Conexão com a natureza é uma das características deste tipo de viagem
A correria do dia a dia traz consequências nocivas para a saúde física e mental, principalmente para quem vive nas grandes metrópoles. A poluição, seja do ar ou sonora, propicia o surgimento de transtornos como o estresse, um dos grandes vilões dos tempos atuais. E é por causa desse estresse que uma tendência vem ganhando cada vez mais adeptos entre os turistas: a Silent Travel.
Silent Travel é o tipo de viagem que prioriza o descanso absoluto do viajante, fazendo com que ele fique distante de tudo que o remeta à agitação. Muitas dessas viagens são feitas para locais onde o contato com a natureza é completo, com experiências únicas e inesquecíveis. E o Brasil tem inúmeras opções para quem quer desacelerar e fugir de lugares badalados entre os turistas.
“Você tem ideia do que é observar todas as etapas que uma vitória-régia passa até ficar púrpura?”, pergunta Beatriz Oliveira, fundadora e CEO da Pervoy Turismo, empresa especializada em turismo personalizado e de experiência. Ela, que acaba de retornar de uma jornada pela Amazônia, ainda está absorvendo tudo o que vivenciou por meio do contato direto que teve com a natureza.
“Foram momentos de reflexão, autoconhecimento e descobertas de culturas ancestrais que habitam o pulmão do mundo”, declara e complementa: “Caminhar por trilhas no meio da floresta, em que o único som ouvido é o dos animais silvestres e respirar aquele ar puro, recarrega as energias e traz sensação de paz e conexão”. Beatriz e seu grupo também visitaram aldeias indígenas e casas de caboclos, onde provaram comidas e frutas típicas da região.
O Silent Travel, além de proporcionar momentos de completo relaxamento, favorece também a sustentabilidade, uma vez que existe a preocupação pela preservação e respeito a todo o ecossistema local.
Desacelerar não significa apenas descansar, mas também abrir espaço para que novas ideias e perspectivas floresçam. Ao se desconectar do barulho e das distrações do cotidiano, o viajante tem a oportunidade de se reconectar consigo mesmo, estimulando sua criatividade e clareza mental. “Essa pausa consciente não só melhora a produtividade e a performance profissional, mas também fortalece os relacionamentos, pois permite que a presença e a escuta ativa se tornem mais naturais. O Silent Travel, portanto, vai além do descanso: é um verdadeiro combustível para o bem-estar integral e para uma vida mais equilibrada e autêntica” finaliza Beatriz Oliveira.
Sobre Pervoy Turismo
A Pervoy Turismo é uma agência especializada em viagens personalizadas com 10 anos de atuação e que proporciona suporte integral em todas as etapas: antes, durante e após a jornada. Com pacotes nacionais e internacionais ajustados às preferências individuais, a Pervoy também oferece consultoria para clientes com roteiros próprios, auxiliando com dicas e suporte no destino. Seus maiores diferenciais são os grupos de meditação e de imersões, que promovem conexão profunda com a essência do local visitado, aliando viagem ao autoconhecimento.