil pessoas, levando em conta gastos com hospedagem, alimentação, transporte e atrações. Somente o impacto na arrecadação do ISS pode chegar a R$ 44 milhões. O movimento na Rodoviária durante o período deve aumentar em 40%, com o desembarque de cerca de 225 mil passageiros. A maioria dos viajantes virá de Minas Gerais, São Paulo, interior do Rio de Janeiro e Brasília.
“O Rock in Rio se consolidou como um dos eventos mais importantes do calendário carioca, gerando grande expectativa entre os profissionais do setor. Seu impacto é amplamente reconhecido e aguardado com entusiasmo, tanto pela visibilidade que traz para a cidade quanto pelos benefícios econômicos que proporciona”, afirma Carlos Werneck, presidente- executivo do Visit Rio.
O Hotel Lagune, localizado na Barra da Tijuca, já alcançou 90% de sua taxa de ocupação e espera preencher todas as vagas nos próximos dias devido ao aumento nas reservas de última hora, destaca Silvia Albuquerque, diretora regional da GL Events. “Estamos operando a todo vapor e, para atender à alta demanda, tivemos que aumentar o número de funcionários. Para a comodidade dos hóspedes, ofereceremos transporte direto para o local do festival, além de instalar um food truck em frente ao hotel. Também teremos um DJ no lounge, além de atividades no bar da piscina”, afirmou Silvia.
Parceria para estimular atrativos
A parceria inédita entre o Visit Rio e o Rock in Rio tem como objetivo enriquecer a experiência dos participantes e aproveitar a visibilidade do evento para promover o turismo na cidade. A estratégia foi pensada para extrair o máximo do potencial turístico que o evento proporciona ao manter o turista no Rio por um período de tempo.
“Levando em consideração o perfil de viagem desse visitante, que é de uma estadia de três a quatro dias, o desconto nos atrativos é uma oportunidade para que esse público conheça melhor a cidade para além do Rock in Rio. A iniciativa não apenas impulsiona a ampliação do fluxo de visitantes nesses locais, mas também tem impacto positivo em setores como transporte e alimentação. Foi uma decisão muito acertada do festival, da qual temos orgulho de participar”, afirma Roberta Werner, diretora- executiva do Visit Rio.
A Vertical Rio, que oferece passeios de helicóptero com portas abertas pelos melhores spots do Rio de Janeiro, projeta bater sua capacidade máxima de operação nos dias do festival. “Na Vertical Rio, estamos prontos para atingir 100% da nossa capacidade durante os dias do Rock in Rio. Iniciamos setembro com um aumento expressivo de 50% nas reservas e vendas de voos em comparação a agosto, e 100% em relação a julho. O festival não só movimenta a cidade, como também reforça a imagem do Rio como um destino de excelência para o turismo e a realização de grandes eventos, o que impulsiona a economia local”, disse Pedro Filipe Gonçalves, Founder e CEO da Vertical Rio.
A empresa é uma das participantes do calendário promocional elaborado pelo Visit Rio em parceria com o Rock in Rio. Dezenas de atrações pela cidade estarão com descontos de 10% a 50%, incluindo opções no Bondinho Pão de Açúcar, Cristo Redentor, AquaRio, Museu do Amanhã, BioParque, Trem do Corcovado, Yup Star, Rio Boat Tour C2 Rio, Carnaval Experience, Blue Note e Saveiros, entre outros. Confira todos os participantes aqui.
|